Iniciar sessão ou registar-se
    • bit0
    • 5 março 2024 editado

     # 1

    Boa tarde.

    Tenho na minha casa vários tipos de focus embutidos que deixaram de funcionar. Em todos fiz testes com lâmpadas novas e também pegando na lâmpada que lá estava e testando noutro foco que funcionasse. Concluí que o problema não é das lâmpadas mas dos focus. Chamei um eletricista que me disse que não havia nada a fazer porque já não se fabricam destes focus.

    Agora queria saber se/como posso mudar isto.

    No Hall tenho estes 2 tipos de focus distintos. Queria saber se posso mudar isto para instalar um casquilho de um candeeiro comum. Se sim, o que tenho de mudar? Tenho de ligar quais fios?

    focus do hall teto falso e no próprio gesso.

    Focus na cozinha (são os que têm um fundo preto.
      Captura de ecrã 2024-03-05, às 16.57.20.png
      20240305_163830.jpg
      Captura de ecrã 2024-03-05, às 16.57.45.png
  1.  # 2

    Aqui vai o meu conselho. Se pergunta "Tenho de ligar quais fios?" arranje um electricista de jeito que o/a aconselhe, porque para o fazer vai ter de desligar o quadro elétrico e antes que se esqueça de o fazer e poder bater as botas assim fica mais descansado/a sendo um profissional a fazê-lo.
    • bit0
    • 5 março 2024

     # 3

    Colocado por: PedroMSAqui vai o meu conselho. Se pergunta "Tenho de ligar quais fios?" arranje um electricista de jeito que o/a aconselhe, porque para o fazer vai ter de desligar o quadro elétrico e antes que se esqueça de o fazer e poder bater as botas assim fica mais descansado/a sendo um profissional a fazê-lo.


    Onde está esse eletricista? Pergunto porque dos 2 que vieram aqui a casa nenhum soube/quis resolver o problema.
    Como nâo sou estúpida, quero tentar fazer eu, pois estou cansada de deitar dinheiro à rua.
    Cá em casa fui eu que instalei todos os candeeiros e máquinas. Segundo as instruções que vinham com os mesmos. Então vim pedir ajuda porque se me disserem que fios ligar, faço eu. E é óbvio que tenho de desligar o quadro. Apesar de ser suficiente desligar apenas a iluminação nestas divisões, costumo desligar o geral pois fico mais descansada.

    Não me leve a mal mas tenho tido imenso azar com que põe os pés nesta cada. Ou não sabem/querem resolver; ou resolvem de um lado e estragam de outro... ou pensam que sou parva e pedem-me 100 eur para aplicar ladrilhos o m2.
    Percebe? Estou saturada disso e para coisas simples não quero pagar a mais ninguém.

    Desculpem o desabafo.
    Concordam com este comentário: Iko
  2.  # 4

    Olá bit0, em primeiro lugar lamento a sua situação e em segundo dizer-lhe que teve azar com o comentário anterior que recebeu.

    Existem várias pessoas que auxiliam aqui no Forum na area da eletricidade e tenho a certeza absoluta que vai conseguir o apoio que precisa.

    Bem haja pela resiliência e força desse lado 🙌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bit0
  3.  # 5

    Se nenhum soube/quis resolver o problema então não são electricistas, são gajos que mudam lâmpadas.

    Disse que vários focos deixaram de funcionar, deixaram de funcionar todos ao mesmo tempo?
    Concordam com este comentário: marize
  4.  # 6

    E aproveito para perguntar há quanto tempo foram instalados esses focos led
  5.  # 7

    Onde estão os focos led?
    • bit0
    • 6 março 2024

     # 8

    Colocado por: PedroMSSe nenhum soube/quis resolver o problema então não são electricistas, são gajos que mudam lâmpadas.

    Disse que vários focos deixaram de funcionar, deixaram de funcionar todos ao mesmo tempo?
    Concordam com este comentário:marize


    Se não o são, não deviam ser pagos como tal. Mas é exatamente disso que me estou a queixar, há imensa incompetência na área da construção e nos serviços relacionados com canalizaçao, eletricidade etc. já me aconteceram tantas em 3 anos que já tenho medo de chamar alguém seja para o que for. É triste.

    Mas adiante. Eu não sei quando foram instalados. Desconfio que foi desde que construíram a casa em 2006. Só aqui estou há menos de 3 anos. Pouco tempo depois de ter mudado para cá, começaram a flhar 1 de cada vez mas nos primeiros meses.

    Varejote, alguns dos focuns estão embutidos no teto em alvernaria, outros em teto falso. Só tenho focus nos wc, cozinha e hall. Em todas as divisões, alguns deles deixaram de funcionar.

    Antes de deixarem de funcionar por completo, acendiam de forma intermitente (ora acendiam ora não). Agora já não acendem simplesmente.
    • bit0
    • 6 março 2024

     # 9

    Obrigada marize. Eu nunca tive problemas em gastar dinheiro desde que fosse para ficar bem servida. Mas nos últimos anos a vida ensinou-me que, a maioria das vezes, não adianta. E agora estou cansada. Até já pensei começar a aprender a fazer remodelações para não estar dependente de terceiros. E não é pelo dinheiro, é mesmo por medo que me arrejem mais problemas como têm feito. Fico triste, pago bem, trato bem as pessoas, e parece que ninguém tem brio nenhum no que fazem, e ainda estragam o que é nosso e ninguém se responsabiliza.
  6.  # 10

    Foto das lâmpadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  7.  # 11

    > Mas adiante. Eu não sei quando foram instalados. Desconfio que foi desde que construíram a casa em 2006. Só aqui estou há menos de 3 anos. Pouco tempo depois de ter mudado para cá, começaram a flhar 1 de cada vez mas nos primeiros meses.

    Eu diria que o que está a falhar é o driver mas infelizmente tem de ser você mesma a testar. Sinceramente não mudaria de LED para incandescente.
    O que eu faria no seu caso seria tentar encontrar um driver LED igual ou similar e instalar. A alternativa a comprar um driver para testar seria ir a um foco de luz que estivesse a funcionar, tirar o driver e colocá-lo no hall e ligar a luz para ver se acende. Só tem de imitar as ligações.

    O driver que tem é um Relco Sugar 60 RN1578 Dimmable. Isto já quase nem se encontra à venda. Quer dizer há uns no olx mas pouco mais que isso.

    A Mauser tem este https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=306-4949&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAxaCvBhBaEiwAvsLmWJEM82t6C4Sii76gGdFHzds8q_E6XaUdlK3FGtUwS2fToH434yvKsBoCnSYQAvD_BwE mas não é dimmable, se calhar tem outros que são dimmable e nem vi e nem sei se usa essa funcionalidade. Se procura dimmable pode ligar para lá e perguntar se têm driver/transformador equivalente ao Relco Sugar 60 RN1578 (dimmable) e creio que será mais rápido.

    De acordo com a Norma, o padrão de cores dos fios elétricos é:

    Fio neutro: azul claro.
    Fio fase: vermelho, preto ou marrom.
    Fio terra: verde ou verde e amarelo.

    Se adquirir um driver LED nas próprias instruções deve ter esquema de ligação. Se tiver alguma dúvida coloque aqui imagens do dito e a gente ajuda. Seja como for depois venha aqui dizer que se há uma nova electricista na sua zona ou não, ficamos sempre curiosos e é sempre bom saber as causas dos problemas. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, sognim
    • marize
    • 6 março 2024 editado

     # 12

    PedroMS muy bien! Estamos a um tirinho de orientar uma video chamada a explicar "in loco"! Bem haja pela boa vontade!

    bit0> imagino que esteja cansada por "n" outras coisas e o humor depois não perdoa!
    Mas vai ver que "with a litle help of forum friends", vai resolver esse e muitos outros desafios, desenvolvendo em si não só a resiliência, como capacidades que lhe vão ficar para a vida! Força desse lado!
  8.  # 13

    Já verificou se são os focos avariados ou os transformadores?
    • bit0
    • 6 março 2024

     # 14

    Colocado por: PedroMSA Mauser tem estehttps://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=306-4949&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAxaCvBhBaEiwAvsLmWJEM82t6C4Sii76gGdFHzds8q_E6XaUdlK3FGtUwS2fToH434yvKsBoCnSYQAvD_BwEmas não é dimmable, se calhar tem outros que são dimmable e nem vi e nem sei se usa essa funcionalidade. Se procura dimmable pode ligar para lá e perguntar se têm driver/transformador equivalente ao Relco Sugar 60 RN1578 (dimmable) e creio que será mais rápido.


    Obrigada pela ajuda PedroMS. Não me interessa que seja dimmable porque nem sequer tenho interruptor para tirar partido dessa funcionalidade. Mas eu preferia mesmo trocar por lâmpadas normais. Eu nunca gostei de focos embutidos. Gosto de candeeiros. Sou uma pessoa simples. E não iria colocar lâmpadas incandescentes. a ideia era trocar por casquilhos E27 e continuar a usar lâmpadas led, como tenho em toda a casa. Desaconselha por algum motivo em específico?
    • bit0
    • 6 março 2024

     # 15

    Colocado por: marizePedroMSmuy bien! Estamos a um tirinho de orientar uma video chamada a explicar "in loco"! Bem haja pela boa vontade!

    bit0> imagino que esteja cansada por "n" outras coisas e o humor depois não perdoa!
    Mas vai ver que "with a litle help of forum friends", vai resolver esse e muitos outros desafios, desenvolvendo em si não só a resiliência, como capacidades que lhe vão ficar para a vida! Força desse lado!


    Bem quero. Eu não sou uma pessoa com muito tempo livre. Adoraria poder pagar para me resolverem os problemas e pronto... Mas tenho medo. Neste preciso momento estou em vias de remodelar os WCs e uma cozinha e nem imagina o disparate de orçamento que recebi (o único que consegui receber até agora). Pediram-me 100Eur/m2 para aplicar azulejos! APLICAR! Não inclui o material. Eu penso que me tomaram por parva, só pode... Fico triste. Se eu tivesse tempo, era eu que aprendia a fazer as coisas. Sou desenrascada. Infelizmente não tenho, por isso, não sei quando conseguirei seguir com as obras aqui em casa e estou bastante triste com isso. Aliás, por azulejo ate conseguia ir fazendo, mas instalar uma base de duche já não é bem assim... Por isso.
    If the field is mandatory, I assume it should be set with a value. The field

    a mesma empresa que enviou cá os 2 "eletricistas" também enviou 2 senhores para instalarem uma máquina de lavar roupa e uma de secar. Como só havia uma saída de esgoto, tinha de ligar as duas lá. sabe quem é que acabou por ter de resolver o problema? Eu. Sim, porque os senhores não foram capazes de ligar as duas no mesmo esgoto. Foram embora e deixaram só a de lavar... Ai, tenho de abrir um tópico só com os meus azares para vocês se rirem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  9.  # 16

    Obrigada pela ajuda PedroMS. Não me interessa que seja dimmable porque nem sequer tenho interruptor para tirar partido dessa funcionalidade. Mas eu preferia mesmo trocar por lâmpadas normais. Eu nunca gostei de focos embutidos. Gosto de candeeiros. Sou uma pessoa simples. E não iria colocar lâmpadas incandescentes. a ideia era trocar por casquilhos E27 e continuar a usar lâmpadas led, como tenho em toda a casa. Desaconselha por algum motivo em específico?


    Se for lampada led não vejo qualquer diferença. Todos os leds têm transformadores, a diferença é que existem lâmpadas que já os têm embutidos.

    Se optar por ir para o casquilho este video ajuda na questão das ligações: https://www.youtube.com/watch?v=vuqO8KQ32TQ
  10.  # 17

    Colocado por: bit0guia ir fazendo, mas instalar uma base de duche já não é bem assim... Por isso.
    If the field is mandatory, I assume it should be set with a value. The field

    De que zona é?
    • bit0
    • 7 março 2024

     # 18

    Colocado por: paulos
    De que zona é?
    Sou de Leiria.
  11.  # 19

    Colocado por: bit0Sou de Leiria.


    Ia recomendar alguem para os WC que de certeza ficaria bem servida, mas está longe.
    • bit0
    • 7 março 2024

     # 20

    Colocado por: paulos

    Ia recomendar alguem para os WC que de certeza ficaria bem servida, mas está longe.


    Obrigada na mesma. Deve haver pouca gente da zona aqui no forum pois já abri tópico a pedir orçamento na categoria dos profissionais e ninguém respondeu. Neste momento, não sei o que fazer pois não tenho tempo para me dedicar a remodelações mas tmbém me recuso a ser roubada e enganada. Então as coisas vão ficando como estão.
 
0.0236 seg. NEW