Ando interessado num apartamento dum prédio e de forma a poder saber quais os valores com que poderei negociar com o construtor, gostaria de saber se é possível através da câmara, notários etc a consulta das escrituras já feitas para outros andares do mesmo prédio?
Sabe que o valor escriturado pode não ser o valor real, certo? De qualquer forma, se pedir uma certidão de teor na Conservatória de Registo Predial poderá ver o averbamento da hipoteca que lhe poderá dar um valor mais aproximado que aquele inscrito pelo construtor.
Não há nada que impeça a consulta de registos de aquisição, hipotecas, etc., e de escrituras de compra e venda (desde que tenha todos os dados necessários a identificá-los/las e... pague).
Para isso é que estão nas arquivados/as em CONSERVATÓRIAS (organismos do Estado) e NOTÁRIOS (apesar de alguns serem privados).
As escrituras até costumam ser chamadas de «escritura pública», que é para que todos POSSAM saber do negócio.