Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite a todos/as.

    Desde já agradeço a todos os comentários que possam surgir, sejam eles positivos ou negativos, desde que sirvam para construir, todos são bem vindos.

    Sou um rapaz de 30 anos com o sonho de construir uma casa, sem pressas. Por esse motivo ando a procurar arquitetos para começar a tratar do projeto. vivo no Litoral Oeste a 20 Km da Praia. Vivo no concelho de Pombal.

    Pelo que li, não é muito positivo ir com uma ideia pré definida, e não sendo esse de todo o meu objetivo, vim aqui mostrar a ideia que tenho para uma futura casa com o objetivo de aprender um pouco mais, conhecimento não ocupa lugar.
    Tenho apenas 2/3 coisas que pretendo.

    Casa em L.
    Sala e quartos virados a Sul e Oeste para aproveitar o sol porque não pretendo por PRH para poupar uns trocos, prefiro gastar um pouco mais em isolamento.

    Fiz um rascunho, nada mais que isso, apenas uma ideia.
    Não quero um palácio, mas prefiro fazer um esforço económico por mais 10/20 metros quadrados se eles se justificarem. Pretendia com isto também perceber que áreas de cada divisão respetiva voces acham ser o "nem pouco, nem muito" sabendo de ante mão que o que é muito para mim pode ser pouco para sim.

    Terreno Plano
    Lote de 1200m2
    150 m2 de área útil + 36m2 garagem
    Queria gastar "apenas" 250k mas posso ir até aos 300K o que não me apetecia muito.

    Como fiz o rascunho de modo arcaico, as áreas descritas estão aproximadas.

    obrigado.
      Rascunho Casa.png
  2.  # 2

    casa em L porquê?
  3.  # 3

    Neste início pense noutro tipo de coisas, quantos quartos precisa, é preciso escritório, garagem para 1 ou 2 carros, por onde entra e sai da casa mais vezes, costuma receber pessoas. Esse corredor central q tem aí terá pouca luz, por exemplo. Dá importancia à luz natural?
    Areas quartos, q1,12,13 parece bem. Sala e cozinha 80m2 é muito grande. No máximo uns 60m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eunaosei
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemoscasa em L porquê?


    Por gosto, para privilegiar a luz natural, para criar um espaço em que possa estar à vontade, fazer uns almoços/tardes com amigos, com os anos e se a economia ajudar, talvez até uma piscina, mas sobretudo para que, se tiver filhos, possam brincar à vontade como eu o fiz e fui tão feliz.
    Do lado Oeste, tem um muro de uma casa (da minha mãe, a qual eu quero fazer companhia e estar junto dela) com uns 2,5m. do lado da garagem é a estrada, lado este nada mas terreno já não é meu, do lado sul também não tem mais nada. pareceu me a maneira ideal para ter paz fora de casa.



    Colocado por: IronManSousaNeste início pense noutro tipo de coisas, quantos quartos precisa, é preciso escritório, garagem para 1 ou 2 carros, por onde entra e sai da casa mais vezes, costuma receber pessoas. Esse corredor central q tem aí terá pouca luz, por exemplo. Dá importância à luz natural?
    Areas quartos, q1,12,13 parece bem. Sala e cozinha 80m2 é muito grande. No máximo uns 60m2


    Preciso de 3 quartos, não necessito de escritório, garagem com 6x6 para 2 carros parece me suficiente mas se não for terei de meter mais alguns metros. irei entrar pela porta principal ou pela garagem ( depois vejo se faço e se posso fazer, uma porta da garagem direta para o corredor).
    Dou importância à luz natural, mas preferia a luz natural na sala e cozinha + quartos do que no corredor, acho que o corredor com uma ou outra porta aberta do quarto e dos wc acaba sempre por apanhar a luz necessária. Estarei certo?
    Sala e cozinha "apenas" tem 60m2, o resto faz parte do corredor.
  5.  # 5

    Uma casa não são só áreas…
    Não são descabidas o que aí tem.

    Em termos se arquitectura em L até poderá ser o indicado para o terreno mas deve adaptar a arquitectura ao terreno e não ao contrário.
    Em termos de implantação no solo o que aí tem é a opção mais cara. Quer ocupação quer desperdício de área.

    “Trocar” PRH por isolamento não faz senso.
    Isolamento nem aquece nem arrefece.
    Nota que nem todo o isolamento é igual só por ser “isolamento” térmico.
    O que estará à procura é uma casa passiva (passive house).
    Para isso há que compactar mais o que aí está e construir bem.
    Eventualmente passar quartos para um piso superior…

    Tem de sentar-se com um arquitecto e ele tem de explicar-lhe isto e muito mais!…

    O orçamento pode ser justo para essa área e elevar a qualidade.


    Abr.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eunaosei
  6.  # 6

    Bom dia,
    ideias predefinidas todos teremos sobre tudo, é normal. Mas julgo que o importante aqui será desligar-se delas para já... Nesta fase o melhor será escolher um profissional (veja os seus trabalhos e se se identifica com o estilo dele/a). Explique-lhe não o que quer em termos formais, mas como se quer sentir na sua casa. Existem por aqui vários tópicos sobre este assunto, pelo que pode ver o que os profissionais recomendam nesta fase.

    Ao pedir opiniões sobre o que mostrou só o vai ajudar a ficar mais indeciso sobre muita coisa, pelo que mais vale deixar esse trabalho para quem lhe vai criar o projeto, e debater as suas dúvidas com ele/a. Se depois disso não conseguir ficar satisfeito com o resultado (o que será mau sinal), logo mostra aqui o projeto e expõe dúvidas concretas.

    Isto tudo porque ao pedir opiniões sobre um hipotético projeto aqui nesta fase, irá receber respostas como a minha, que detesto a maioria das casa em L relativamente à disposição dos espaços: Aqueles corredores geralmente longos e apertados, os quartos em filinha pirilau. As áreas dos quartos que apresenta parecem-me bem, mas nesse seu esboço estão demasiadamente retangulares parece-me, pelo que poderá criar problemas com a integração das camas e restante mobiliário.
    Essa sala/cozinha sai do meu entendimento quanto ao tamanho... eu não gostaria de passar grande parte do meu tempo em casa num armazém... Também sou muito critico em relação a essas soluções de entrada diretamente para esse espaço, parece-me super desconfortável, zero aconchego ao entrar numa casa com essa disposição.

    Cada vez estou mais convencido que é muito mais fácil encontrar uma boa solução (e sobretudo mais racional) num terreno pequeno e limitado do que num belo lote com bastante espaço, onde se divaga, não se é objetivo e no final sai o que sai, umas vezes bom mas muitas outras fica muito aquém do que poderia ser.
    Compreendo a preferência pela exposição solar, mas concentre-se no conforto e boa utilização do espaço e menos na estética do pedaço de betão que vai erguer no seu terreno (sim a estética também conta, mas em primeiro lugar, a funcionalidade).

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vz1984, Eunaosei
  7.  # 7

    Boa noite Eunaosei,

    O que nos apresenta é uma boa base de trabalho/ponto de partida para debater com o arquitecto as suas ideias, mostra sobretudo a sua forma de pensar os espaço e vivências destes. Se é ou não a melhor solução para o terreno, será uma análise que terá de ser feita com base num conjunto de pressupostos e princípios que ajudam a definir a solução final.
    Apesar da sua preocupação com a luz solar estar explicita no croqui que apresenta, é importante perceber-se a envolvente para ver se é a melhor solução.
    O maior problema das casas em "l" por norma é o excesso de áreas de circulação em corredor :/ ...

    Estamos no concelho de Pombal (Meirinhas), caso assim o entenda podemos analisar a sua situação, sem qualquer compromisso, e esclarecer todas as duvidas que possa ter, que nesta fase por norma são muitas...

    Cumprimentos,
    Rui Rodrigues (Flash Arquitectos)
  8.  # 8

    Boa noite,

    Fico à sua disposição para lhe desenvolver o projecto. No meu perfil terá os meus contactos e site.
    Antes de pensar na forma, o melhor será tirar partido da topografia, da envolvente ou da orientação solar.
    Não afirmarei que a forma em L possa não ser a solução adequada, mas deverão ser analisado mais factores, para a implantação da habitação e sua organização de espaços.

    Obrigado.
    Cumprimentos,
    [email protected]
  9.  # 9

    Boa tarde a todos

    O projeto vai ficar agora em stand by, infelizmente.
    Obrigado a todos na mesma pelas dicas, boa sorte nos vossos projetos e que a vida vos sorria sempre.
    Abraço.
 
0.0146 seg. NEW