Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Já coloquei esta questão noutro forum aqui ao lado mas vou por aqui também pois também há cá pessoas com conhecimento sobre isto e até pode vir a ser útil a outros membros daqui :)

    Venho pedir a vossa ajuda para o seguinte:
    Vivo num prédio e uma vizinha quer arranjar forma de carregar um carro elétrico que vai adquirir. Como é um tema com que eu nunca tive de lidar, gostava de ver com vocês quais são as diferentes hipóteses para o fazer e respetivas vantagens/desvantagens.

    1- Fazer uma puxada do apartamento dela e colocar uma tomada green-up na garagem dela.
    Fica limitada à potência contratada que tem no apartamento e pode mandar-lhe a luz abaixo se não for suficiente, certo? Apesar de ser uma tomada schuko, devido ao comprimento pode ser necessário condutores com dimensão maior que 2.5mm2 e nem caber na tubagem existente. No caso de querer aumentar a potência contratada, teria que ser feito um projeto elétrico do prédio e respetiva instalação e certificação?

    2 - Instalação de uma wallbox ligada ao apartamento dela
    Impõem-se as mesma limitações do ponto 1?

    3 - Instalação de uma wallbox ligada diretamente ao quadro geral do prédio. É possível? Isto obriga necessariamente a um pedido de aumento de potência do prédio, projeto elétrico e certificação não é? Se fosse por este caminho, como se separaria a despesa da luz do condomínio desta wallbox?

    Como fariam?

    Desde já o meu obrigado pela vossa ajuda!
  2.  # 2

    Diga à vizinha para não pôr o carro à frente dos bois.

    Só comprar se a questão do fornecimento de energia for sanada.
  3.  # 3

    Colocado por: Alexandre SilvaDiga à vizinha para não pôr o carro à frente dos bois.

    Só comprar se a questão do fornecimento de energia for sanada.


    Percebo mas não é essa a questão. Até pode ser uma viatura atribuída pela empresa ou assim...não sei.
    A questão é, como ou qual a melhor forma para o fazer.
  4.  # 4

    1 e 2, são iguais. A wallbox não é mais do que o equipamento que normalmente se liga na shucko, dentro de uma caixa de parede.
    É a melhor opção sem dúvida, mas num prédio é dificílimo de implementar. Não é só os fios caberem na tubagem existente, é sequer tirar os fios que lá estão. Na minha garagem (que felizmente já tinha quadro parcial ligado ao apartamento com fios de boa secção) tentei trocar uns fios numa tubagem que não tem mais de 5-6m e os fios antigos *nem se mexeram*. Ao fim de 20 anos os fios passaram a fazer parte da canalização 😁
    É o ideal, mas é muito difícil de implementar à posteriori. A questão do aumento de potência em princípio não é um problema. Basta regular para não carregar com mais potência do que tem disponível.

    3 - A legislação atual é meio omissa, mas a instalação de uma wallbox ligada ao QSC só pode ser negada por motivos técnicos ou arquitetónicos. É possível instalar um contador e acertar contas com o condomínio (pagar a energia consumida) ou instalar um posto ligado à Mobi.e (chama-se DPC) que, automaticamente, deduz da fatura do prédio os gastos com os carregamentos. Em qualquer dos casos, aumentos de potência (se necessário), instalação e outros requisitos são da responsabilidade do condómino.
  5.  # 5

    Olá Bruno obrigado pela ajuda!

    Colocado por: Bruno.Alves1 e 2, são iguais. A wallbox não é mais do que o equipamento que normalmente se liga na shucko


    Não será bem igual porque a schuko está limitada a 16A na melhor das hipóteses uma wallbox pode ter uma potência superior a isso. Ou estou enganado?

    Colocado por: Bruno.AlvesA questão do aumento de potência em princípio não é um problema. Basta regular para não carregar com mais potência do que tem disponível.


    O carregador faz uma gestão inteligente? Vamos supor que o apartamento tem uma potência contratada de 6,9kVA (não sei se tem ou não...é só um exemplo). Se configurar o carro para carregar a esses 6,9 e depois no apartamento ligar uma maquina de lavar ou AC ou outra coisa qualquer, o carro reduz a potência de carregamento para manter o total com no máximo os 6,9KVA configurados?

    Colocado por: Bruno.AlvesÉ possível instalar um contador e acertar contas com o condomínio (pagar a energia consumida)

    Aqui tinha de haver um acordo entre ela e o condomínio em que ela mandaria as contagens para pagar a parte dela ao tarifário que o condomínio tivesse. É isso não é? E pode um apartamento ter 2 contadores associados?? Como se pede isso?

    Colocado por: Bruno.Alvesou instalar um posto ligado à Mobi.e (chama-se DPC)

    Sabe-me dizer como é feito o pagamento dos consumos neste caso? Tem um tarifário próprio ou seria o mesmo da habitação?

    Colocado por: Bruno.AlvesEm qualquer dos casos, aumentos de potência (se necessário)


    Na opção 3 não será sempre necessário um aumento de potência? Os QSC supostamente estão dimensionados para suportar as pma dos apartamentos + areas comuns não é?
  6.  # 6

    Colocado por: elfo106O carregador faz uma gestão inteligente? Vamos supor que o apartamento tem uma potência contratada de 6,9kVA (não sei se tem ou não...é só um exemplo). Se configurar o carro para carregar a esses 6,9 e depois no apartamento ligar uma maquina de lavar ou AC ou outra coisa qualquer, o carro reduz a potência de carregamento para manter o total com no máximo os 6,9KVA configurados?




    Vai depender do carregador. Muitos têm gestão dinamica da carga. O carregador vai precisar de saber o consumo da casa, com uma pinça (CT) no quadro principal. Em alguns modelos isso pode implicar mais um cabo entre a pinça e o carregador, noutros uma ligação WiFi a um shelly ou algo assim.
  7.  # 7

    Colocado por: elfo106Não será bem igual porque a schuko está limitada a 16A na melhor das hipóteses uma wallbox pode ter uma potência superior a isso. Ou estou enganado?

    É verdade, mas o facto de *poder* ter uma potência superior não quer dizer que *tenha* de usar uma potência superior. Para a generalidade dos casos (a menos que se façam mesmo muitos km por dia) carregar a 10A é suficiente e pouco ou nada influencia a disponibilidade de eletricidade em casa.
    Há quem carregue 2 VE com 6,9kVA ou até menos. Não custa nada :-)

    Colocado por: elfo106O carregador faz uma gestão inteligente? Vamos supor que o apartamento tem uma potência contratada de 6,9kVA (não sei se tem ou não...é só um exemplo). Se configurar o carro para carregar a esses 6,9 e depois no apartamento ligar uma maquina de lavar ou AC ou outra coisa qualquer, o carro reduz a potência de carregamento para manter o total com no máximo os 6,9KVA configurados?

    Os carregadores normais não fazem. Carregam a uma potência fixa e se o consumo total da instalação for excessivo, dispara.
    Existem carregadores/wallboxes aftermarket que permitem fazer isso. Noutro tópico discutia-se isso mesmo ;-)
    https://forumdacasa.com/?CommentID=2142676

    Colocado por: elfo106Aqui tinha de haver um acordo entre ela e o condomínio em que ela mandaria as contagens para pagar a parte dela ao tarifário que o condomínio tivesse. É isso não é? E pode um apartamento ter 2 contadores associados?? Como se pede isso?

    Não é bem um acordo, a legislação diz que o condómino só tem de informar que vai fazer e o condomínio tem 30 dias para se opor (e só o pode fazer com motivos válidos). Se fosse eu, preferia na mesma pelo menos informar os condóminos para não comprar inimizades, mas cada um sabe de si.
    Os contadores para este caso não são os contadores da rede. É um contador isolado montado junto ao ponto de carregamento, que conta kWh, e cuja contagem tem de ser enviada à administração para eles fazerem as contas. É um trabalho manual e nem todas as administrações levam isto a bem.

    Colocado por: elfo106Sabe-me dizer como é feito o pagamento dos consumos neste caso? Tem um tarifário próprio ou seria o mesmo da habitação?

    Funciona como se fosse um carregamento na rede pública, mas só paga a energia e não a utilização do posto. Nesse caso paga com o tarifário do CEME cujo cartão usar para fazer o carregamento.

    Colocado por: elfo106Na opção 3 não será sempre necessário um aumento de potência? Os QSC supostamente estão dimensionados para suportar as pma dos apartamentos + areas comuns não é?

    Se for só iluminação e pouco mais, em princípio não terá potência suficiente e o aumento de potência pode até exigir projetos. Se tiver elevadores normalmente é mais fácil, mas a empresa que for fazer o levantamento terá capacidade de avaliar essas particularidades todas.
  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.AlvesÉ verdade, mas o facto de *poder* ter uma potência superior não quer dizer que *tenha* de usar uma potência superior. Para a generalidade dos casos (a menos que se façam mesmo muitos km por dia) carregar a 10A é suficiente e pouco ou nada influencia a disponibilidade de eletricidade em casa.
    Há quem carregue 2 VE com 6,9kVA ou até menos. Não custa nada :-)


    Então qual é a vantagem de se usar uma wallbox? É só para quem precisa de carregar num par de horas? Há alguma vantagem em usar uma wallbox de 7,4kw? Não deve ser muito mais rápido do que uma green-up

    Colocado por: Bruno.AlvesFunciona como se fosse um carregamento na rede pública, mas só paga a energia e não a utilização do posto. Nesse caso paga com o tarifário do CEME cujo cartão usar para fazer o carregamento.


    Também não sei como funciona na rede pública :) No site da mobi.e encontrei esta lista de comercializadores:
    https://mobie.pt/redemobie/comercializadores-e-operadores

    Quer dizer a pessoa tem um cartão que está associado a um comercializador dessa lista? O tarifário varia de comercializador para comercializador? Onde pode ser consultado? São os mesmos que temos nas habitações ou é um específico para os DPC?


    Colocado por: Bruno.AlvesSe for só iluminação e pouco mais, em princípio não terá potência suficiente e o aumento de potência pode até exigir projetos. Se tiver elevadores normalmente é mais fácil, mas a empresa que for fazer o levantamento terá capacidade de avaliar essas particularidades todas.


    Cá temos elevadores mas pensei que nos prédios a pma fosse sempre à justa. Sei que quem constrói moradias por vezes certifica a instalação com folga já a prever alguma necessidade futura. Obrigado!
  9.  # 9

    Colocado por: Bruno.AlvesOs contadores para este caso não são os contadores da rede. É um contador isolado montado junto ao ponto de carregamento, que conta kWh, e cuja contagem tem de ser enviada à administração para eles fazerem as contas. É um trabalho manual e nem todas as administrações levam isto a bem.


    Ha carregadores que permitem fazer essa gestão. Ou seja o condominio pode instalar um ou mais, dar acesso aos condominos (seja por cartoes RFID ou por App) e o sistema faz a contabilidade toda.

    Inclusive o carregador que comprei para casa faz isso (o V2C tryan). Até me permite vender ao publico com a tarifa que eu definir e os utilizadores pagam com cartão pela App do carregador.

    Agora não sei é se legalmente o condominio pode fazer isto sem ser pelo estatudo de DPC e via MOBI.e. Tecnicamente sim, legalmente ha quem diga que não, porque o acerto de conta pode ser visto como revenda de energia.
  10.  # 10

    Colocado por: hangasHa carregadores que permitem fazer essa gestão. Ou seja o condominio pode instalar um ou mais, dar acesso aos condominos (seja por cartoes RFID ou por App) e o sistema faz a contabilidade toda.

    Sim, a EDP tinha uma solução desse género, mas não funcionava como revenda e claro que só podia ser usado se tanto o condómino como o condomínio fossem clientes EDP. Não havia venda, havia um carregador ligado à EDP, havia uma "carteira" que o cliente carregava e a EDP automaticamente debitava na proporção do carregamento. Julgo que entretanto esse serviço morreu para dar vez ao DPC.

    Colocado por: hangasAgora não sei é se legalmente o condominio pode fazer isto sem ser pelo estatudo de DPC e via MOBI.e. Tecnicamente sim, legalmente ha quem diga que não, porque o acerto de conta pode ser visto como revenda de energia.

    Pois, há fortes limitações à revenda de energia. Limitações não, proibição. O que o acerto de contas com o condomínio configura é o pagamento das despesas comuns na proporção da respetiva fruição, como previsto no CC.
    A solução DPC o que faz é debitar automaticamente a energia dos carregamentos registados no posto, diretamente da conta da energia do prédio. Ou seja essa energia não chega a ser apresentada a pagamento ao condomínio. Em vez disso é pago pelo utilizador ao seu CEME.
    A solução do ecossistema do seu carregador não pode ser usado em Portugal.

    Colocado por: elfo106Então qual é a vantagem de se usar uma wallbox? É só para quem precisa de carregar num par de horas? Há alguma vantagem em usar uma wallbox de 7,4kw? Não deve ser muito mais rápido do que uma green-up

    É a comodidade, algumas funções adicionais que algumas wallbox têm (wifi, contadores, ajuste automatico de potência, etc), ...
    Mas no fundo no fundo são a mesma coisa: um interface entre a rede elétrica e o carregador interno do carro :-)
 
0.0169 seg. NEW