Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite todos.

    Pedi dois a orçamentos para a instalação de VMC na minha moradia em reconstrução. Portanto, não tem projeto de especialidade, quero colocar por opção minha, e estou a confiar esse estudo para empresas instaladoras, assumindo que têm experiência no ramo.

    O motivo que me levou a criar este post não é o valor do orçamento, mas dois detalhes técnicos que diferem e me suscitam dúvidas. Por exemplo:

    Tenho um openspace (cozinha e sala juntos).
    - Uma empresa propõe um plenum de extração na zona da bancada da cozinha e um plenum para insuflação no canto oposto;
    - A outra propõe apenas insuflação no openspace (2 saidas devidamente distânciadas).


    Extensão das condutas
    Dado que ambas também tem sugestões diferentes quanto ao posicionamento da maquina, surge outra dúvida: qual o tamanho maximo recomendado para as condutas? Num dos cenarios, vai ultrapassa os 25/30 metros. Com duas ou três curvas... não sei se é excessivo para uma futura manutenção.

    Muito obrigado a todos.
  2.  # 2

    O ideal seria ver a planta marcada para perceber as soluções apresentadas.
  3.  # 3

    Colocado por: glorifiedgO ideal seria ver a planta marcada para perceber as soluções apresentadas.


    Eu gostava de partilhar... Teria gosto nisso.
    Mas para evitar mal entendidos, com respeito às respetivas empresas (não sei se estão nestes foruns e podem reconhecer o seu trabalho)... vou optar por não o fazer. :(

    Mas adianto que a diferença ou dúvida mais importante é mesmo o openspace (cozinha e sala... cerca de 30m2). Se deve apenas insuflar / ou ambos.

    A questao do posicionamento das maquinas, basicamente uma fica na sala tecnica (res chao) e outra no sótao habitavel dentro de um armário que vai existir e pode ser aproveitado para o efeito.

    Se for na sala tecnica, vai implicar 2 ou 3 condutas com mais de 25 metros, todas a subir por trás de um roupeiro no piso principal (casa tem rés chao - Piso principal - e sotao),
    No sótão habitável, tudo fica um pouco mais fácil. Mas pode haver a questao do ruido da maquina.
    • marize
    • 5 março 2024 editado

     # 4

    joaoreis> percebo zero de plantas, mas como profissional (em uma área diferente da de construção) discordo da sua opinião.

    O João não está a falar mal de nenhuma empresa, está a abrir brainstorming sobre algo que irá instalar na sua casa, pelo que não se deve sentir inibido de partilhar a sua planta!

    Profissionais também aprendem com profissionais (se se permitirem).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  4.  # 5

    Na minha sala/ cozinha, meti insuflação (na ponta oposta à extração) e extração (perto do fogão, mas não por cima) para fazer varrimento na direção do fogão e não dispersar cheiros e vapores para fora da zona de confeção.

    Neste caso usei 2 tubos de 90mm na extração e 2 tubos de 90mm na insuflação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  5.  # 6

    Colocado por: marizejoaoreis>percebo zero de plantas, mas como profissional (em uma área diferente da de construção) discordo da sua opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaoreis

    marize, tem todo o direito e razão em discordar. "Mania" minha de pensar mais nos outros do que em mim!

    Foi pedido para partilhar a planta com as soluções apresentadas. Eu podia colocar aqui print dos esquemas que me foram enviados em orçamento. Mas entendo que, por respeito aos fornecedores, e sem a sua autorização, não o devo fazer em fóruns públicos.

    Ao mesmo tempo, a minha dúvida principal resume-se a uma situação muito específica.
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 7

    Colocado por: RUIOLINa minha sala/ cozinha, meti insuflação (na ponta oposta à extração) e extração (perto do fogão, mas não por cima) para fazer varrimento na direção do fogão e não dispersar cheiros e vapores para fora da zona de confeção.

    Neste caso usei 2 tubos de 90mm na extração e 2 tubos de 90mm na insuflação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaoreis


    Obrigado, RUIOLI. Pensando bem, a questão do varrimento/cheiros, parece muito coerente.

    A titulo de curiosidade, pela sua experiência, não existe maior risco de acumulação de gorduras nas tubagens de extraçao da cozinha? Como se tem comportado a sua solução?
  7.  # 8

    Colocado por: joaoreisposicionamento das maquinas, basicamente uma fica na sala tecnica (res chao) e outra no sótao habitavel
    vai ter 2 máquinas separadas?
    Ou tem 2 distribuidores e uma só máquina?

    O ambiente deve sempre ser "varido" no sentido da zona limpa para a zona menos limpa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  8.  # 9

    Colocado por: jorgealvesvai ter 2 máquinas separadas?
    Ou tem 2 distribuidores e uma só máquina?

    O ambiente deve sempre ser "varido" no sentido da zona limpa para a zona menos limpa.


    Peço desculpa, jorgealves. Agora é que reparei que não fui muito claro na contextualização.

    Sim, será uma só uma maquina e 2 distribuidores (insulfaçao e extraçao).

    No fundo estava a comparar entre as duas propostas que recebi:
    - Uma no com maquina sotao habitável (condutas um pouco menores));
    - Outra opçao na sala tecnica do rés do chao... (que na divisão mais distante pode implicar 20 metros de conduta, podendo complicar manutenções/limpeza futura).

    A opçao de colocar na sala técnica é a minha favorita, por todos os motivos e mais alguns.
    Ainda que implique "subir" as condutas por dentro de uma parede
  9.  # 10

    Colocado por: joaoreis

    Obrigado, RUIOLI. Pensando bem, a questão do varrimento/cheiros, parece muito coerente.

    A titulo de curiosidade, pela sua experiência, não existe maior risco de acumulação de gorduras nas tubagens de extraçao da cozinha? Como se tem comportado a sua solução?


    Na grelha e boca de extração não noto gorduras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  10.  # 11

    Para ter uma ideia, o meu openspace tem cerca de 75m2. Tem 2 extrações na zona da cozinha e 4 insuflações na zona da sala de jantar/estar.
 
0.0169 seg. NEW