Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Continuo a minha "empreitada" na renovação/modernização do meu apartamento e recorro, mais uma vez, à ajuda dos entendidos aqui do fórum! :)

    Vou começar a recolher orçamentos para a colocação de janelas PVC, mas tenho dúvidas em relação à janela da sala que se encontra como consta nas fotos em anexo.

    Ora, pretendo partir o bocado de parede que está por baixo da janela e por duas de igual dimensão, da caixa de estore até ao chão.

    A minha dúvida é: Como faço com as pedras mármores já existentes? Retiro a que se encontra na zona da porta e ponho outra corrida de parede a parede e depois assento a janela? Há outro material que se possa por em substituição da pedra mármore?

    Qual a melhor maneira para garantir a máxima eficiência da janela a colocar?

    Nota: A marquise é fechada.

    Cumprimentos,

    IMG-20230615-193709

    IMG-20240310-110654
  2.  # 2

    Up !

    Uma ajuda? Ideias?
  3.  # 3

    Vai fazer alguma coisa ao chão da sala e da varanda?
  4.  # 4

    Na minha opinião não deve pôr nova pedra. Esta servirá como uma ponte térmica entre uma 2 zonas que potencialmente têm diferenças térmicas.
  5.  # 5

    Boa tarde!

    Agradeço as respostas.

    Nao pretendo mexer no chão da sala e da varanda.

    Não pondo uma pedra nova, o que posso por para assentar a janela? Ou não é preciso por nada? Basta preencher com azulejos da varanda e assentar a janela? Cumprimentos
  6.  # 6

    Presumindo que será apenas para ser usada como janela e não vão de passagem, não necessita de soleira, faz o remate om azulejo e assenta a janela. Ainda para mais se é uma varanda fechada menos sentido faz ter a soleira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  7.  # 7

    janela

    Não precisa fazer nada, tem de pedir para remover essa antiga e colocar a nova.

    No meu ponto de vista não ganha muito em partir a parede até por provavelmente deve ser fachada do prédio.
  8.  # 8

    Se não vai fazer nada no chão da sala e da varanda quando retirar essa pedra vai ficar um vazio. Pelo que deve meter uma nova, de preferência 2 pedras com corte térmico
  9.  # 9

    Corte térmico para quê, a marquise está fechada.

    Prédio dos anos 70, mesmo que tivesse sem marquise, devia servir de muito.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, marize
  10.  # 10

    Sim, mas por descargo de consciência. Pôr não é mais caro, por isso porque não?
    Para além disso, a varanda é fechada, mas tipicamente são zonas de temperaturas diferentes, senão o user retirava esta porta e janela e ficava só com a caixilharia da varanda.
  11.  # 11

    Colocado por: LrLisboaSim, mas por descargo de consciência. Pôr não é mais caro, por isso porque não?
    Para além disso, a varanda é fechada, mas tipicamente são zonas de temperaturas diferentes, senão o user retirava esta porta e janela e ficava só com a caixilharia da varanda.


    Para isso colocava a caixilharia nova na marquise.
  12.  # 12

    Pois, mas não colocando custa alguma coisa fazer a separação das pedras interiores e exteriores?
  13.  # 13

    Pedra toda ao comprido para assentar a caixilharia e continuar o flutuante até bater no caixilho.
  14.  # 14

    Colocado por: rguerreiro79janela

    Não precisa fazer nada, tem de pedir para remover essa antiga e colocar a nova.

    No meu ponto de vista não ganha muito em partir a parede até por provavelmente deve ser fachada do prédio.


    É mais por questões estéticas.

    Prefiro ver/ter duas janelas de 2M de altura, de correr (sala não é assim tão grande) do que por uma porta e uma janela oscilobatente.

    Acha que não posso partir aquele bocado de parede?!


    Colocado por: LrLisboaSe não vai fazer nada no chão da sala e da varanda quando retirar essa pedra vai ficar um vazio. Pelo que deve meter uma nova, de preferência 2 pedras com corte térmico


    Claro que retirando a pedra, teria sempre de colocar azulejos nesse vazio..

    A minha dúvida é se há necessidade de colocar uma pedra toda ao comprido ou se a janela pode assentar diretamente no azulejo.

    Procuro é a melhor solução para não haver quebra de eficiência da janela.


    Colocado por: Varejote

    Para isso colocava a caixilharia nova na marquise.


    Cheguei a colocar essa hipótese, mas prefiro manter a divisão sala/varanda. Futuramente pretendo igualmente substituir a caixilharia da varanda.


    Colocado por: Pedro BarradasPedra toda ao comprido para assentar a caixilharia e continuar o flutuante até bater no caixilho.


    Acha que é a melhor solução que assentar diretamente no azulejo?

    Cumprimentos,
  15.  # 15

    Colocado por: 2fast4uFuturamente pretendo igualmente substituir a caixilharia da varanda.

    Se as janelas de dentro forem renovadas as de fora até se podem manter, a não ser que haja orçamento para isso tudo.





    Colocado por: 2fast4uPrefiro ver/ter duas janelas de 2M de altura, de correr (sala não é assim tão grande) do que por uma porta e uma janela oscilobatente.

    Acha que não posso partir aquele bocado de parede?!


    teoricamente aquele pedaço de parede deve ser fachada pois a varanda era aberta, mas não deve ir preso por causa disso. Eu não digo a ninguém.

    Se prefere a janela de correr a vantagem que vejo é a porta não abrir para dentro e ocupar espaço, de resto de uma solução para a outra os custos facilmente duplicam devido ao trabalho de pedreiro, pedra e mais área de janela.
  16.  # 16

    Colocado por: rguerreiro79
    Se as janelas de dentro forem renovadas as de fora até se podem manter, a não ser que haja orçamento para isso tudo.







    teoricamente aquele pedaço de parede deve ser fachada pois a varanda era aberta, mas não deve ir preso por causa disso. Eu não digo a ninguém.

    Se prefere a janela de correr a vantagem que vejo é a porta não abrir para dentro e ocupar espaço, de resto de uma solução para a outra os custos facilmente duplicam devido ao trabalho de pedreiro, pedra e mais área de janela.


    Boa tarde,

    A ideia será mesmo essa. Colocar janelas de correr para aproveitar o máximo de área possível da sala, que não é muito grande.

    A minha maior dúvida é mesmo a colocação ou não, de uma pedra corrida de parede a parede ou se tiro a existente, faço o remate com azulejo da varanda pra sala e assento a janela sobre os mesmos.

    Cumprimentos,
  17.  # 17

    só não percebo como é que com 2 janelas aproveita mais área, só metade é que dá para passar e outra parte do lado da sala fica impedido de colocar ali algo pois fica como circulação. Pode ser mais uma questão estética.

    O Arquiteto Pedro já lhe sugeriu o que parece ser a melhor opção (colocar pedra de soleira). Imagine que por algum motivo tem uma infiltração grave na varanda sempre é melhor ter uma pedra de soleira a fazer mais uma altura para o interior digo eu.
  18.  # 18

    Colocado por: rguerreiro79só não percebo como é que com 2 janelas aproveita mais área, só metade é que dá para passar e outra parte do lado da sala fica impedido de colocar ali algo pois fica como circulação. Pode ser mais uma questão estética.

    O Arquiteto Pedro já lhe sugeriu o que parece ser a melhor opção (colocar pedra de soleira). Imagine que por algum motivo tem uma infiltração grave na varanda sempre é melhor ter uma pedra de soleira a fazer mais uma altura para o interior digo eu.


    Boa noite,

    O aproveitamento é mesmo para não ter a porta e janela a abrir para dentro da sala.

    Além de que, com a janela aberta, esta fica no campo de visão quando se está sentado no sofá a ver TV, tornando-a inútil

    Em relação ao que diz em relação à colocação de pedra, faz sentido e nem tinha pensado nessa possibilidade.

    Pedra com corte térmico ou sem?

    Cumprimentos,
 
0.0187 seg. NEW