Estou a preparar o pedido de orçamentos para a manutenção da minha casa. A casa é de 2016 e ainda não teve qualquer tipo de manutenção exterior, pretendo: Pintura com boa tinta com efeito de boa impermeabilização, lavagem de telhado, colocar rufos nos meios fios da casa e anexos e impermeabilizar zona de azulejos da fachada. Questões:
1) A casa foi pintada em 2016 com tinta membrana. Parece-me que as propriedades da tinta já se perderam até porque deve ter tido muita diluição em água. Depois da lavagem a alta pressão pode-se aplicar outro tipo de tinta ou terá sempre de ser membrana? Estava a pensar na aquarepel da robialac ou produto semelhante da barbot ou cin. Qual aconselham?
2) Vou lavar o telhado, e estou na dúvida de aplicar produto impermeabilizante. Tenho ouvido que o impermeabilizante pode condicionar as propriedades da telha e fazer condensações, é verdade?
3) Os rufos devem ser aplicados após a pintura ou podem ser aplicados antes? Tem de levar algum produto para evitar condensações? Estou a pensar em zinco, sendo na zona litoria próxima da água;
4) Passar produto de impermeabilização nos azulejos da fachada, sim ou não? Também tenho ouvido opiniões contraditórias.
1-Uma moradia pintada á menos de 10 anos com membrana.... Só com avaliação no local de um técnico para ter certezas. Uma vez membrana, deve seguir com membrana. Tem fissuras? A capa está bem agarrada? Não tem bolhas, bossas com agua? O custo de membrana é superior ao de uma boa acrílica, apesar de mais barata em lata, tem muito menos rendimento. Se a mesma já nao estiver activa, existem esquemas alternativos, mas só um técnico poderá informar adequadamente. Peça apoio á marca que escolher, não costumam ter custos associados. No caso da Cin sei que não, penso que a Robbialac e outras tambem não.
2- O mais comum-Após a aplicação do Limpa Telhados, a superfície pode ficar escorregadia pelo que devem ser tomadas as devidas precauções de modo a evitar acidentes.Lavagem intensiva, jacto de água alta pressão ou escovagem profunda do suporte a hidrofugar. Remoção de películas não aderentes com raspagem. Caso necessária aplicação de Descontaminante sem diluir em zonas afetadas com fungos e deixar atuar os compósitos 24 h (mínimo) escovar. Aplicar: 1 demãos de Hidrofugante até á saturação do suporte evitando excessos de camada de produto e, escorrências sobre zonas já tratadas.
3-Os meus rufos, aquela chapa quinada na platibanda do telhado, aquando a recuperação da casa, foi colocada depois de tratar o telhado, acho que depois de terminar o capoto.
4-Os azulejos são porosos? Se sim, pode hidrofugar ou até envernizar com um produto acrílico próprio para betão, viroc e pedras. Mas só se for poroso. Se for vidrado...não conheço produtos que nao alterem a cor.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Supporter