Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Pretendo instalar uma walbobx no meu espaço de garagem. Para tal, pedi a uma empresa da especialidade de instalações elétricas para virem fazer um orçamento. Ao analisarem o prédio viram que não há nenhuma conduta desde os apartamento para a garagem, a alimentação da garagem passa num tubo que não cabe nada mais.

    A solução que me deram era a passagem de cabo pelas escadas, com calha técnica desde da minha porta para o andar das garagens. O que não seria estético e terei que ter aprovação do condomínio.

    Outra possibilidade seria utilizar o elevador, mas será permitido?

    Obrigado.
  2.  # 2

    No elevador não é permitido
  3.  # 3

    Bom dia,

    Antes demais... será que precisa mesmo de uma wallbox? A titulo de exemplo, tomada schuko de boa qualidade carrega a 3kw.

    Acerca da instalacao;
    Pode sempre comunicar ao condominio que pretende colocar um ponto de carregamento seu, instala também um contador dos seus consumos e acerta contas com o condominio.
  4.  # 4

    Qual o problema de passar nas escadas?
  5.  # 5

    Colocado por: bettencourtQual o problema de passar nas escadas?

    Nenhum, até podia passar por dentro do corrimão...
  6.  # 6

    Colocado por: bettencourtQual o problema de passar nas escadas?


    Quando todas as frações quiserem passar cabo pelas escadas, vai ficar giro.
    • hangas
    • 18 março 2024 editado

     # 7

    Colocado por: EsturradoA solução que me deram era a passagem de cabo pelas escadas, com calha técnica desde da minha porta para o andar das garagens. O que não seria estético e terei que ter aprovação do condomínio.


    Não dá para passar pela coluna do prédio? Já vi alguns relatos que essa foi a opção tecnica mais adequada.
    Há uns tempos até vi alguém no Youtube que mostrou um caso concreto (p'rai de um 8ºa andar).

    Havia já um caminho da coluna do prédio até ao quadro principal, pois era por ai que era alimentada a fração. Foi "só" passar mais um cabo 3x6mm2 até a coluna, e por ai desceu às garagens directo. Acho que até reservaram uma zona para outros condominios fazerem o mesmo pelo mesmo caminho. Depois nas garagens já foi mais à vista até ao local.
    Claro que isto depende muito do prédio, se é recente ou não, etc.


    edit: encontrei o tal video. https://www.youtube.com/watch?v=qLOIgoC_yhU
  7.  # 8

    Não é permitido passar por dentro da coluna montante.


    Colocado por: hangasNão dá para passar pela coluna do prédio? Já vi alguns relatos que essa foi a opção tecnica mais adequada.
    Concordam com este comentário: Varejote, bettencourt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  8.  # 9

    Colocado por: BigmouseNão é permitido passar por dentro da coluna montante.


    A sério? Tenho curiosidade por saber o motivo de fundo.
    Mas apenas na columa "da E-Redes", chamemos-lhe assim, ou na totalidade da "courete"?

    É que no prédio onde vivia antes, essa zona praticamente toda a extensão do corredor das areas comuns.
    Já lá estava tudo, desde agua, gas, electricidade, comunicações e ainda havia bastante espaço. Faria todo o sentido que pudesse ser lá instalada uma calha industrial de alto a baixo do prédio para esse fim.
  9.  # 10

    Em alguns prédios, para se passar o gás canalizado, colocam uma conduta junto à parede exterior do prédio por onde passam as tubagens do gás canalizado para as frações.

    Não seria uma alternativa colocar uma conduta semelhante que permitisse passar a cablagem de cada fração até á garagem? Esta conduta se ficar nas traseiras do prédio e da cor da parede exterior até ficava "invisivel".
  10.  # 11

    sim, estava a falar dentro da coluna da e-redes (ramal de entrada, caixa de colunas, quadros de coluna,...)

    Na courete/dutos, poderá haver partilhar o caminho de cabos das instalações elétricas dos serviços comuns, recomendando-se a identificação dos cabos de forma a distinguirem-se dos restantes ou sempre que possível utilizar um caminho de cabos distintos para esse fim. esse caminho de cabo a ser executado, reverá prever a futura instalação de mais circuitos.

    as courete/dutos/canalettes de gás não podem ser partilhados, nem atravessados por outras canalizações.

    Colocado por: hangasMas apenas na columa "da E-Redes", chamemos-lhe assim, ou na totalidade da "courete"?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  11.  # 12

    Nestes casos deve ser cumprido disposto
      Captura de ecrã 2024-03-22 115732.png
  12.  # 13

    Assim por curiosidade, onde diz que não é possível passar infraestruturas, neste caso eletricidade no poço do elevador? Quando já passa lá a eletricidade do elevador em alguns casos.
  13.  # 14

    Porque no poço só podem estar infraestruturas do elevador
    Concordam com este comentário: Bigmouse
  14.  # 15

    .
      Screenshot_2024-03-23-13-17-24-315_com.android.chrome-edit.jpg
  15.  # 16

    Qual é o DL?
  16.  # 17

    Como voce é o interessado, suportando a infraestrutura não só a pensar em si, mas em mais condomínios, talvez consiga fazer com o apoio dos vizinhos.
  17.  # 18

    Decreto n.º 513/70, de 30 de outubro
    Colocado por: callinasQual é o DL?
 
0.0224 seg. NEW