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  1.  # 1

    Boa tarde,

    Venho por este meio expor uma situação absurda que me aconteceu há 2 dias envolvendo uma agente imobiliária da Remax Goldenline II. No dia 27 de Setembro de 2023 meti a minha moradia para venda com um contrato de 6 meses realizado com essa agencia Remax. Eles atribuíram-me uma pessoa não escolhida por mim que se revelou um problema desde o início por não respeitar as minhas decisões enquanto cliente, fazia coisas como levar visitas a ver a moradia sem me avisar, desligar as câmaras de videovigilância (eu não vivo na moradia, estou a 3 horas de distância) ser mal educada quando era chamada a atenção.

    Eu fartei-me dos comportamentos da agente, cheguei a reportar os problemas ao director dela para a substituir (ele não fez nada) e passado umas semanas depois de falar com o tal diretor decidi enviar carta a informar de que não iria renovar o contracto (2 meses antes do contrato chegar ao “fim”) e que não estava mais interessado em vender a casa. Reforcei por chamada no dia 20 de Janeiro (deste ano) de que não queria mais visitas na casa e que não iria vender a casa. Durante quase 2 meses não houve qualquer contacto de ambas as partes, pensando eu que estava tudo esclarecido acerca de eu não querer vender a casa com eles.

    O contracto de venda termina a 27 deste mês. Há 2 dias atrás recebo uma chamada da tal agente da Remax a dizer que tinha uma pessoa interessada em ver a casa, eu disse-lhe que não estava interessado e que não autorizava a visita, que não tinha interesse em vender a casa com a agência e que queria todas as chaves da casa…

    Ora tal não foi o meu ESPANTO quando no dia seguinte recebo uma notificação das câmaras de videovigilância e vejo a tal agente da Remax com uma visita a mostrar a casa. Activo a sirene do alarme da casa através do telemóvel e ela vai dentro da casa e desliga o alarme.

    Ligo para ela imediatamente, não atende pois claro, ligo para o director dela que se apressa a justificar as ações da agente dizendo que tínhamos um contracto válido até dia 27 de Março e que eles tinham a obrigação de mostrar a casa quando alguém mostrava interesse…isto apesar de eu lhe dizer várias vezes que eu, o proprietário da casa, tinha dito que não queria mais visitas e que não iria vender a casa com eles. A descompensada da agente causou transtorno a uma familia, fez perder tempo a outros profissionais e clientes e denegriu a imagem da Remax.

    Isto tudo para perguntar, se os mais experientes nestes assuntos me podem aconselhar o que fazer numa situação destas? Isto causou transtorno à minha família, ainda para mais com a minha mulher que não se pode enervar pois está com uma gravidez de risco.

    Agradeço desde já pela atenção,
  2.  # 2

    Como é que essa pessoa entra na casa? Tem a chave da moradia? '-'

    Devia sobretudo interpor um advogado ao barulho para que lhe ajudasse no caso.

    Mas o que estava escrito no contrato? Que eles podiam visitar a casa sem a sua permissão? Sem avisar com antecedência?
  3.  # 3

    Ora bem, para ser politicamente correto, eu aguardava pelo dia 27 e seguia a minha vidinha. Mas... e por causa do atrevimento mais que conhecido por parte de vários agentes imobiliários, eu faria as coisas de outra forma e passo a citar:
    - "Caso solicite o livro de reclamações, a mediadora imobiliária deve disponibilizá-lo de imediato e sem restrições. Em caso de recusa, denuncie por escrito ao Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), uma vez que esta conduta é punível como contraordenação"

    Fonte: Deco Proteste
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  4.  # 4

    Estou chocada! Que abuso, ainda desligaram as cameras? Não recebeu a chave da casa quando enviou a carta de rescisão do contrato? Também escrevia no livro de reclamações e denunciava essa situação a quem rege estas empresas.
  5.  # 5

    Acrescento ainda para que visite o imóvel e veja se não lhe falta nada no interior...
  6.  # 6

    Colocado por: monicaMEstou chocada! Que abuso, ainda desligaram as cameras? Não recebeu a chave da casa quando enviou a carta de rescisão do contrato? Também escrevia no livro de reclamações e denunciava essa situação a quem rege estas empresas.


    Em momento algum, entregaria a chaves de imóveis a qualquer tipo. Quando muito entregava no próprio dia próximo da hora da visita e as chaves seriam entregues na caixa do correio ou estava pela zona para ir buscar.
  7.  # 7

    Não me choca deixar a chave para a imobiliária mostrar o imovel, ainda para mais se o dono está longe para abrir a porta. Mas caramba, é um abuso tremendo toda esta situação. Devia ter recolhido a chave logo na primeira quezília.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 8

    Eles ficam donos do imóvel? Se quiserem vão fazer cópias de chaves e isto é uma balbúrdia. Comigo se quisssem viistar o imóvel e eu não estivesse perto, era a combinar uma data que só se podia ir lá aos sábados ou semana a partir de X horas.

    Alguém entrar no "nosso" espaço quando quer, para mim, faz-me confusão.

    Mas esperemos mais info do user.
  9.  # 9

    Dia 27 trocar canhões e toca andar!
  10.  # 10

    Devia ter adicionado que estava em Inglaterra em trabalho no dia em que a Agente da Remax fez a visita NAO AUTORIZADA. Ainda estou em Inglaterra por isso seria impossivel deslocar-me ate a agencia ou mesmo um posto da GNR. Obrigado pelas sugestoes, darei seguimento aos melhores conselhos.
  11.  # 11

    E tenha em atenção que se a casa for vendida a alguém que a visitou durante o período do contrato vai ter de pagar a comissão na mesma.
  12.  # 12

    É perfeitamente claro o que a imobiliária está a fazer:
    organizar o máximo de visitas ao imóvel, para tentar obter alguma proposta de compra até ao dia 27, e caso o dono da casa tente vender o imóvel por próprios meios mesmo após a rescisão do contrato, se for vendido a quem já tenha visitado o imóvel, vão querer a comissão.

    Basicamente, é exigir a entrega das chaves, e recusar qualquer visita ao imóvel.
    E caso voltem a fazer visitas e a desligar alarmes, é chamar a polícia a dizer que estão a assaltar a casa.
    A polícia não vai fazer muito, mas se deslocarem ao local, estraga por completo a visita ao imóvel ao agente imobiliário.

    Livro de reclamações e reportar todas as situações às autoridades competentes.
  13.  # 13

    Deduzo que todas as visitas tenham de ser comunicadas e alvo de autorização por parte do dono do imóvel.

    Caso não esteja a ser feito, queixa na polícia por invasão de propriedade privada/Assalto/, não sei.

    Além da queixa no Portal da Queixa e Livro de Reclamações, que agora pode ser feito online.
  14.  # 14

    Se o dono entregou as chaves e o código dos alarmes vai-se queixar de assaltos? aja bom senso. Se a pessoa não habita a casa porquê tantos problemas com as visitas?
  15.  # 15

    Colocado por: CarvaiSe o dono entregou as chaves e o código dos alarmes vai-se queixar de assaltos? aja bom senso. Se a pessoa não habita a casa porquê tantos problemas com as visitas?


    Cada vez mais se vê tópicos deste género.
    Enfim.
  16.  # 16

    Colocado por: CarvaiSe o dono entregou as chaves e o código dos alarmes vai-se queixar de assaltos? aja bom senso. Se a pessoa não habita a casa porquê tantos problemas com as visitas?


    Colocado por: Varejote Cada vez mais se vê tópicos deste género.
    Enfim.


    O dono da casa já proibiu as visitas, já indicou que não vai vender a casa com a Remax, e requisitou a respectiva rescisão do contrato.
    Se o agente imobiliário continua a não respeitar a vontade do dono da casa, além de outros episódios que o utilizador relatou, só tem que fazer chamada para a polícia e apresentar a respectiva documentação de rescisão.
    Vocês não sabem exactamente o que se terá passado entre o dono da casa e o agente imobiliário. Mas a partir do momento que se perde a confiança num agente imobiliário, é fazer de tudo para o afastar da venda. Por isso essa pergunta "Se a pessoa não habita a casa porquê tantos problemas com as visitas?" é completamente descabida.
    Nem todos os agentes imobiliários são gente séria, e neste caso, estão somente atrás da comissão, seja como fôr.
    Caso o utilizador estivesse em Portugal, já tinha ido recolher as chaves, e tomado outras medidas para impedir o acesso à casa.

    Caso estivessem nesta situação, o que vocês fariam?
  17.  # 17

    Não foi feita nenhuma visita DEPOIS do contrato acabar. Proibir visitas durante a vigência do contrato não é um incumprimento do mesmo?
    Não não estamos perante mais um caso daqueles já muito reportados por aqui, de um potencial comprador depois de visitar a casa entra em contacto com o vendedor para fazer negócio diretamente?
    Concordam com este comentário: Quilleute, Varejote, jorgemlflorencio
  18.  # 18

    O contrato está em vigor até dia 27.
    O cliente apenas comunicou a não renovação.
  19.  # 19

    Apesar de haver por parte do agente imobiliário, acções condenáveis , acho que o mais importante que o pessoal está a esquecer-se é que alguém assinou um contrato e agora não o quer cumprir …

    Foi pedido para venderem … foi-lhes dado chaves e códigos de acesso ( Duh … 🤦🏽) , mas agora decide unilateralmente revogar o assinado e não cumprir a sua palavra ( a 2 meses do fim do contrato , informou que já não está interessada em vender , claramente contra o contrato ) .
    Apesar de repito …. Acções condenáveis do AM, o contrato com a empresa é para ser cumprido … e se houver um comprador, prepare-se para os enfrentar em tribunal por quebra de contrato se eles assim o entenderem.

    Até ao final do contrato … eles podem publicitar o imóvel ! Pode exigir a chave de volta e mudar os acessos , mas vai ter de aguentar até ao final .
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  20.  # 20

    Então, se detetar a falta de algo na casa, não pode fazer queixa à polícia? Quem de responsabiliza por danos no imóvel? Desliga-se sistemas de video-vigilância (supostamente) sem mais nem menos?

    Existe um contrato, mas também existe aqui alguma falta de profissionalismo e detalhes do contrato obviamente.

    Este modus operandi para mim, não é normal. Repito que nunca assinaria algo assim. Mas também em princípio nunca pedia serviços sem valor acrescentado :)
 
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