Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    Espero que estejam bem.

Preciso desesperadamente de ajuda sobre um tema algo complexo e peculiar:
    Há precisamente 2 anos comprei um apartamento no 3° andar que uma parte é ultimo andar (outra não é porque ha um em cima de mim, o 4° frente).
    Quando comprei a casa a mesma estava sem obras e sem pintura, mas nao havia restos de humidade ou infiltrações (porque nos anos anteriores não choveu quase nada). Vem o inverno de 2022 e choveu imenso - descobri uma infiltração grande na marquise e outra na sala (empena). Ai contactei o condominio, quase inexistente (gerido por uma moradora), convoquei uma reunião, fiquei administradora e obviamente aprovamos uma reparação do telhado. Este inverno percebemos que não resolveu e os senhores da obra dizem que o telhado está podre e é preciso um novo. Eis que o drama começa: percebi que o meu vizinho do lado e o 4frente se apropriaram de parte do telhado, sendo que o 4f até subiu parede do telhado para ficar com o pé direito mais alto.. ficou numa ata de uma reuniao (30 anos atrás) que estes senhores eram responsaveis pela reparaçao da parte do telhado que se apropriaram. No entanto, essa ata DESAPARECEU (foi arrancada) e eles não assumem a responsabilidade da sua parte, nem pagam mais do que a sua permilagem (que so contém a área da casa sem as divisoes que fizeram no telhado). Além disso também só pagam condominío correspondente à permilagem sem a área do telhado.
    Em reunião não chegamos a conclusão nenhuma, porque eles não pagam a sua parte e recusam-se a pagar um X mais correspondente à permilagem das divisoes do telhado. Ninguém do prédio aceita seguir com a obra sem que estes proprietários paguem, pelo menos, o correspondente à sua permilagem mais à permilagem das divisoes do telhado.

Sou admninistradora do condominio, chove-me em casa e não sei o que fazer para que estes senhores paguem o que lhes corresponde para a obra seguir.

O que me aconselham fazer?
  2.  # 2

Julgado de paz?? Denúnicas à Câmara Municipal?

Haverá de ser bonito justificarem onde têm autorização para o tal ampliação/apropriação... A partir daí pode ser que se comecem a mexer.
  3.  # 3

Colocado por: pedrodmsousaJulgado de paz?? Denúnicas à Câmara Municipal?

Haverá de ser bonito justificarem onde têm autorização para o tal ampliamento... A partir daí pode ser que se comecem a mexer.

Olá. Não há julgados de paz neste concelho. Tenho medo que a camara não faça nada e que em tribubal demore muito tempo...
  4.  # 4

Colocado por: problematelhado

Olá. Não há julgados de paz neste concelho. Tenho medo que a camara não faça nada e que em tribubal demore muito tempo...

Se a denúncia na câmara for feita de forma formal esta é obrigada a dar resposta.
    A resposta da câmara será que a ampliação tem que ser legalizada se isso for possível.
    Não sendo deve ser demolida e reposta a situação inicial do prédio
    • Iko
    • 6 março 2024

# 5

Só a ameaça de colocar a CM a par disso vai fazê-los mexer-se e bem, acredite.
    Duvido que isso esteja legal.
  5.  # 6

Colocado por: IkoSó a ameaça de colocar a CM a par disso vai fazê-los mexer-se e bem, acredite.
    Duvido que isso esteja legal.

Infelizmente já disse que faria denúncia na camara e em tribunal e disseram-me para então seguir em frente mesmo nao estando legal, eles próprios admitem
    O meu problema é também se fizer, deixarem de pagar ao condomínio e a execução for lenta. O sogro de um deles é advogado.. Enfim
    • size
    • 7 março 2024

# 7

Pelo menos, faça denuncia das obras ilegais que esse vizinho fez no vão do telhado, e no próprio telhado, para que ele não assobie para o lado e seja incomodado pela Câmara Municipal.

0.0132 seg. NEW