Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A utilização de godo em coberturas é muito comum, como sabem. Contudo, queria evitar o uso deste material para a elaboração de uma cobertura invertida pela dificuldade acrescida que representa caso um dia seja preciso fazer alguma manutenção ou reparação na cobertura.

    Conto, por isso, aplicar lajetas de betão para garantir o peso necessário para manter a camada de isolamento térmico no lugar.

    Agora a questão: umas lajetas de betão armado típicas pesam à volta de 144kg por m2 (com cerca de 4cm de espessura). Este peso propagado para toda a extensão da cobertura é uma brutalidade, pelo que pergunto qual seria o peso aceitável para aplicar numa situação como esta, garantindo que nem as lajetas nem as placas de XPS desaparecem quando o vento soprar forte :)
  2.  # 2

    Colocado por: Nortenho144kg por m2 (com cerca de 4cm de espessura)

    Isso tudo? Uma lajeta térmica comum tipo 50/35 pesa metade disso... Se não for uma cobertura habitualmente transitável, se calhar não precisa de um material tão "bruto". Possivelmente até o godo poderá pesar mais que lajetas térmicas, dependendo da espessura claro.
    Julgo que o que mais importa aqui é o que foi previsto no projeto de estabilidade, a estrutura foi projetada para levar o quê em cima da cobertura? Se quer aplicar uma solução diferente, acho que seria melhor consultar a engenharia.
  3.  # 3

    Lajetas normais é o melhor e devem pesar 25kg por m2 e por cm. Nada de especial
  4.  # 4

    A referência aos 144kg foi retirada daqui:
    https://aclweb.pt/pt/produtos/pavimentos/pavimentos-armados/lajetas-armadas1

    Essa é a especificação do fabricante.

    Fiquei impressionado com o peso aqui indicado, daí a minha dúvida caso se confirme esta ordem de grandeza.
  5.  # 5

    Já agora, sugeriam aguma marca em particular para este efeito? O que pretendo é o material o mais barato possível, tendo em conta a função pretendida, de preferência fabricado ou comercializado na zona norte, que é onde preciso dele.
    A cobertura terá de ser transitável de certo modo, mais que não seja para fazer a manutenção dos equipamentos que lá estão (não é nenhum terraço acessível).
  6.  # 6

    Colocado por: bettencourtLajetas normais é o melhor e devem pesar 25kg por m2 e por cm. Nada de especial
  7.  # 7

    Para que quer lagetas armadas numa cobertura??
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: bettencourtLajetas normais é o melhor e devem pesar 25kg por m2 e por cm. Nada de especial

    Tenho visto lajetas simples e rondam os 80~100kg/m2.

    Pode apontar-me na direcção dessas?
  9.  # 9

  10.  # 10

    A macel tem umas com 3cm de espessura, brancas e custam cerca de 8€/m2
    Coloque um geotêxtil e uma tela pitonada, entre o isolamento e as lajetas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  11.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoPara que quer lagetas armadas numa cobertura??
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Tem razão, nem prestei muita atenção a esse pormenor.
    Naturalmente que bastarão lajetas de betão simples. Agora tenho de encontrar o mais barato que houver, dado que para o efeito nem a questão estética é relevante.
  12.  # 12

    Colocado por: PickaxeA macel tem umas com 3cm de espessura, brancas e custam cerca de 8€/m2
    Coloque um geotêxtil e uma tela pitonada, entre o isolamento e as lajetas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nortenho


    Já contava aplicar a manta geotêxtil, mas não estava a contar aplicar a tela pitonada.
    Será absolutamente necessário? Presumo que seja para garantir a drenagem, mas não tinha a ideia de que é comum aplicar esse tipo de tela nestas coberturas.
  13.  # 13

    Colocado por: Nortenhodado que para o efeito nem a questão estética é relevante.

    Para mim é relevante, uma cor clara é melhor do que uma cor escura, as brancas são as melhores.

    Colocado por: NortenhoSerá absolutamente necessário?

    Eu acho que sim, apenas para proteger o geotêxtil.
    Quanto à drenagem não sei se irá funcionar bem, porque desconfio que os pitons não verão não aguentem o peso das lajetas, mas posso estar enganado. No próximo verão vou analisar uma cobertura que fiz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
 
0.0108 seg. NEW