Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia Forúm,
    tenho uma moradia com paineis solares, e carro eletrico (um Zoe de primeira geração) e desde Janeiro que não consigo carregar o carro de noite apenas. Ou seja de manhã e tarde consigo de noite o carregador do Zoe ligado a uma tomada normal 220V dá erro. Inicilamente pensava ser algum tipo de configuração no carro e depois conseguir o acesso à aplicação e tudo mais, não é. Depois o erro poderia ser terra, ou seja a primeira geração de Zoe é muito picuinhas com o nível de terra. Mas falando com um eletricista o mesmo disse-me que 1º a EDP ao instalar os painéis deve ter medido, se fosse má certamente não instalavam, e segundo se fosse má não seria má de noite e boa de dia. Ok fiquei sem alternativas até que encontrei um vídeo de testes com múltimetro para validar outro possível erro o de voltagem baixa na tomada (continuava a não fazer sentido o dia e noite) mas pensei que os painéis de dia pudessem compensar alguma falta de voltagem de noite e dar o tal erro. Ao fazer várias medições ao longo do dia tive sempre os mesmo valores, 218 a 231 volts ou seja outro beco sem saída. Ao tentar ver mais vídeos vi um teste de controlo da voltagem no neutro, ou seja com o múltimetro nos 600V, neutro+fase = 220v (+-), fase+terra = 220 (+-) mas neutro+terra = 18V (+-) e deveria ser zero pelo que tenho lido. Mas estes 18V que variam entre 16V a 20V só acontece de noite, basicamente mal tenho alguma produção nos paineis acima de 10W essa voltagem baixa para 1V e mal sobe um pouco mais a produçaõ desaparece. Agora o que poderá estar a acontecer ? Algum micro-inversor com defeito que está a receber fase e a passar para o neutro ? Algum eletrodoméstico ? Como posso testar e tentar descobrir ? Uma informação adicional que mais ou menos desde que deixei de conseguir carregar existiu na rede local de energia um episódio de cortes gerais e retorno da energia umas 6 vezes em poucos minutos, e vários vizinhos relataram eletrodomêsticos estragados. Terá tido alguma influência ?
  2.  # 2

    Colocado por: Onurb_VFXDepois o erro poderia ser terra, ou seja a primeira geração de Zoe é muito picuinhas com o nível de terra. Mas falando com um eletricista o mesmo disse-me que 1º a EDP ao instalar os painéis deve ter medido, se fosse má certamente não instalavam, e segundo se fosse má não seria má de noite e boa de dia.
    Sendo ZOE de primeira geração, não descartava a questão da terra.
    As razões dadas pelo eletricista:
    - "a terra está ok, porque os instaladores da EDP teriam visto". Primeiro, não é a EDP que instala, subcontrata, segundo, duvido que façam algum teste (ligam à terra e siga) e terceiro, até podem ter feito tudo isso e a terra estar excelente do ponto de vista de uma instalação elétrica e até de instalação de painéis MAS para o ZOE, e principalmente os de primeira geração, ter um valor terra acima ao admitido pelo ZOE
    - "se a terra está má tanto faria de noite quer dia". Se durante o dia os painéis produzem, à noite repousam, logo aqui, tem equipamento com comportamento diferente. Há por aqui uma discussão de alguém a queixar-se que quando os painéis começam a produzir o disjuntor dispara...

    Solução:
    - sendo ZOE primeira geração, ir à Renault queixar-se da dificuldade de carregar em casa, eles atualizam uns parâmetros e o carro não fica tão sensível e pode resolver
    - pedir a um eletricista que reduza aínda mais o valor de terra, nem que seja apenas na tomada onde carrega o ZOE

    Este problema de carregar com os ZOEs de primeira geração é uma mal conhecido.
    Não quer dizer que tem uma má instalação, quer dizer é que o ZOE é mais exigente.
    Normalmente, o que acontece é carregar sem problemas com tempo humido e nos dias de calor não conseguir. O valor de terra varia consoante a terra onde estão as barras está seca ou humida...
  3.  # 3

    Aparentemente pode ser falha de terra no local de consumo ou falha de ligação do neutro a terra no posto de transformação.
 
0.0093 seg. NEW