Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde malta,

    Gostava de ter a vossa opinião num problema que tenho em mãos. Já tenho a opinião do arquiteto e do empreiteiro, que fazem sentido, mas gostava de ter mais algumas opiniões.

    Vou construir uma moradia que tem piso subterrâneo (cave). Ao fazer as escavações, encontrei uma mina de água e fica a encher o buraco sempre até cerca de 80cm.

    Em termos de construção e impermeabilização, o que está projetado é a laje ser pousada no chão (não sei os termos técnicos), ter os drenos e respetivas telas no exterior. O meu único problema com isto é eu ter as bombas no futuro sempre a bombar água para o exterior.

    No entanto, gostava de saber se é mesmo necessário colocar drenos. Não seria plausível não colocar drenos, colocar na mesma as paredes em betão e respetivas telas e ficar assim? A água iria andar na terra mas laterais da cave e ficaria sempre assim. Ou isto poderia trazer problemas no futuro?
    Segundo arquitecto, os drenos são mesmo necessários porque sem eles e com a água sempre na parte de fora iria causar muita pressão nas paredes.


    Quem puder dar a sua opinião,
  2.  # 2

    Tem que fazer duas coisas em simultâneo: impermeabilizar e drenar.

    Tão importante como uma boa impermeabilização é garantir um escoamento rápido.
  3.  # 3

    Colocado por: pc ferreiraTem que fazer duas coisas em simultâneo: impermeabilizar e drenar.

    Tão importante como uma boa impermeabilização é garantir um escoamento rápido.


    Essa é a opinião que tenho recebido e é totalmente compreensível.
    O que gostava de entender melhor, é o porquê de não se puder fazer tipo piscina invertida.
    Da mesma maneira que uma piscina tem a água lá dentro e não sai, neste caso deixar a água do lado de fora, com boa impermeabilização e sem drenos.
  4.  # 4

    Desde que consiga impermeabilizar dos lados e em baixo totalmente não precisa dos drenos. É capaz e de não conseguir isso.

    Daí ter que fazer os drenos
  5.  # 5

    Colocado por: Andre309

    Essa é a opinião que tenho recebido e é totalmente compreensível.
    O que gostava de entender melhor, é o porquê de não se puder fazer tipo piscina invertida.
    Da mesma maneira que uma piscina tem a água lá dentro e não sai, neste caso deixar a água do lado de fora, com boa impermeabilização e sem drenos.


    Nao sai se for devidamente impermeabilizada.

    Porque deve drenar? porque até a melhor das melhores impermeabilizações (p. Ex foamglass + py 5,5 250) tem um tempo limite, e lembre-se que o nivel de água nao é sempre o mesmo.
  6.  # 6

    Colocado por: sergioemsDesde que consiga impermeabilizar dos lados e em baixo totalmente não precisa dos drenos. É capaz e de não conseguir isso.

    Daí ter que fazer os drenos


    Claro que consegue.
  7.  # 7

    Um sistema de drenagem não lhe deve custar mais de 200 a 300€.
    Não esqueça que deve é investir na impermeabilização. Está deve ser continua desde a base até às laterais
    • GMO
    • 6 março 2024

     # 8

    Boa noite

    Pode sempre utilizar o nosso aditivo Penetron Admix misturado no betão que lhe garante uma total impermeabilização.
  8.  # 9

    Colocado por: GMOBoa noite

    Pode sempre utilizar o nosso aditivo Penetron Admix misturado no betão que lhe garante uma total impermeabilização.

    Tá bem abelha ...
 
0.0141 seg. NEW