Iniciar sessão ou registar-se
    • vda87
    • 18 março 2024 editado

     # 1

    Bom dia

    Gostaria de obter a vossa ajuda para a seguinte situação.

    Adquiri uma moradia que se encontra em estado inacabado desde há cerca de 14 anos, composta por garagem e 1º andar (habitação).

    A moradia está em parte localizada numa zona da rua que é a descer.

    Acontece que, parte das paredes da garagem estão encostadas às terras, apresentando as mesmas marcas de humidade, estando inclusivamente o reboco (cimento) a desfazer-se da parede (as paredes ficaram rebocadas apenas).

    Igualmente, detetaram-se dois pontos de infiltração na tal parede, um deles no local onde está localizado o tubo do gás que vem de cima e para o qual terá sido aberto roço na altura, e outro num pequeno orifício localizado na parede da garagem que está encosta às escadas de acesso traseiro à casa do vizinho, que está inabitada.

    Ora, noto que quando chove muito durante dias seguidos entra alguma água pelos referidos pontos de infiltração.

    De referir que, a humidade nas paredes da garagem aparece até cerca de 80/90cm de altura, pois a partir daí para cima as mesmas deixam de estar encostadas às terras e não apresentam sinais de humidade.

    Por outro lado, de referir que o chão da garagem tem todo ele cerâmico, apresentando no Inverno, após chuvas, sinais de estar húmido, não sabendo se essa humidade virá debaixo, ou se virá da tal parede encostada às terras e dos pontos de infiltração que referi acima, daí expandindo para o resto do chão.

    Aqui chegados, estou a acabar a moradia e pretendia resolver a situação da garagem, ou pelo menos minorar estes problemas, para o que pedi orçamentos.

    As soluções que me foram propostas foram as seguintes (de forma cumulativa):
    1) Intervir na zona exterior, escavando à volta da tal parede encostada às terras e colocando uma tela e um dreno junto às mesmas.
    2) Intervir no interior da garagem, recortando o cerâmico à volta das paredes e abrindo uma espécie de uma valeta que fique abaixo do nível do cerâmico, com dreno para o exterior + fazer parede nova à frente de alvenaria, com roofmate colocado nas traseiras da nova parede.
    3) Colocar caleiras na moradia, para a água vinda do telhado não cair junto às paredes da garagem;
    4) Como o piso da rua exterior que está encostado às paredes da garagem é composto por paralelos, cujas as juntas, bastantes delas têm brechas dilatadas, cimentar essas juntas em duas a três fiadas de paralelos que estão encostados à parede da garagem, sendo que junto a esta, fazer uma "meia-lua", para as águas das chuvas que lá baterão (mesmo com as caleiras) escoem melhor.

    De referir que, outro empreiteiro ainda apresentou mais uma possível solução, cumulativa em relação às outras acima, que seria forrar o chão de toda a garagem com floormate, colocando depois rede, nova betonilha e cerâmico.

    Qual a vossa opinião, tendo em conta a vossa eventual experiência em casos semelhantes?

    Fico na dúvida em relação à origem do problema, isto é, se a humidade virá apenas da parede encostada às terras e dos dois pontos de infiltração que falei, ou se virá do próprio chão da garagem, isto porque na outra parede da garagem, oposta às das terras, que está encostada à casa do vizinho, o reboco das paredes não se desfaz mas tem sinais de estar húmido até cerca de 30cm de altura, que se nota apenas no Inverno após dias de chuvas. Neste caso, será que é a humidade que infiltrará por baixo do cerâmico junto à parede que está encostada às terras e daí se expande?

    Agradeço a quem puder ajudar!
    Obrigado.
  1.  # 2

    Alguém?
  2.  # 3

    Alguém que possa ajudar?
  3.  # 4

    penso que as mais importantes são:

    1) Intervir na zona exterior, escavando à volta da tal parede encostada às terras e colocando uma tela e um dreno junto às mesmas.
    3) Colocar caleiras na moradia, para a água vinda do telhado não cair junto às paredes da garagem;

    tudo o resto que faça sem estas duas é estar a deitar dinheiro fora.
 
0.0096 seg. NEW