Iniciar sessão ou registar-se
    • Ca5a
    • 19 março 2024

     # 1

    Bom dia.
    Eu (estrangeiro) vendo um imóvel sem agência, qual seria a forma mais segura de aceitar o pagamento de um comprador (que também não confia em mim)?
    O comprador (também estrangeiro) tem medo de fazer uma transferência bancária para minha conta ANTES de assinarmos o acordo.
    O comprador pode fazer uma transferência para minha conta no momento em que assinarmos uma escritura, mas levará vários dias para que os fundos cheguem (ou não) e não quero correr o risco de assinar a escritura sem fundos já em minha conta.
    O comprador pode dar-me um cheque visado (mas de um banco não português, mas da UE) no momento em que assinarmos a escritura. Mas então como posso ter a certeza de que o cheque não é falso e será aceite pelo meu banco português?
    Por outras palavras, qual é o protocolo mutuamente seguro de aceitação do pagamento na venda de um imóvel em Portugal?

    Original in English:
    Good morning.
    I (a foreigner) sell a property without an agency, what would be the safest way to accept a payment from a buyer (who does not trust me either)?
    Buyer (also a foreigner) is afraid to make a bank transfer into my account BEFORE we sign a deal.
    Buyer can make a transfer into my account the moment we sign an escritura but then it will take several days for the funds to arrive (or not) and I do not want to take a risk signing the deed without funds already in my account.
    Buyer can give me a certified cheque (but from a non-Portuguese but an EU bank) the moment we sign the escritura. But then how do I make sure that the cheque is not fake and will be accepted by my Portuguese bank?
    In other words, what is a mutually safe protocol of accepting the payment when selling a property in Portugal?
    • bit0
    • 28 março 2024

     # 2

    Não sou especialista na área mas eu diria que quando forem ambos (ou prpcuradores) assinar a escritur no notário, é nesse momento que é feito o pagamento. Mas não tem de ser por cheque. Penso que poderá ser por transferência desde que o valor esteja autorizado pelo banco (acho que existe alguma burocracia aí pelo meio).
  1.  # 3

    Fácil. Vão ao notario e fazem uma escritura de promessa de compra e venda.O dinheiro que o outro lhe der ficará registado em como foi para a compra da casa. Se não houver dinheiro o senhor também pode denunciar o contrato.........
  2.  # 4

    Boas, geralmente antes da escritura por hábito faz-se um CPCV, com entrega de sinal. Se algum dos intervenientes não for sério, vai-se logo perceber nesta fase.
    Se quiser saltar o CPCV e avançar directamente para escritura:
    1) caso não tenha conta portuguesa, sugiro que abra conta em um banco qualquer, e que aceite cheque visado no dia dia escritura.

    2) se não quiser abrir conta num banco português, peça uma ao comprador que faça transferência imediata internacional no dia da escritura.

    Em qualquer dos casos o comprovativo de transferência ou cópia do cheque tem de entregue e fica arquivado e associado à escritura.
 
0.0097 seg. NEW