Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Tenho andado a ver alguns terrenos e encontrei recentemente um que me agradou bastante, quer em tamanho, quer em localização. Porém, tenho um dúvida em relação às moradias que já se encontram construídas, pelo que para melhor explicar melhor, fiz um "boneco":

A minha dúvida, é a seguinte: a minha casa terá de ficar colada à do vizinho da direita? Tem de ser igual?
    Desculpem a ignorância, mas eu pretendo mesmo é uma moradia isolada e não com paredes coladas...
    Se me puderem dar esta informação, ficava muito grata.
    Ana Ferreira
  2.  # 2

Peço desculpa, esqueci-me da imagem
  3.  # 3

A menos que o terreno esteja inserido num loteamneto ou num plano de pormenor qualquer em principio não. Mas para tirar essa duvidas nada como consultar a câmara municipal da zona.
    Qual a frente que tem esse terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anaferreira
  4.  # 4

Convinha fornecer as medidas do terreno
  5.  # 5

zedasilva e taunus

Obrigada pelas respostas.
    O terreno tem 15 mts de frente e 27 de profundidade. Fica no Concelho de Cascais.
    Ana
  6.  # 6

Ana

antes do mais, parabens pelo seu esquiço, está muito bom.

Acho que se não quizer ir 1º á camara ter essas informações, tem de ler o PDM e o seu regulamento pois está lá tudo, penso que esse terreno não deve fazer parte de um loteamento e assim á partida a sua casa não tem de ser igual, se por acaso o regulamento exigir que tenha para essa largura de encostar, mesmo ai apenas tem que integrar mais ou menos volumetricamente não sendo exigido que seja igual.
    mas como disse só conhecendo as condicionantes do PDM para essa zona.
  7.  # 7

Mesmo que não exstam condicionantes, que já foram acima referidas, essa casa do lado direito vem desvalorizar esse terreno porque não respeitou a lateral que costuma ser mais do q 3 metros dependendo de muita coisa.
  8.  # 8

Marco 1
    Obrigada pelo elogio! Sentei-me no carro e foi à vista...
    Sabe se posso consultar o PDM na net? E principalmente, será que entenderei o que lá diz?:)
    Francamente, queria escolher à partida uns 3 ou 4 terrenos e depois consultar um gabinete de arquitectura, mas não sei bem se é assim que funciona...
    Mais uma vez obrigada
    Ana
    •  
      FD
    • 24 fevereiro 2010

# 9

Colocado por: anaferreiraSabe se posso consultar o PDM na net?

Não foi para mim a pergunta mas: http://www.dgotdu.pt/channel.aspx?channelID=6B6C3143-F168-4944-A20C-0439EA10EF70&listaUltimos=1
  9.  # 10

pode consultar na net penso pois a maioria das camaras o disponibiliza
    claro que se contactar um gabinete ressalvando que é sem compromisso é uma solução ideal.
    se não conseguir perceber o PDM então é bem melhor ir á camara no dia de atendimento para estes casos e saber logo todas as condicionantes.
    como diz o Paramonte, num terreno com 15 de frente e dependendo da orientação solar, essa casa da direita encostada, pode ser uma grande menos valia desse terreno.
  10.  # 11

Mais uma vez muito obrigada a todos.
    De facto, pensava que as casas tinham de manter uma certa distância uma das outras. Embora a casa da direita se encontre a norte, já começo a achar o terreno um pouco pequeno demais. Vou partir para outro, mas entretanto vou consultar o PDM (Obrigada FD) e talvez já fique com uma ideia melhor a nível de áreas que sirvam mais os meus interesses.
    Foram muito agradáveis por aqui.
    Depois digo o que encontrar.
    Ana Ferreira
  11.  # 12

Colocado por: anaferreiraBom dia
    Tenho andado a ver alguns terrenos e encontrei recentemente um que me agradou bastante, quer em tamanho, quer em localização. Porém, tenho um dúvida em relação às moradias que já se encontram construídas, pelo que para melhor explicar melhor, fiz um "boneco":

A minha dúvida, é a seguinte: a minha casa terá de ficar colada à do vizinho da direita? Tem de ser igual?
    Desculpem a ignorância, mas eu pretendo mesmo é uma moradia isolada e não com paredes coladas...
    Se me puderem dar esta informação, ficava muito grata.
    Ana Ferreira

tem de ficar colada sim, ou seja passa a ter só três frentes, em principio a sua casa não pode passar para lá da casa existente em profundidade, em termos de ser igual ou não, isso já não tem de ser, pode ser uma moradia de cobertura inclinada/arquitectura moderna"", tem é de manter uma altura parecida à do seu vizinho, e tudo isto ainda tem de passar pelo que diz o loteamento e o pdm, mas em principio é como disse.
  12.  # 13

Colocado por: anaferreira Fica no Concelho de Cascais.

Ui ui ui... Boa sorte. Antevejo-lhe muitas chatices. Um conselho: Pode e deve ir à Câmara falar com o arquitecto responsável, mas lembre-se que a palavra não vale nada e aquilo que lhe dizem nessa altura mais tarde pode-se tornar numa coisa completamente diferente. Eu sei do que falo...

0.0144 seg. NEW