Iniciar sessão ou registar-se
    • Eilu
    • 13 março 2024

     # 1

    Boa noite a todos.

    Estou com uma situação no meu prédio que é a seguinte: eu moro num R/C então o meu apartamento fica por cima da garagem. No ano passado começou a aparecer um problema de fuga de água (a pingar) no tecto da garagem. Eu enviei a informação para o condomínio na altura pois tinha chamado um picheleiro que achou que não seria do meu apartamento. O condomínio não respondeu sequer ao meu e-mail.

    Este ano o problema voltou a aparecer e os vizinhos estão a pressionar o condomínio para que eu resolva o problema porque acham que o problema é do meu apartamento. Hoje o condomínio enviou lá uma pessoa (eu não estive presente) que constatou que não seria problema de fuga de água mas poderia ser de algum tubo de esgoto do meu apartamento.

    A minha pergunta é - como é que alguém chega a essa conclusão sem fazer uma pesquisa destrutiva? E aqui quem tem de agir para fazer a peritagem - o condomínio ou eu?


    Agradeço a atenção.
    • size
    • 13 março 2024

     # 2

    É possível despistar a infiltração da canalização de água limpa, ou da canalização do esgoto. Basta que durante determinado período de tempo se vigie o contador com as torneiras fechadas. Se os numeros do contador (mínimos) não se alterarem não haverá fuga.

    O que existe no seu apartamento na zona onde pinga na garagem ? Casa de banho ou cozinha ?
    O que ocorreu para que a infiltração do ano passado tenha desaparecido, voltando agora ?
  1.  # 3

    Não tem seguro? Comunica ao seguro, vai lá o perito, depois logo dará o seu parecer.
    Qual é o problema, mesmo.
    • Eilu
    • 13 março 2024

     # 4

    Existe uma cozinha por cima da zona onde pinga.

    O ano passado não se fez nada, a infiltração simplesmente parou. Eu até presumi que pudesse ser da chuva devido a algum problema na fachada ou assim, mas não deve ser o caso.
      Screenshot_2024-03-13-21-29-56-516_com.miui.gallery.jpg
  2.  # 5

    Faça participação ao seu seguro, caso venham a verificar que não é algo realmente do seu apartamento e sua responsabilidade, o condomínio é que tem responsabilidade de mandar fazer as pesquisas necessárias e posteriormente fazer a reparação do problema e repor o seu apartamento conforme estava.
    • size
    • 14 março 2024 editado

     # 6

    Comece por testar a estanquidade da canalização da água limpa, através da leitura do contador. Feche muito bem todas as torneiras durante uma noite, controlando as leituras no inicio e no fim.
    Se nada acontecer, restará ponderar sobre a canalização do esgoto, recorrendo ao teste com o despejo de água colorido com pó apropriado para tal efeito.

    Sabe se nessa zona passam canalizações do condomínio ?
    • size
    • 14 março 2024 editado

     # 7

    .
 
0.0123 seg. NEW