Boas. Malta estou a pensar colocar painéis solares, e a minha moradia é geminada e virada a norte. No telhado o único local do telhado exposto a nascente/poente é onde estão colocados dois “painéis “ para as águas quentes. Será que funcionaria se os colocasse no jardim (riscado a verde)?
O tamanho dos paineis vai depender da potência ds mesmos (pode haver outros factores), por isso tem que definir uma das coisas primeiro. Normalmente vê-se a área disponível, e opta-se pelos paneis que couberem melhor.
Contacte um instalador para começar a receber algum feedback, e depois o pessoal por cá ajuda também.
Colocado por: jorgemlflorencioEsse telhado parece ter muito espaço ainda...
Assim a olho acho que consegue meter uns 4 virados a sul mais uns 4-5 virados a sul/poente, o que até lhe dará uma produção com um pico não muito grande, mas mais espalhada no tempo.
E uma questão de fazer umas simulações. Se tiver alguns conhecimentos pode fazer uma instalação aqui: https://www.opensolar.com/
Abre um projecto, escolhe os paineis e inversor que pretende e faz umas simulações. Se tiver dados reais de consumo por mês introduza também, para a simulação ser mais precisa.
Mas o primeiro ponto é perceber que potencia instalada precisa/pretende para o seu caso.
Quantos kW de FV precisa/ compensará? Qual +e a sua ideia. não basta dizxer que quero meter peineis... Depois de saber isto, consegue ter noção do espaço necessário face a dimensão e número de painéis.