Iniciar sessão ou registar-se
    • Yana
    • 14 março 2024

# 1

Bom dia, preciso dos vossos préstimos na seguinte questão
    Detenho por herança e respetiva habilitação de herdeiros, metade de um imóvel, a outra metade é divida entre dois sobrinhos, filhos do meu falecido irmão. Este imóvel é composto por duas casas pequenas mas pegadas com entradas independentes e inseridas num terreno. Desde á 20 anos que moro de forma permanente numa das casas, até antes da partilha, pois não tenho outra casa e a minha mãe deixou-me lá viver. Os meus sobrinhos sempre puderam utilizar todo o espaço e por privacidade utilizavam a casa que estava tacitamente destinada a eles, mas eles só utilizam muito pontualmente pois para eles é 2ª habitação. Sou eu que faço a manutenção dos espaços, porque sou eu que usufruo, apesar deles poderem usufruir quando querem, pagamos IMI conjuntamente.
    Agora eles querem vender, eu não tenho dinheiro para comprar a parte deles, tenho 70 anos e uma parca reforma.
    Eles podem obrigar-me a vender? Podem obrigar-me a sair da casa? A minha parte da venda sei de certeza que não vai dar para comprar outra casa.
    Obrigada
  1.  # 2

Colocado por: YanaEles podem obrigar-me a vender?

num caso limite sim, podem. Podem entrar em tribunal com uma acção de divisão de coisa comum.

eu explorava a possibilidade de separar esse imovel em dois, já que são duas casas com entradas separadas. Você ficava com uma casa e os seus sobrinhos vendiam a outra.
    • size
    • 14 março 2024

# 3

Sendo um imóvel em herança indivisa, os herdeiros terão que obterem acordo para partilhas.
    Se não surgir esse acordo, qualquer dos herdeiros tem legitimidade para requerer, através do Tribunal, a divisão da coisa comum. que pode culminar na venda do imóvel em hasta pública.
  2.  # 4

Colocado por: YanaEste imóvel é composto por duas casas pequenas mas pegadas com entradas independentes e inseridas num terreno

Está em propriedade Total com divisões passíveis de utilização independente?
    Já tem contadores de luz e água separados, para as duas casas?
    • Yana
    • 14 março 2024 editado

# 5

Colocado por: Palhava

Está em propriedade Total com divisões passíveis de utilização independente?
    Já tem contadores de luz e água separados, para as duas casas?

Está em Prédio em propriedade total sem andares nem Divisões suscetíveis de Utilização Independente.
    mas sei que se pode mudar junto das finanças, não tem contadores separados, e o que há está no meu nome

0.0111 seg. NEW