Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, algum entendido me sabe dizer qual a largura mínima que um portão homem tem de ter?
  2.  # 2

    pela normas da acessibilidade ai uns 90 cm livres mais precisamente 87 cm
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfferreira
  3.  # 3

    Tou com alguma dificuldade em encontrar essa norma, pode me indicar onde a posso consultar? Obrigado
    •  
      marco1
    • 18 março 2024 editado

     # 4

    Dl 163 Capitulo 2 secção 2.2 ponto 2.2.3 é o que mais se aproxima do que pretende, ou seja entradas de uma forma geral dos edificios e casas.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfferreira
  4.  # 5

    Convem ter minimo de 90cm, por diversas razões... Mas pode ter obviamente menos, como tudo, depende.

    qual é o motivo que o leva a querer saber o enquadramento legal?
  5.  # 6

    @Pedro Barradas não tenho uma entrada muito grande e pretendo um portão de homem o menos largo possivel para ficar com mais espaço para o portão grande de entrada de viaturas.
  6.  # 7

    E precisa do portão pedonal?

    PS: muros de vedação e seus acessos para com a via publica, carecem de projectos e devido licenciamento.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 8

    mfferreira

    hoje em dia a arquitetura está mais liberta de certas amarras
    pode por exemplo:
    1 só ter o portão dos automoveis
    2. pode ter o portão dos automoveis com porta de homem incorporada
    3. pode ter porta de homem e o portão dos automoveis abrir para cima do mesmo pois a simultaneidade assim o permite para alem de poder ter um sensor
    e haverá outras hipoteses
  8.  # 9

    Eu não queria portão pedonal, o arquiteto é q disse q era obrigatório.
  9.  # 10

    quando é assim tem de se perguntar onde isso está escrito
    eu pelo menos não conheço legislação nesse sentido. um portão é um portão tanto pode dar para pessoas como para carros etc...
    Concordam com este comentário: Ruikode, Pedro Barradas, nunogouveia
  10.  # 11

    Colocado por: marco1quando é assim tem de se perguntar onde isso está escrito
    eu pelo menos não conheço legislação nesse sentido. um portão é um portão tanto pode dar para pessoas como para carros etc...
    Concordam com este comentário:Ruikode

    Exato. No meu projeto apenas tenho um portão de correr, que serve para viaturas e pessoas. Tudo normal e aprovado.
  11.  # 12

    Se através do portão rodoviário conseguir cumprir as acessibilidades ao interior do lote e do fogo de habitação, não há obrigatoriedade alguma de ter um portão de homem.
  12.  # 13

    É apenas mmais prático ter o portão homem. Mas se não tem largura para tal...
 
0.0180 seg. NEW