Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Como o título da discussão indica, gostava se saber a vossa opinião sobre cozinhas exteriores (vulgo "churrasqueira"). Tenho um canto no limite do lote, com muro já elevado (+2.50m) e quero fazer ali um alpendre para receber os amigos e família no verão, com churrasqueira e eventualmente forno, e apoios (um lava loiças, uma placa de 2 bicos, etc). Em termos de infraestrutura, deixei tudo la em espera para fazer depois (água, esgoto, gás, eletricidade), e tenho a ideia mais ou menos definida do tamanho do alpende (+/- 4x5m), contando reservar a parede de 4m para os equipamentos. Não tenho é vivência regular de ter churrasqueira em casa e saber o que resulta e não resulta. Assim, que sugestões podem dar, o que fariam a mais se fosse hoje e o que se arrependem de ter feito? Para começar, tenho por exemplo 2 dúvidas (dêem a vossa opinão pela vossa vivência, estando eu consciente que depende sempre de cada um).

    - Tamanho da churrasqueira: as habituais de 60cm são suficientes ou optariam por maior?
    - Forno: que tamanho de forno têm e estão ou não arrependidos? (do PoV de que um pequeno aquece depressa mas faz pouco, e um grande demora muito a aquecer e desmotivar a utilização mais frequente);
  2.  # 2

    Churrasqueira sim, forno...no inicio algumas coisas mas depois ficou às moscas. Só o trabalho de acordar bem cedo para o acender deixa-me KO...e quando digo bem cedo é mesmo bem cedo para que o tijolo fique à temperatura ideal para os assados.

    No novo projeto de casa abdiquei de forno, só churrasqueira (80cms), uma banca para passar uma loiça por água/lavar e servir de apoio.
  3.  # 3

    Colocado por: powerPTChurrasqueira sim, forno...no inicio algumas coisas mas depois ficou às moscas. Só o trabalho de acordar bem cedo para o acender deixa-me KO...e quando digo bem cedo é mesmo bem cedo para que o tijolo fique à temperatura ideal para os assados.
    Essa também é uma preocupação e estou a pensar depois meter uma coisa destas, já que não queria nada deixar de usar o forno pela preguiça que dá. Se depois acabo por meter ou não, isso já são outros 500....
    Tem algum tipo de arrumação ou tudo o que precisa traz e leva de casa?
  4.  # 4

    No novo projeto o espaço está lá, tenho espaço por baixo da banca e poderei meter móveis de lado, contudo para tal teria de fechar o espaço e para já não está nos planos mas no futuro logo se verá.

    No passado era um espaço fechado e sim, loiça, máquina de lavar a loiça e até frigorífico lá fora que dá imenso jeito para ir buscar as minis :)

    Edit: não referi fogão mas sim, um de dois bicos dá jeito dá, no passado tinha e no futuro também terei, vai ser a gás com uma botija lá na churrasqueira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigoncal
    • EFHV
    • 18 março 2024

     # 5

    :) Não a tudo! Não dá para a despesa, o trabalho, para o espaço que ocupa... Uma boa weber ou afim "churrasca" tudo, é uma limpeza, guarda-se, usa-se onde dá mais jeito, o resto, a cozinha existe é para lavar a louça e afins :)

    Um bom espaço exterior onde desfrutar, isso sim. Churrascos fixos, não vejo muito sentido. Forno dentro e fora de casa? Não...
    Quando andei a ver moradias para comprar via-se / vê-se muito aquelas casas com cozinhas petrificadas, sem uso, e depois outra cozinha nos anexos, essa sim para uso! Não posso com isso...

    Mas lá está, depende da vivência de cada um! E da carteira também!
  5.  # 6

    Colocado por: powerPTChurrasqueira sim, forno...no inicio algumas coisas mas depois ficou às moscas. Só o trabalho de acordar bem cedo para o acender deixa-me KO...e quando digo bem cedo é mesmo bem cedo para que o tijolo fique à temperatura ideal para os assados.

    No novo projeto de casa abdiquei de forno, só churrasqueira (80cms), uma banca para passar uma loiça por água/lavar e servir de apoio.
    Do meu lado: Sim e sim. O forno tem que se saber fazer.
    Claro que só ao fim-de-semana que estivermos por casa é que trabalha. O meu arranca pelas 10h para almoçar pelas 13h. Mas não poupei no isolamento.
    Quanto aos cozinhados, nem vale a pena falar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigoncal
  6.  # 7

    Colocado por: BelhinhoO forno tem que se saber fazer.
    Claro que só ao fim-de-semana que estivermos por casa é que trabalha. O meu arranca pelas 10h para almoçar pelas 13h. Mas não poupei no isolamento.
    Quanto aos cozinhados, nem vale a pena falar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tigoncal
    Que tamanho tem o seu forno? Não queria ter um forno muito grande primeiro para não ocupar muito espaço e depois para aquecer mais depressa (até para o poder usar mais vezes) mas tenho receio de que um forno inferior a 1m possa ser demasiado pequeno. Receio fundado ou chega bem para 2 tabuleiros?
  7.  # 8

    Colocado por: BelhinhoDo meu lado: Sim e sim. O forno tem que se saber fazer.
    Claro que só ao fim-de-semana que estivermos por casa é que trabalha. O meu arranca pelas 10h para almoçar pelas 13h. Mas não poupei no isolamento.
    Quanto aos cozinhados, nem vale a pena falar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tigoncal


    Para almoçar às 13 tinha de meter o forno a aquecer pelas 8:30 da matina. Tanto leitão, frango ou vitela assada era sempre assim. A porta tinha um termómetro para controlar a coisa e ainda tinha um que se metia lá dentro. O forno foi feito à medida, com tijolo de burro (acho que é assim que se chama), era grande, dava para 2 ou até 3 leitões, se calhar também influencia o tempo para aquecer.
 
0.0110 seg. NEW