Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou co-proprietário de uma moradia térrea e pretendo contratar um canalizador e um pedreiro para substituir a canalização, que tem mais de 40 anos, por uma nova.

    Como já foi mencionado em outras discussões que li, canalizações com esta idade são, por si só, um argumento mais do que suficiente para se iniciar a obra e instalar uma nova canalização, sem necessidade de considerar outras razões.

    Não me levem a mal, mas não quero e nem preciso de outro tipo de ajuda ou argumentos para tal. Pois estou bem ciente da necessidade desta mudança.

    Contudo, sei que será sempre mais vantajoso para o avanço desta obra se eu tiver outro tipo de informação.

    Assim, gostaria de saber se alguém pode esclarecer o seguinte:

    Como posso saber se a minha canalização atual é de chumbo, ou se é de outro material? Outro tipo de ferro?

    Note-se que é possível ver os canos em dois locais.

    Um deles é facilmente visível, pois trata-se de uma torneira no exterior da casa, onde se pode ver um pedaço do cano, e tanto o cano como a torneira, são originais (mais de 40 anos).

    Deixo aqui uma foto dessa torneira, caso seja útil para o esclarecimento.

    Se a foto não for suficiente, qual o método que sugerem para chegar a uma conclusão?

    Desde já agradeço a vossa ajuda.
      torneira-cano.jpg
  2.  # 2

    A foto não é suficiente , pessoalmente picava um pouco essa parede para observar a canalização

    Abaixo da torneira, ou dos lados … isto agora já é uma adivinha , pois não tem forma de saber de onde vem os canos , mas apostaria que venham por baixo
  3.  # 3

    @ Quilleute

    Compreendo e provavelmente terei de o fazer. Com um profissional.

    Contudo e partindo do princípio que os canos são do mesmo material que a torneira, será isto ajuda suficiente?

    Digo isto, pois apesar de se terem passado 40 anos, recordo-me bem da construção e até do construtor na altura ter usado sobras dos canos para construir uma estrutura para um toldo, e todo o material, era idêntico no aspeto, a esta torneira.
  4.  # 4

    com 40 anos deve ser de uma liga metalica qualquer que usavam nessa altura, a da casa dos meus pais é dessa liga metalica.

    é tranquilo por chumbo não tem, mas são otimas para ganhar calcário por dentro.
    Concordam com este comentário: Quilleute
  5.  # 5

    @ pauloagsantos

    É bem verdade! Calcário não falta cá em casa. Vê nos copos depois de lavar.
  6.  # 6

    Não será chumbo, sera ferro galvanizado. ( 40 anos e se usaram desse tubo pra fazer um toldo)
    Se vai mudar a canalização toda, não entendo o stress com o material.
    Essa torneira deve ser em latão, ou numa liga qq...
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, sognim
    • Iko
    • 15 março 2024

     # 7

    Epá esse toldo já deve estar no chão se fosse feito de chumbo, só o peso disso 😄

    Não acredito que seja…
  7.  # 8

    Não consegue ver a tubagem na zona do contador?
  8.  # 9

    Nos anos 70 já se usava ferro galvanizado.
  9.  # 10

    Por principio é de ferro galvanizado pode ver na saida do contador para dentro do muro ai é mais visivel.

    Apesar da idade torna-se imprescendivel a sua substituição pois estã cheia de corrosão pelo facto de vir castanha.

    Em que zona reside?
    Concordam com este comentário: bettencourt
 
0.0122 seg. NEW