Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Alguém me sabe dizer, para ficar a contar, +/- os preços "de mercado" do Certificado enegético, certificado ITED, certificado de rede elétrica e certificado acústico para uma moradia.

    Obrigada
  2.  # 2

    Os meus valores no Algarve:

    CE + acústico 800€ (setembro/2023)
    Ited 180+iva (Agosto/2023)
    Cert. rede electrica 63.01€ (agosto/2023)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos, soniamcm
  3.  # 3

    Colocado por: CveraOs meus valores no Algarve:

    CE + acústico 800€ (setembro/2023)
    Ited 180+iva (Agosto/2023)
    Cert. rede electrica 63.01€ (agosto/2023)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rpmmsantos,soniamcm


    O CE + Cert. Acústico, são ambos num só?
    Ainda são bem caros.
  4.  # 4

    convem dizer onde é a obra.

    o energetico convem ser feito por quem certificou o projeto de Termica
  5.  # 5

    São separados mas como foi a mesma empresa a fazer os 2 não sei os valores em separado. Uma pequena fortuna. Quem fez foi a mesma engenheira que fez o pre-certificado.


    Colocado por: soniamcm

    O CE + Cert. Acústico, são ambos num só?
    Ainda são bem caros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: soniamcm
  6.  # 6

    O certificado acústico agora é obrigatório?

    Não bastava o termo de responsabilidade do engenheiro?
  7.  # 7

    Agora não sei com as novas leis mas em outubro tive que entregar na Câmara para a licença.

    Colocado por: Bragas VO certificado acústico agora é obrigatório?

    Não bastava o termo de responsabilidade do engenheiro?
  8.  # 8

    Colocado por: Bragas VO certificado acústico agora é obrigatório?

    Não bastava o termo de responsabilidade do engenheiro?


    A mim pediram-me para entregar na Camâra.
  9.  # 9

    Também tive de entregar projeto acústico mesmo, não só o termo de responsabilidade.
  10.  # 10

    Mas o certificado acústico, obriga aquelas medições com colunas e microfones e etc, certo?
  11.  # 11

    Colocado por: Bragas VMas o certificado acústico, obriga aquelas medições com colunas e microfones e etc, certo?

    certo
  12.  # 12

    Colocado por: CveraOs meus valores no Algarve:

    CE + acústico 800€ (setembro/2023)
    Ited 180+iva (Agosto/2023)
    Cert. rede electrica 63.01€ (agosto/2023)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rpmmsantos,soniamcm


    Desculpe cvera, o valor do ited corresponde ao quê? Não basta o termo de responsabilidade do instalador?

    Quanto à entrega na câmara, desde dia 4 de março que basta o termo do diretor tecnico/fiscalização e telas finais (se aplicavel). No entanto, nesse termo eles indicam que a obra foi executada segundo os projetos, leis e certificados. Por isso diria que continuam a ser obrigatórios.
  13.  # 13

    Colocado por: J0nasPst0las

    Desculpe cvera, o valor do ited corresponde ao quê? Não basta o termo de responsabilidade do instalador?

    Quanto à entrega na câmara, desde dia 4 de março que basta o termo do diretor tecnico/fiscalização e telas finais (se aplicavel). No entanto, nesse termo eles indicam que a obra foi executada segundo os projetos, leis e certificados. Por isso diria que continuam a ser obrigatórios.


    Em 2023 era necessário a certificação do ITED por uma empresa certificada. Neste momento já não sei quais são as obrigatoriedades.
  14.  # 14

    Colocado por: Cvera

    Em 2023 era necessário a certificação do ITED por uma empresa certificada. Neste momento já não sei quais são as obrigatoriedades.


    Há 14 anos que deixou de existir empresas certificadoras ITED.
  15.  # 15

    Colocado por: CveraEm 2023 era necessário a certificação do ITED por uma empresa certificada. Neste momento já não sei quais são as obrigatoriedades.


    No meu caso a rede ITED foi verificada por um Eng de Telecomunicações.
    Disseram-me inclusive que os valores medidos na rede ITED são colocados numa base de dados pública, provavelmente acessível às operadoras.
  16.  # 16

    Colocado por: Varejote

    Há 14 anos que deixou de existir empresas certificadoras ITED.


    Tenho o meu arquiteto a dizer que a nível de certificados, para além do energético e acústico necessito também deste. Tinha ficado com o entendimento que o termo do instalador serviria se não houvesse alterações ao projeto.

    Artigo 76.º
    Obrigações do instalador ITED
    1 - Constituem obrigações dos instaladores ITED:
    a) Manter atualizada a informação relativa ao seu título profissional, emitido pela ANACOM, nos casos aplicáveis;
    b) Empregar nas instalações apenas equipamentos e materiais que estejam em conformidade com os requisitos técnicos e legais aplicáveis;
    c) Instalar as infraestruturas de telecomunicações de acordo com o projeto e com as normas técnicas aplicáveis;
    d) Emitir termo de responsabilidade de execução da instalação;
    e) Submeter à ANACOM, ao dono da obra, ao diretor da obra, ao diretor de fiscalização da obra e ao proprietário ou à administração do edifício o termo de responsabilidade referido na alínea anterior, no prazo de 10 dias a contar da data da conclusão da instalação;
    f) Frequentar ação de formação contínua de atualização científica e técnica, em cada período de cinco anos, com duração correspondente a, pelo menos, 50 horas, em entidade formadora referida no artigo seguinte.
    2 - (Revogado.)
    3 - Compete à ANACOM aprovar o modelo de termo de responsabilidade a que se refere a alínea d) do n.º 1, bem como as condições da respetiva emissão.
    4 - A ligação das ITED às redes públicas de comunicações, ou a sua utilização para a prestação de serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público, só pode ser efetuada após a emissão do termo de responsabilidade de execução da instalação e a sua submissão à ANACOM.

    A certificação existe, mas é algo que se deve tratar antes do instalador emitir o termo de responsabilidade?

    Obrigado pela vossa ajuda e disponibilidade.
  17.  # 17

    Eu não disse que não havia certificados, disse que não havia empresas certificadoras, já acabaram há 14 anos.

    Algumas antigas empresas certificadoras fazem os ensaios para o instalador, que depois emite o termo de responsabilidade de execução.
  18.  # 18

    Pois, a minha confusão estava aí. Obrigado pelo esclarecimento.

    Isto leva-me então a um problema. (Digam-me por favor se devo abrir novo tópico)

    Tenho o eletricista que me fez a instalação elétrica e ITED, mas diz que passa termo apenas do elétrico e não para o ITED. Diz que tenho de ver com um eng. eletrotécnico. Parece-me haver aqui alguma desonestidade visto que afinal ele não tem habilitações para fazer o trabalho. Alguma sugestão de como descalçar esta bota?

    Obrigado.
  19.  # 19

    Obrigue o eletricista a passar o termo (ou arranjar quem o passe) uma vez que foi ele que fez o trabalho ou então denuncia-o às entidades competentes.

    Pedir a uma empresa que fabrique uma máquina e depois passar para para o comprador o dever de arranjar alguém que garanta o cumprimento da Diretiva Máquinas e a respetiva certificação é inconcebível.
  20.  # 20

    O eletricista pode não estar inscrito na ANACOM como instalador ITED, mas se apanhou o trabalho com instalação ITED para certificar, tem de arranjar alguém que se atravesse por ele.

    Existe projeto ITED, certo?
 
0.0189 seg. NEW