Iniciar sessão ou registar-se
    • mica
    • 11 março 2024

     # 1

    Colocado por: Bragas VO princípio de funcionamento do PRH é definir uma temperatura no termoestato, e assim que está seja atingida, o sistema desliga esse circuito e volta a ligar quando a temperatura baixar do valor definido certo?

    certo, mas a temperatura da água de entrada pode ser definida de várias maneiras, fixa ou parametrizada conforme a temperatura exterior etc etc... e aí é onde se pode controlar os consumos
  1.  # 2

    Digo isto porque estive na casa de uma casal amigo que tem piso radiante, e verifiquei que o pavimento cerâmico não é assim tão melhor que o flutuante e a madeira e eventualmente o vinil.

    Reparei que nas divisões que o termostato tinha desligado por ter atingido a temperatura desejada, no cerâmico, o chão estava frio, o que acabava por ser mais desconfortável que nas divisões em madeira, uma vez que com o piso desligado, não era tão frio.


    Como posso medir os consumos? Depende da bomba ou será necessário uma coisa tipo Shelly??

    Obrigado
  2.  # 3

    Colocado por: Bragas VReparei que nas divisões que o termostato tinha desligado por ter atingido a temperatura desejada, no cerâmico, o chão estava frio, o que acabava por ser mais desconfortável que nas divisões em madeira, uma vez que com o piso desligado, não era tão frio.
    por causa disso é que é essencial definir a temperatura de ida por curva climatica

    O ideal era suprimir os termostatos de divisão sendddo a diferenciação efectuada exclusivamente pelo caudal e ajuste da curva, no entanto isto dá um bocado de trabalho afinar, na casa de um user aqui da barraca demorou quase 3 anos a chegar ao ponto de equilíbrio
  3.  # 4

    Colocado por: Bragas Vposso medir os consumos? Depende da bomba ou será necessário uma coisa tipo Shelly??
    o mais simples é um shelly, depois fazer as contas do SEER e do SCOP ja depende da bomba se calor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvespor causa disso é que é essencial definir a temperatura de ida por curva climatica

    O ideal era suprimir os termostatos de divisão sendddo a diferenciação efectuada exclusivamente pelo caudal e ajuste da curva, no entanto isto dá um bocado de trabalho afinar, na casa de um user aqui da barraca demorou quase 3 anos a chegar ao ponto de equilíbrio


    É chinês mas agradeço..


    Só falei porque temos a tendência de achar (eu pelo menos tinha, e já li por aqui) que o cerâmico resulta melhor com PRH. Fiquei com a sensação exatamente contrária. O cerâmico aquece sim mais depressa, mas também arrefece mais depressa, e é bem mais desconfortável.. e eu que tive para colocar a casa toda em cerâmico por causa do PRH.. acho que ia fazer mal..
    Concordam com este comentário: Cvera
  5.  # 6

    Colocado por: Bragas VO cerâmico aquece sim mais depressa, mas também arrefece mais depressa, e é bem mais desconfortável.. e eu que tive para colocar a casa toda em cerâmico por causa do PRH
    o que reefri na pratica faz com que os circuitos não desliguem e mantenham sempre uma circulação de agua quente permitindo diminuir os ciclos de "arrefecimento" do piso que obviamente se tornam desconfortáveis ao toque
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
    • mica
    • 12 março 2024

     # 7

    Colocado por: Bragas V

    É chinês mas agradeço..


    Só falei porque temos a tendência de achar (eu pelo menos tinha, e já li por aqui) que o cerâmico resulta melhor com PRH. Fiquei com a sensação exatamente contrária. O cerâmico aquece sim mais depressa, mas também arrefece mais depressa, e é bem mais desconfortável.. e eu que tive para colocar a casa toda em cerâmico por causa do PRH.. acho que ia fazer mal..

    Eu tenho vynil na casa toda inclusive nos wc's não poderia estar mais satisfeito,todos em casa andamos descalços sem meias.
    • mica
    • 12 março 2024

     # 8

    Colocado por: jorgealvespor causa disso é que é essencial definir a temperatura de ida por curva climatica

    O ideal era suprimir os termostatos de divisão sendddo a diferenciação efectuada exclusivamente pelo caudal e ajuste da curva, no entanto isto dá um bocado de trabalho afinar, na casa de um user aqui da barraca demorou quase 3 anos a chegar ao ponto de equilíbrio

    Não deve ser nada fácil afinar a temperatura em que todos os ocupantes da casa fiquem satisfeitos, nós somos 5 e tenho a temperaturas diferentes em várias divisões... dessa forma seria uma temperatura igual em todas as divisões
    Concordam com este comentário: Peper87
  6.  # 9

    Colocado por: Bragas VDigo isto porque estive na casa de uma casal amigo que tem piso radiante, e verifiquei que o pavimento cerâmico não é assim tão melhor que o flutuante e a madeira e eventualmente o vinil.

    Reparei que nas divisões que o termostato tinha desligado por ter atingido a temperatura desejada, no cerâmico, o chão estava frio, o que acabava por ser mais desconfortável que nas divisões em madeira, uma vez que com o piso desligado, não era tão frio.


    Como posso medir os consumos? Depende da bomba ou será necessário uma coisa tipo Shelly??

    Obrigado


    Sinceramente, eu tenho cerâmico em todo lado, nunca senti desconforto em andar descalço. Mesmo quando o circuito fecha por algum tempo nunca senti o chão gelado.. se preferia ter madeira? Sem dúvida.. mas €€ e flutuante ou vinilico nunca esteve na equação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
  7.  # 10

    Colocado por: Bragas V

    É chinês mas agradeço..


    Só falei porque temos a tendência de achar (eu pelo menos tinha, e já li por aqui) que o cerâmico resulta melhor com PRH. Fiquei com a sensação exatamente contrária. O cerâmico aquece sim mais depressa, mas também arrefece mais depressa, e é bem mais desconfortável.. e eu que tive para colocar a casa toda em cerâmico por causa do PRH.. acho que ia fazer mal..

    Esse problema pode advir do facto de a temperatura da água a circular no piso estar demasiado alta.

    Colocado por: mica
    Não deve ser nada fácil afinar a temperatura em que todos os ocupantes da casa fiquem satisfeitos, nós somos 5 e tenho a temperaturas diferentes em várias divisões... dessa forma seria uma temperatura igual em todas as divisões
    Concordam com este comentário:Peper87

    Sinceramente acho estranho isso, tem diferença de 2-3 graus nas divisões?
  8.  # 11

    Colocado por: DR19825MW anuais para aquecimento, e para arrefecimento anda por volta de quanto?

    Eu gosto 5MW para aqs e climatização.
    Portanto nós 5 MW já está aquecimento, arrefecimento e AQS
    • mica
    • 12 março 2024

     # 12

    Colocado por: rjmpires
    Esse problema pode advir do facto de a temperatura da água a circular no piso estar demasiado alta.


    Sinceramente acho estranho isso, tem diferença de 2-3 graus nas divisões?


    Na suite tenho um filho com 2 meses tenho com 22,5 °, No quarto do meu filho mais velho ele é um calor então do caraças tenho a 20° e já reclama do calor até dorme sem roupa na cama.e por aí fora.
  9.  # 13

    Colocado por: callinas
    Eu gosto 5MW para aqs e climatização.
    Portanto nós 5 MW já está aquecimento, arrefecimento e AQS
    está muito bom sendo assim.
  10.  # 14

    Colocado por: mica

    Na suite tenho um filho com 2 meses tenho com 22,5 °, No quarto do meu filho mais velho ele é um calor então do caraças tenho a 20° e já reclama do calor até dorme sem roupa na cama.e por aí fora.

    Continuo a achar uma situação estranha, mas não somos todos iguais.
    • mica
    • 12 março 2024

     # 15

    Colocado por: rjmpires
    Continuo a achar uma situação estranha, mas não somos todos iguais.


    cada 1 tem a sua panca, o meu filho mais velho toma banho água para mim é fria, também para mim não faz sentido ter os quartos á mesma temperatura que se tem Na sala e cozinha.Tenho wc's que para já não se usam devido aos miúdos serem pequenos, aí tenho a 20graus etc etc
  11.  # 16

    Colocado por: DR19825MW anuais para aquecimento, e para arrefecimento anda por volta de quanto?

    O ano passado correu favorávelmente bem, no mercado indexado. Passamos maioria do ano a pagar 40 euros de fatura.


    É só olhar para os consumos e fazer aí um ajuste no vazio e cheia que somados deveria dar 6 MW e não dá, multiplicar pela tarifa para ter uma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
      Screenshot_2024-03-12-20-26-16-503-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
  12.  # 17

    Colocado por: callinas
    O ano passado correu favorávelmente bem, no mercado indexado. Passamos maioria do ano a pagar 40 euros de fatura.


    É só olhar para os consumos e fazer aí um ajuste no vazio e cheia que somados deveria dar 6 MW e não dá, multiplicar pela tarifa para ter uma ideia.
      Screenshot_2024-03-12-20-26-16-503-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
    eu pago mais que isso por menos de metade da área climatizada, sem AQS e numa zona mais branda :)
  13.  # 18

    Quantos MW gasta de BC?
  14.  # 19

    Quantos MW gasta de BC?

    Colocado por: DR1982eu pago mais que isso por menos de metade da área climatizada, sem AQS e numa zona mais branda :)

    Não dá só 400 euros .
    Deve dar na ordem dos 800 euros
      Screenshot_2024-03-12-21-03-39-911-edit_com.android.chrome.jpg
  15.  # 20

    Colocado por: Peper87eu tenho cerâmico em todo lado, nunca senti desconforto em andar descalço

    eu tenho o mesmo grés porcelânico em toda a casa e não me arrependo... é uma casa de campo e sei que terá uma durabilidade superior. e no futuro pode levar com um vinil adesivo.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, rpmmsantos
 
0.0267 seg. NEW