Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qualquer um que "domine" o Archicad pensa que faz bons projectos...
    • MDM
    • 13 março 2024

     # 2

    Quem é que não tem aquela prima que tirou arquitetura...
    Concordam com este comentário: FTavares
  2.  # 3

    Colocado por: MDMQuem é que não tem aquela prima que tirou arquitetura...


    ?
  3.  # 4

    Colocado por: Dr Alter EgoQualquer um que "domine" o Archicad pensa que faz bons projectos...


    ?
  4.  # 5

    Colocado por: j_santos24Cerca de 180m2 de área de implantação


    Olá, assim por alto diria que é bem mais que isso. Some as áreas uteis que vê na planta... só isso já dá os 180, faltam as paredes, a garagem, escadas, etc...

    Olhe, sem contexto é dificil de opiniar.
    Ainda assim, acho muito fraco.
    Emtão aquele segundo piso minha nossa...
    Portas pelas cabeceiras das camas... falta de hierarquia dos espaços, etc etc...
    Em baixo... que confusão de WCs... salas estranhas... quando chego a casa de carro, entro como em casa? Metade da lavandaria tem um pé direito mais baixo que uma pessoa... o quarto pequeno em baixo com vista pó interior do L, desde a cama...

    O WC da piscina é grande demais por comparação com o tanque...

    Disposição do mobiliário ambigua... sem grande lógica. Há quartos nem o roupeiro tem... distribuição dos espaços algo estranha. Quanto elementos tem a familia?
    Faltam eixos de organização da planta, parece tudo ao calhas?

    No geral falta proporção, ordem, hierarquia, critério, lógica.

    Contacte um Arquitecto. Não creio que este desenho venha de algum, mas de alguém que sabe brincar no computador.

    Mas caso se o que está aí é o que pediu, pouco há a fazer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 6

    Colocado por: N Miguel Oliveiraaquele segundo piso minha nossa...

    Mete Nossa , nisso!!!

    Colocado por: N Miguel Oliveiratudo ao calhas

    É mesmo um "bota pra lá"
  6.  # 7

    Não se aproveita nadinha como já foi dito.

    Aquele escritório com 15m² com uma mini mesa e uma única cadeira no meio. Existem salas de interrogatório da PJ mais acolhedoras que esse escritório.

    Nem 30 segundos perderam para compor aquilo, com uma estante, sofá, etc. Isto é desleixo e falta de interesse em cativar o cliente, mesmo em primeiras abordagens.

    E a cereja do topo do bolo: aquela abertura de porta para o interior da suite. Absolutamente delicioso a circulação do entrar e sair nesse espaço.
  7.  # 8

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá, assim por alto diria que é bem mais que isso. Some as áreas uteis que vê na planta... só isso já dá os 180, faltam as paredes, a garagem, escadas, etc...

    Olhe, sem contexto é dificil de opiniar.
    Ainda assim, acho muito fraco.
    Emtão aquele segundo piso minha nossa...
    Portas pelas cabeceiras das camas... falta de hierarquia dos espaços, etc etc...
    Em baixo... que confusão de WCs... salas estranhas... quando chego a casa de carro, entro como em casa? Metade da lavandaria tem um pé direito mais baixo que uma pessoa... o quarto pequeno em baixo com vista pó interior do L, desde a cama...

    O WC da piscina é grande demais por comparação com o tanque...

    Disposição do mobiliário ambigua... sem grande lógica. Há quartos nem o roupeiro tem... distribuição dos espaços algo estranha. Quanto elementos tem a familia?
    Faltam eixos de organização da planta, parece tudo ao calhas?

    No geral falta proporção, ordem, hierarquia, critério, lógica.

    Contacte um Arquitecto. Não creio que este desenho venha de algum, mas de alguém que sabe brincar no computador.


    Mas caso se o que está aí é o que pediu, pouco há a fazer.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Foi feito por um arquitecto que, aliás, faz parte dos vossos órgãos da Ordem...
    Concordo em absoluto com os reparos que fez.
    Seja como seja, não me preocupei muito com a disposição do mobiliário por estar em crer que tal podia ser feito posteriormente por alguém da área, ou seja, por um designer de interiores.
    O que sugere?
    Que contrate um novo arquitecto? Não queria estar a deitar mais dinheiro ao lixo.
  8.  # 9

    Colocado por: NostradamusNão se aproveita nadinha como já foi dito.

    Aquele escritório com 15m² com uma mini mesa e uma única cadeira no meio. Existem salas de interrogatório da PJ mais acolhedoras que esse escritório.

    Nem 30 segundos perderam para compor aquilo, com uma estante, sofá, etc. Isto é desleixo e falta de interesse em cativar o cliente, mesmo em primeiras abordagens.

    E a cereja do topo do bolo: aquela abertura de porta para o interior da suite. Absolutamente delicioso a circulação do entrar e sair nesse espaço.


    A questão da entrada na suite foi por nós de imediato falada, por ter saltado demais aos nossos olhos.
  9.  # 10

    Colocado por: j_santos24Seja como seja, não me preocupei muito com a disposição do mobiliário por estar em crer que tal podia ser feito posteriormente por alguém da área, ou seja, por um designer de interiores.

    A colocação (estudo) do mobiliário ainda no desenvolvimento da arquitetura permite fornecer uma leitura mais clara da organização possível para determinados espaços, o que determinará a sua utilização e consequente vivência de toda a casa. Mesmo que na prática o resultado final não seja rigorosamente igual, ajuda em grande medida a ter uma noção do real.
    Concordam com este comentário: j_santos24, powerPT
  10.  # 11

    Colocado por: Ruikode
    A colocação (estudo) do mobiliário ainda no desenvolvimento da arquitetura permite fornecer uma leitura mais clara da organização possível para determinados espaços, o que determinará a sua utilização e consequente vivência de toda a casa. Mesmo que na prática o resultado final não seja rigorosamente igual, ajuda em grande medida a ter uma noção do real.
    Concordam com este comentário:j_santos24


    Faz todo o sentido o que diz.
    Muito obrigado.
  11.  # 12

    Colocado por: j_santos24Foi feito por um arquitecto que, aliás, faz parte dos vossos órgãos da Ordem...
    Concordo em absoluto com os reparos que fez.
    Seja como seja, não me preocupei muito com a disposição do mobiliário por estar em crer que tal podia ser feito posteriormente por alguém da área, ou seja, por um designer de interiores.
    O que sugere?
    Que contrate um novo arquitecto? Não queria estar a deitar mais dinheiro ao lixo.


    independentemente de ser arquitecto, o que manda aqui, no meu entendimento, é o valor pago pelo trabalho.

    Se pagou por um trabalho individualizado a um arquitecto que lhe permita desenvolver o seu trabalho ou se pagou por um trabalho genérico, em que o arquitecto não tem muita margem para trabahar e apresenta uma solução padrão.

    por exemplo, como projectos de arquitectura e especialidades a 2500€, como se vê em muitos sitios, mesmo um arquitecto, não pode perder muito tempo a pensar na arquitectura.

    agora se pagou 10k a um arquitecto e ele está a apresentar esses desenhos, então sim, tem ai um belo problemas pelas mãos e é melhor trocar já de arquitecto.

    se pagou o preço padrão, fale com ele, diga-lhe o que não gostou, que ele refaz o desenho.

    queria ainda realçar, que mesmo pagando um preço padrão, tem ai uns quantos erros nesse projecto que só envergonham o arquitecto que os desenhou.
  12.  # 13

    Concordando com parte dos comentários, perante estas plantas é difícil perceber o que pretende, ou seja quais as suas necessidades?
    Tem necessidade de fazer 2 Pisos acima do solo?
    Quantas pessoas vão viver na moradia habitualmente?
    Muitas moradias têm 5 ou mais quartos e depois só se utiliza 2, constroem-se em excesso.
    As Moradias não devem ser feitas com excesso de quartos a contar com muitas visitas e que filhos vão lá viver a vida toda, por exemplo, se são crianças e posteriormente jovens adultos, projeta-se quartos normais, até concordo que seja suítes, mas simples...
    Já que o terreno parece ter medidas generosas, eu preferia fazer cave em toda a área de implantação para garagem, criava zona para arrumos e sala de cinema/jogos, também dá para deixar os equipamentos, bomba de calor, baterias, etc...
    Assim teria menos construção á superfície.
    Só em IMI somado todas as áreas uteis, será um jackpot para os cofres do estado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j_santos24
  13.  # 14

    Colocado por: FTavaresConcordando com parte dos comentários, perante estas plantas é difícil perceber o que pretende, ou seja quais as suas necessidades?
    Tem necessidade de fazer 2 Pisos acima do solo?
    Quantas pessoas vão viver na moradia habitualmente?
    Muitas moradias têm 5 ou mais quartos e depois só se utiliza 2, constroem-se em excesso.
    As Moradias não devem ser feitas com excesso de quartos a contar com muitas visitas e que filhos vão lá viver a vida toda, por exemplo, se são crianças e posteriormente jovens adultos, projeta-se quartos normais, até concordo que seja suítes, mas simples...
    Já que o terreno parece ter medidas generosas, eu preferia fazer cave em toda a área de implantação para garagem, criava zona para arrumos e sala de cinema/jogos, também dá para deixar os equipamentos, bomba de calor, baterias, etc...
    Assim teria menos construção á superfície.
    Só em IMI somado todas as áreas uteis, será um jackpot para os cofres do estado.


    4 pessoas.
    Pensámos nisso, mas sendo o terreno plano e quase não necessitando que se lhe mexa pensamos que não compensaria.
    O piso superior não terá uma área igual à inferior.
  14.  # 15

    Colocado por: pauloagsantos

    independentemente de ser arquitecto, o que manda aqui, no meu entendimento, é o valor pago pelo trabalho.

    Se pagou por um trabalho individualizado a um arquitecto que lhe permita desenvolver o seu trabalho ou se pagou por um trabalho genérico, em que o arquitecto não tem muita margem para trabahar e apresenta uma solução padrão.

    por exemplo, como projectos de arquitectura e especialidades a 2500€, como se vê em muitos sitios, mesmo um arquitecto, não pode perder muito tempo a pensar na arquitectura.

    agora se pagou 10k a um arquitecto e ele está a apresentar esses desenhos, então sim, tem ai um belo problemas pelas mãos e é melhor trocar já de arquitecto.

    se pagou o preço padrão, fale com ele, diga-lhe o que não gostou, que ele refaz o desenho.

    queria ainda realçar, que mesmo pagando um preço padrão, tem ai uns quantos erros nesse projecto que só envergonham o arquitecto que os desenhou.




    Colocado por: pauloagsantos

    independentemente de ser arquitecto, o que manda aqui, no meu entendimento, é o valor pago pelo trabalho.

    Se pagou por um trabalho individualizado a um arquitecto que lhe permita desenvolver o seu trabalho ou se pagou por um trabalho genérico, em que o arquitecto não tem muita margem para trabahar e apresenta uma solução padrão.

    por exemplo, como projectos de arquitectura e especialidades a 2500€, como se vê em muitos sitios, mesmo um arquitecto, não pode perder muito tempo a pensar na arquitectura.

    agora se pagou 10k a um arquitecto e ele está a apresentar esses desenhos, então sim, tem ai um belo problemas pelas mãos e é melhor trocar já de arquitecto.

    se pagou o preço padrão, fale com ele, diga-lhe o que não gostou, que ele refaz o desenho.

    queria ainda realçar, que mesmo pagando um preço padrão, tem ai uns quantos erros nesse projecto que só envergonham o arquitecto que os desenhou.


    Trocar de arquiteto e ficar a arder...
  15.  # 16

    Colocado por: j_santos24Trocar de arquiteto e ficar a arder...
    "ninharia" comparando com os 500 000€+ que ali estão!...
  16.  # 17

    Colocado por: gil.alves
    1. "ninharia" comparando com os 500 000€+ que ali estão!...

    Isto sim é dinheiro deitado ao lixo
    Gasta para cima de 500K na construção deste desenho (sim isto não é um projeto) é uma grande asneira
  17.  # 18

    Julgo que nesta situação devia fazer uma lista do que não gostou e passava todas as ideias do que pretendia e dos gostos "pessoais", logo solicitava outra versão.
    Enquanto a planta/esboço das áreas não for aceite pelo cliente, considero que o Arquitecto deve rever todos os pontos de acordo com o que o cliente pretende e só depois dessa fase é que o projecto devia evoluir para outras fases.
    Recentemente contratei um Arquitecto e até eu aprovar o esboço com a definição das áreas, foi necessário efectuar várias versões depois de muitas alterações que solicitei, claro retirei-lhe alguma liberdade, mas assim a versão final foi ao encontro das minhas necessidades e gostos, cumprindo também as boas práticas e normativos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j_santos24
  18.  # 19

    Colocado por: j_santos24Foi feito por um arquitecto que, aliás, faz parte dos vossos órgãos da Ordem...
    Concordo em absoluto com os reparos que fez.
    Seja como seja, não me preocupei muito com a disposição do mobiliário por estar em crer que tal podia ser feito posteriormente por alguém da área, ou seja, por um designer de interiores.
    O que sugere?
    Que contrate um novo arquitecto? Não queria estar a deitar mais dinheiro ao lixo.



    Sinceramente não sei o que deva fazer.
    Acho que o mobiliário surge em simultâneo que as paredes, as portas, as janelas, as vistas, o ruído, a orientação solar, etc. São precisos espaços estáticos, opacos, zonas de repouso, de sossego, espaço onde coloca um aparador, um quadro, um espelho, um ecrã... os reflexos causados, a incidência da luz natural, a proteção contra intrusão, detalhes relacionados com a privacidade, com a interação interior/exterior, etc. O Feng Shui da coisa. Quem constrói de raíz, ainda por cima numa casa de 4 frentes, merecia muito mais.

    Aliás, talvez seja boa ideia começar pelo orçamento, antes de deixar avançar demasiado.

    O designer de interiores não chega depois para decidir que a janela ficava melhor aqui ou ali em função dos móveis... o designer de interiores depois vai muito mais condicionado, porque o Arquitecto não teve 2min para pensar as coisas com o mínimo de lógica. A meu ver, puxe por ele, se vier com um resultado do mesmo nivel, ponha-lhe os patins. Isto não tem jeito nenhum.

    Faz parte da Ordem? Que grande exemplo :)
    Veja lá bem como andamos...

    Quanto ao perder dinheiro... depende. Não sabemos como você lidou com a situação, o que pediu, como o condicionou, etc. Informação é poder. Tampouco sabemos o que já pagou, mas até diria que é um valor irrisório face ao que irá gastar na obra. Ao gastar e gastar, gaste em algo com o mínimo de lógica.

    Se é Arq. da Ordem, e praticar o que a Ordem diz, de cobrar 10% do valor da obra, então está tramado. Nem tanto pelos 10%, mas pelos valentes €€€ que essa casa iria custar depois do projecto.
 
0.0224 seg. NEW