Iniciar sessão ou registar-se
    • bit0
    • 15 março 2024

     # 1

    O meu marido herdou um apartamento que tem um inquilino. O inquilino está lá há vários anos e, apesar de não termos o contrato (nunca o encontrámos) está tudo declarado nas finanças e descontos feitos.
    A renda do inquilino, quando o pai do meu marido faleceu, era de 400 eur mas o inquilino nunca pagava na totalidade, muito menos a horas, por dificuldades. Então o meu marido desceu-lhe a renda para metade do valor, verbalemente. O inquilino tem pago sempre. Embora tardiamente.
    Acontece que o valor mal chega para fazer face às despesas do imóvel (imi, condomínio, seguros e ainda os descontos..). E o meu marido pretende agora vender esse apartamento para não ter de continuar a fazer a gestão do mesmo e porque quer investir o dinheiro.

    Como sei que o inquilino tem dificuldades financeiras, prevejo o pior e temo que, se o inquilino não quiser sair, o meu marido nunca conseguirá vender o imóvel.

    Ou seja, pela lei, se um inquilino não puder sair do apartamento por dificuldades financeiras, pode ficar ali para sempre.

    Isto está correto?
  1.  # 2

    + de 65 anos é impossível, abaixo dessa idade , deverá levar alguns anos mas passível de ser realizado por tribunal.
    É falar com um advogado.
    • bit0
    • 15 março 2024

     # 3

    Daqui a pouco o meu marido está a pagar para o inquilino vuver lá :( também quero. Enfim. Obrigada Quilleute
    • imo
    • 15 março 2024

     # 4

    Colocado por: bit0Daqui a pouco o meu marido está a pagar

    Não é daqui a pouco. É agora, o seu marido tem estado a pagar desde que o inquilino paga uma renda abaixo do valor de mercado, ou seja, abaixo do seu valor real.
    Este país não é bom para senhorios.
    Boa sorte
  2.  # 5

    Quem é que lhe meteu na cabeça a ideia de que não consegue vender o apartamento porque tem um inquilino difícil? Claro que não lhe vão dar o valor de um apartamento vazio, mas o desconto não é assim tão grande. Deixe outra pessoa ter a chatice de lidar com o assunto por suas formas.

    Se for na zona de Lisboa até eu lhe faço uma oferta, com muito gosto. Tem é de moderar as expectativas de preço.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • bit0
    • 15 março 2024

     # 6

    É em Odivelas. Mas como referi o inquilino paga uma renda muito baixa.
  3.  # 7

    Colocado por: bit0É em Odivelas. Mas como referi o inquilino paga uma renda muito baixa.


    Concordo com o user zemvpferreira, essa casa têm muito valor mesmo com esse contrato de arrendamento.

    Mas eu aconselho-o a tentar terminar o contrato por vias legais, muitas vezes as camaras municipais têm casas para esse tipo de pessoas (eles quererem mudar-se é que já é outra história). E como outro user já disse, se tiver mais de 65 anos esqueça.
    • bit0
    • 16 março 2024

     # 8

    O inquilino está nos 50s. Eu sei que o meu marido tem de lhe fazer a proposta de compra a ele primeiro. Mas também sei que ele não conseguirá pagar. Por isso já estamos a saltar esse passo. Mas obrigada pelos vossos comentários. Que tipo de advogado devo consultar? Direito imobiliário?
  4.  # 9

    O único problema que vejo aqui é que baixou a renda a metade.
  5.  # 10

    Ando à procura de um apartamento nessa zona, caso pretenda pode enviar-me um email com o seu contacto e assim poderemos falar.
  6.  # 11

    Olá, sou advogada e a ideia de que com um inquilino mais de 65 nada se pode fazer é falsa...se precisar....
  7.  # 12

    Ninguém disse, que nada se pode fazer … boa sorte é a conseguir tira-lo de casa … XD

    Com o “direito real de habitação duradoura “ então é para esquecer .. ou lhe pagam para sair , acordos entre os dois ou como disse boa sorte …
    Na melhor das hipóteses consegue aumentar a renda , mas até isso é condicionado.

    Nenhum tribunal vai tirar uma pessoa de casa com mais de 65 anos …( a não ser que se prove que o mesmo tem outros imóveis etc)
    Até houve quem já tentasse alegar a inconstitucionalidade da medida e falhou .

    É mais barato esperar que morra que gastar dinheiro em honorários e despesas judiciais a tentar o despejo .

    Mas o inquilino na casa dos 50 é falar com um advogado e ver se vos compensa iniciar ação de despejo ( conseguem, mas leva tempo ) ou vender mesmo assim …
    • bit0
    • 17 março 2024

     # 13

    Colocado por: palmstrokeO único problema que vejo aqui é que baixou a renda a metade.


    Na verdade não baixou. Não houve qualquer documento oficial a estipular isso. Apenas o meu marido concordou que passa-sr a pagar metade. E passou a emitir os recibos nesse valor.

    De outra forma a pessoa não conseguia pagar. Mas realmente é um valor muito baixo e não nos compensa.

    Vou procurar um advogado na zona de Leiria com experiência nesta área. Não é fácil pois a maioria deles trabalha noutras áreas. Mas o 1o passo será fazer a proposta de compra ao inquilino. Depois logo vemos o que fazer.
    • bit0
    • 17 março 2024

     # 14

    Colocado por: sognimAndo à procura de um apartamento nessa zona, caso pretenda pode enviar-me um email com o seu contacto e assim poderemos falar.


    Obrigada pelo interesse. Nós vamos tratar disto nas próximas 2 semanas. Atenção que eu estou a supôr que ele nao quererá sair. Posso estar errada mas queria saber se alguém nos podia indicar as nossas possibilidades. Não adivinho o futuro. Mas vamos avançar e ver o que dá primeiro.
    • bit0
    • 17 março 2024

     # 15

    Colocado por: MariacorreiaOlá, sou advogada e a ideia de que com um inquilino mais de 65 nada se pode fazer é falsa...se precisar....


    Obrigada. Preferia contactar um advogado pessoalmente se fosse possível. Não sei de onde é mas penso que não será de Leiria.
  8.  # 16

    Bom dia a todos os que participaram.

    Como já devem ter percebido noutros tópicos, afinal o inquilino tem um contrato renovável que nos facultou. Esse contrato renova daqui a 2 anos e nós já estamos a tratar de vender o apartamento com o inquilino.

    Sabemos que teremos de baixar o valor mas não pretendemos esperar 2 anos para poder vender pois tencionamos comprar casa entretanto e precisamos de dinheiro para dar de entrada.
 
0.0164 seg. NEW