Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes.

    Tenho em determinado local um terreno de oliveiras, não muitas. Um dos meus vizinhos que confronta comigo, faleceu recentemente e o seu herdeiro, o filho único veio ter comigo a dizer que se quer livrar de terrenos e perguntou me se eu não estaria interessado em comprar lhe o terreno, também de oliveiras. O terreno também não é muito grande. Ele disse me que até final do mês está cá na terra tratar de assuntos, se tivesse interessado pra lhe falar.

    Eu até estou interessado no dito terreno, ficava tudo ali junto e pra época do azeite até era bom.

    O problema é que aqui no meu concelho em 2015 houve o cadastro experimental e eu fiz o cadastro, outro ao meu lado fez, mas ele, está por baixo, não o fez. Em 2023 voltou aqui haver cadastro e eles voltaram a não o fazer.

    Sei que entretanto a lei mudou e agora não sei se dá pra se fazer escritura sem isso. O dono com certeza não vai querer gastar dinheiro no terreno, ele quer é livrar se dele,vive na cidade.

    Como terei de fazer, caso eu avance pra compra? Não poderei fazer escritura/comprar sem ele fazer cadastro primeiro?
  2.  # 2

    Um notário ou solicitador é capaz de lhe responder a isso, e até tratar de todo o processo sem grandes problemas.
  3.  # 3

    que se saiba ter o cadastro ou não, não influência a transmissão de propriedade. Mas o terreno tem certidão permanente e caderneta predial?
    Voçê está a falar do cadastro geométrico?

    O BUPI está a decorrer até final de 2025
    https://bupi.gov.pt/municipios-aderentes/
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0094 seg. NEW