Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Licenças para construção de edifícios voltaram a cair quase 8% em 2023 segundo dados do INE.
    Este sim são sinais preocupantes, a crise na construção está ai, não é devido á falta de mão-de-obra, mas sim devido á falta de poder de compra das famílias, que é o que está afectar o sector, conjugado com a alta das taxas de juros.
    Vamos assistir infelizmente a mais empresas a ter qud reduzir a sua actividade e mais fuga de mão-de-obra para outras latitudes.
    Já os preços, será que vão ter ajustes tanto na construção nova como no mercado das habitações usadas?
    Se existe já algum ajuste nos preços essa correção ainda está muito tímida.
  2.  # 2

    isto para o ano dispara agora com o simplex ou não.

    Quanto a preços não sei, mas noto por exemplo nos últimos 2 meses algumas obras que arrancaram no próprio dia da emissão da licença de construção ou nessa mesma semana. Aparentemente mais disponibilidade para arrancar.

    Quem tem dinheiro continua a tê-lo, quem dependia exclusivamente de empréstimo (a maior parte diria eu) muitos têm de aguardar pois de momento cada 100k de empréstimo estão em média nos 500 a 600 euros de prestação

    Já se vê alguns ajustes mais na faixa dos 500k para cima, mas também por vezes imóveis que foram colocados naquela do se pegar pegou e com valores inflacionados para o produto em questão.

    Nos imóveis mais baratos, os preços não parecem ter baixado nada e muitos vezes nem oferta suficiente existe.
  3.  # 3

    Os números não enganam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
      IMG_20240314_191506.jpg
      IMG_20240314_191745.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: rguerreiro79isto para o ano dispara agora com o simplex ou não.

    Quanto a preços não sei, mas noto por exemplo nos últimos 2 meses algumas obras que arrancaram no próprio dia da emissão da licença de construção ou nessa mesma semana. Aparentemente mais disponibilidade para arrancar.

    Quem tem dinheiro continua a tê-lo, quem dependia exclusivamente de empréstimo (a maior parte diria eu) muitos têm de aguardar pois de momento cada 100k de empréstimo estão em média nos 500 a 600 euros de prestação

    Já se vê alguns ajustes mais na faixa dos 500k para cima, mas também por vezes imóveis que foram colocados naquela do se pegar pegou e com valores inflacionados para o produto em questão.

    Nos imóveis mais baratos, os preços não parecem ter baixado nada e muitos vezes nem oferta suficiente existe.


    Quem têm dinheiro, nestas alturas também não arrisca e assim não investe, já que a confiança no mercado é o que faz as coisas mexeram.
    Em todo o caso, o que mexe mais com o mercado é quando o dinheiro está mais acessível, ou seja taxas de juros estão mais baixas, quem têm poder econômico não investe, depois vende a quem?
  5.  # 5

    Se há uma enorme falta de mão de obra na construção, talvez a redução do setor permita o ajuste..
 
0.0109 seg. NEW