Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Agradeço a vossa ajuda para o seguinte.

    Numa remodelação de uma casa, em uma das salas e dada a baixa altura ao teto, optei pela colocação de focos embutidos no pladur. Os focos (pontos de aplicação) estão em linhas paralelas. Eles distam entre si cerca de 60 cm e as linhas a mesma distância entre elas.
    Pergunto que tipo de foco me aconselham (casquilho e exemplo de modelo), sendo que serão ledes de 220v.

    Obrigado
    M.Alves
  2.  # 2

    Colocado por: Mário AlvesEles distam entre si cerca de 60 cm e as linhas a mesma distância entre elas.

    60cm entre pontos parece-me muito pouco, mesmo não sabendo o tamanho da divisão, calculo que terá muitos furos nesse teto.
    As características dos focos a aplicar irão depender de vários fatores, sendo um deles a altura do teto. Isso combinado com o numero total de pontos de luz, assim como a distância entre eles (já referida), irá determinar a escolha de lumens e angulo de abertura, entre outros, de forma a atingir um valor ideal de fluxo luminoso (lux) para esse espaço, que para uma sala deverá andar entre os 100 e os 250/300 lux, conforme seja iluminação geral ambiente ou iluminação local (zona de leitura, etc.).
    Concordam com este comentário: mafs4960
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mário Alves
  3.  # 3

    Colocado por: Mário AlvesEles distam entre si cerca de 60 cm e as linhas a mesma distância entre elas.

    uma malha de 60x60cm!?

    quem é que sugeriu tal "aberração", já tem os furos feitos? Isso é algum showroom de uma loja!?
    Meta aqui uma planta/ esquema com medidas da sala, incluindo as zonas de estar, portas, janelas etc. e informe qual é o pé direito.

    Aplique led GU10 240V, com angulo de abertura a definir e com lumens a definir e com temperatura de cor entre os 2700 a 4000k.
  4.  # 4

    • Iko
    • 9 março 2024

     # 5

    Acho que é das coisas que menos gosto de ver, é tectos falsos corridos a focos por todo o lado e já agora com luz fria. E como viver num hospital.

    Luz para mim sempre em tons quentes, e a criar ambientes. Luz para fazer algo so mesmo luz ambiente.
  5.  # 6

    Isso é luz a mais, vai parecer um estádio de futebol e quase que apostava que também lhe recomendaram luz branca.

    Devia ser feito um dimensionamento de acordo com o espaço e vivências da família.

    Led também recomendo de baixa tensão, são de maior fiabilidade.
    • paulos
    • 9 março 2024 editado

     # 7

    Colocado por: IkoAcho que é das coisas que menos gosto de ver, é tectos falsos corridos a focos por todo o lado e já agora com luz fria. E como viver num hospital.

    Luz para mim sempre em tons quentes, e a criar ambientes. Luz para fazer algo so mesmo luz ambiente.


    Agora a moda são aquelas lâmpadas led grandes com 1900k (mesma temperatura de cor das velas), gosto muito daquilo, cria um ambiente bastante acolhedor, para iluminação ambiente pois não dão grande luz.
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 8

    Colocado por: paulosAgora a moda são aquelas lâmpadas led grandes com 1900k (mesma temperatura de cor das velas), gosto muito daquilo, cria um ambiente bastante acolhedor, para iluminação ambiente pois não dão grande luz.

    São muito mazinhas, na sua generalidade, MUITO CARAS..Por acaso tenho uma no quarto, que evitamos acender, acaba pro ser decorativa- lumens insuficientes e péssimo índice de reprodução de cores.
    • Iko
    • 10 março 2024 editado

     # 9

    Epa gosto de casas com pés direitos altos, e de ver os candeeiros / luzes a cair do tecto. Fica mais giro, tem mais pinta e cria ambientes e zonas com facilidade.
  7.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    São muito mazinhas, na sua generalidade, MUITO CARAS..Por acaso tenho uma no quarto, que evitamos acender, acaba pro ser decorativa- lumens insuficientes e péssimo índice de reprodução de cores.

    O Ikea tem e27 a 5€ ou 6€, nada especial de valor comparando outras, a eglo tbm tem para esses valores etc.

    Por acaso gosto, cria um ambiente bastante acolhedor como luz pontual.
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 11

  9.  # 12

    Era 12€... Ainda bem que reduziram o valor para metade .

    140 lm... É pouco .. Depende das situações .
    Concordam com este comentário: paulos
 
0.0192 seg. NEW