Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, venho, mais uma vez solicitar a ajuda deste precioso fórum.
    Antes de mais, convém dizer que, muito embora esta matéria tenha já sido discutida, prevalecem algumas dúvidas que gostaria, se fizessem favor, me esclarecessem.

    Estando a construir a minha futura casa, entrei agora na fase de escolher as tintas a aplicar no exterior e interior da mesma. A minha preocupação não tem, no entanto, a ver com as marcas de tinta que eventualmente venham a ser aplicadas, mas sim o "tipo" das mesmas.
    È que, consultando o fórum, e os sites das várias marcas, há uma imensidão de tipos de tintas ( reparem que não estou a falar de acabamentos, se são mate, brilhantes acetinadas, anti insectos etc..), esmalte aquoso, membranas, tintas plásticas etc.. etc.., o que me deixa muito confusa, já que, devo dizer, sou leiga na matéria.

    Por outro lado, há também uma imensidão de primários e sub-capas anti humidade etc...

    Assim, poderiam ajudar-me no seguinte?

    Qual a melhor solução para os acabamentos exteriores, em termos de primários e tipos de tinta a aplicar? Já agora, e pedindo desculpa de colocar tantas questões, se me poderem explicar no que é consistem estes diversos tipos (esmalte aquoso, plástica, membrana, etcc) e as suas principais vantagens e desvantagens, também agradecia.

    A quem me possa esclarecer, desde já muitíssimo obrigada.
  2.  # 2

  3.  # 3

    Mas que celeridade.
    O Blog parece-me muito bom, muito obrigada Paulo.
  4.  # 4

    Muito obrigada pela dica, Paulo, mas consultando o blog devo confessar que o mesmo reproduz, com mais alguns pormenores, o que constava de um site de uma marca de tinta. De facto não me ajudou muito, até me deixou um bocadinho mais confusa. No blog constava a informação que passo a transcrever:
    "Uma boa tinta para fachadas deverá deixar passar a humidade do interior para o exterior (tinta respirável) e nunca deixar passar a humidade do exterior para o interior ( tinta impermeável)"

    Ora, o que devo dizer aos pintores, quando os mesmos me perguntam que tipo de tinta quero? Respirável e impermeável? Mandam-me dar uma volta.

    A que tipo de tinta estará o blog a referir-se?
  5.  # 5

    Colocado por: rochafonsoOra, o que devo dizer aos pintores, quando os mesmos me perguntam que tipo de tinta quero? Respirável e impermeável? Mandam-me dar uma volta.

    Eles é que deviam ir dar uma volta, porque não serão pintores, mas pintoras


    Quer uma excelente tinta para exteriores: Nováqua da CIN
    Primários é os que estão na ficha técnica
  6.  # 6

    Ao ter como referencia o solvente, as tintas classificam-se em:
     Base de água;
     Base de solvente – Aromático ou alifático.

    Quanto à resina, tem-se:
     Base de básica: cal, cimentícios;
     Base de ácidos graxos: acetato de polivinila – PVA;
     Base de acrilatos: acrílicos puros ou associados;
     Base de ácidos: epoxídeos, poliuretanos, alquídeos;

    Quanto à nomenclatura comercial, as tintas podem ser assim classificadas:
     Látex: PVA, acrílicos puros ou acrílicos associados;
     Alquídeos: óleos ou esmaltes;
     Vernizes: poliuretanos, copal;
     Epóxi: tintas epóxi;
     Especiais: borracha clorada ou lacas;
     Fundos: antioxidantes, nivelantes, fixadores de absorção ou corretivos químicos e físicos.

    LÁTEX PVA - (acetato de polivinila)

    A Tinta Látex possui grande rendimento e durabilidade, proporcionando um acabamento fosco aveludado e garantindo ótimo desempenho nas repinturas. Indicada para pinturas externas e internas sobre superfícies de reboco, massa corrida, massa acrílica, texturas, gesso, madeiras, etc. Sendo as cores desenvolvidas com alta tecnologia, ficando assim, firmes e sólidas.
     O Fundo:
    o O Selador PVA pigmentado ou incolor – É aplicado para corrigir a absorção e impedir o sangramento de contaminantes do substrato para o filme;
    o O Fundo preparador de parede (base solvente ou base água) – É aplicado para promover a adequação química (base e ácido), corrigir a pulverulência (agregado miúdo desagregrado do substrato) e a absorção.
     Intermediário
    o Massa PVA (massa corrida) – É aplicada para nivelar a superfície, tornando-a suficientementelisa. É adequada somente ao uso interno. Em ambientes externos, está sujeita à solubilização na presença de água, ocasionando o desprendimento do substrato.
     Acabamento
    o Tinta PVA – É aplicada para promover o acabamento do sistema de pintura.
     Especiais
    o Regulador de brilho – É aplicado para aumentar o brilho da tinta e sua lavabilidade. Será usado somente em ambientes internos; a exposição à forte incidência de raios solares, comum nos ambientes externos, causa seu amarelamento.

    ACRÍLICA

    A Tinta Acrílica é indicada para superfícies de alvenaria interna e externa. Possui acabamentos como semibrilho e fosco.
    Com este tipo de tinta pode-se produzir texturas que são obtidas através de instrumentos específicos como rolos, vassouras, espátulas e outros, para cada tipo de acabamento especificado pelo profissional especializado, que são a ranhura, o vassourado, etc.
     Fundo
    o Fundo preparador de parede (base solvente ou base água) – É aplicado para corrigir a alcalinidade, a pulverulência (evita a perda de areia da argamassa) e a absorção do substrato;
    o Selador acrílico – É aplicado para corrigir a alcalinidade e absorção do substrato.
     Intermediário
    o Massa acrílica – É aplicada para nivelar a superfície, tornando-a suficientemente lisa. É adequada ao uso interno e externo.
     Acabamento
    o Tinta acrílica 100% - É aplicada para promover o acabamento do sistema de pintura. Apresenta maior durabilidade, flexibilidade e resistência a agentes provenientes de intempéries. Indicada para uso interno e especialmente externo.
    o Tinta acrílica modificada (a resina é produto composto de resina acrílica associada a uma ou mais resinas) – É aplicada para promover o acabamento do sistema de pintura, sendo indicada para uso interno e especialmente externo.
     Especiais
    o Verniz acrílico/solvente água – É aplicado para aumentar o brilho da tinta e a lavabilidade. Pode ser utilizado no interior e no
    exterior, não apresentando problemas de amarelamento quando exposto a raios solares;
    o Tinta texturizada – É aplicada para dar à superfície um acabamento texturizado e corrigir imperfeições do substrato.

    ESMALTES / ÓLEOS

    Os Esmaltes e óleos são indicados para uso externo e interno.Com acabamentos que variam do brilhante, acetinado ao fosco.
    A tinta a óleo apresenta boa elasticidade quando aplicada em ambientes externos, sujeitos à ação de raios solares, mas, esta sujeita a modificações em sua aparência. Já a tinta esmalte, por apresentar boa resistência à ação de raios solares, pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos, sem alteração da aparência.
    o Fundo
    o Fundo branco ou fundo sintético – É aplicado para corrigir a alcalinidade e absorção.
    o Intermediário
    o Massa óleo ou massa sintética – É aplicada para nivelar a superfície, tornando-a suficientemente lisa.
    o Acabamento
    o Tinta óleo – É aplicada para promover o acabamento do sistema de pintura;
    o Tinta esmalte sintético – É aplicada para promover o acabamento do sistema de pintura.

    VERNIZES

    Os Vernizes são aplicados em ambientes externos e internos de madeira. Disponível nos acabamentos brilhante e fosco e nos padrões Mogno, Imbuia, Cedro e Cerejeira e muitas vezes podem possuir filtro solar.
    Os Vernizes com solventes alifáticos apresentam desempenho superior aos vernizes com solvente aromáticos, devido à sua maior durabilidade e resistência a agentes externos, que são os raios solares, chuvas e etc.
    Fundo
    o Verniz sintético plástico – É aplicado para impedir que a ação de resinas provenientes de madeiras tropicais atuem sobre o filme da tinta. Indicado para madeiras resinosas;
    o Preservativos ou fungicidas – São vernizes aplicados para proteção de ataques de microrganismos, cupins e traças.
    Intermediário
    o Como todos os niveladores de superfície, formam um filme opaco, torna-se impróprio seu uso, visto que os vernizes são tintas transparentes e permitem a visualização do substrato.
    Acabamento
    o Verniz poliuretano com filtro solar mono componente fosco e solvente alifático – É aplicado como acabamento do sistema de pintura, em superfícies externas e internas;
    o Verniz poliuretano sem filtro solar mono componente fosco e solvente alifático – É aplicado como acabamento do sistema de pintura em superfícies internas;
    o Verniz poliuretano com filtro solar mono componente brilhante e solvente alifático – É aplicado como acabamento do sistema de pintura, em superfícies externas e internas;
    o Verniz poliuretano sem filtro solar mono componente brilhante e solvente alifático – É aplicado como acabamento do sistema de pintura em superfícies internas;
    o Verniz poliuretano com filtro solar mono componente fosco e solvente aromático – É aplicado como acabamento do sistema de pintura, em superfícies externas e internas;
    o Verniz poliuretano sem filtro solar mono componente fosco e solvente aromático – É aplicado como acabamento do sistema de pintura em superfícies internas;
    o Verniz poliuretano com filtro solar mono componente brilhante e solvente aromático – É aplicado como acabamento do sistema de pintura, em superfícies externas e internas;
    o Verniz poliuretano sem filtro solar mono componente brilhante e solvente aromático – É aplicado como acabamento do sistema de pintura em superfícies internas;
    o Verniz poliuretano com filtro solar bi-componente – alifático e aromático – É aplicado em ambientes moderadamente agressivos;
    o Verniz poliuretano sem filtro solar bi-componente – alifático e aromático – É aplicado em ambientes moderadamente
    agressivos. O verniz fosco, sem filtro solar, deverá ser aplicado somente em ambientes internos.
    o Vernizes de coloração (Verniz sintético especial / brilhante ou acetinado) - São aplicados como acabamento do sistema de pintura para coloração de madeiras em geral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, kami, alv, Sobreiro, rusty, TR&R
  7.  # 7

    Boa noite,
    Numa pintura de raiz aconselha-se a aplicação de uma demão de primario e duas demãos de tinta.
    O primário tem como função selar o suporte e neutralizar a alcalinidade do mesmo. Existem primarios de base solvente e de base aquosa. Eu aconselho sempre a utilização de base solvente no exterior pois existem rebocos com muita cal e já tive maus resultados com primarios aquosos.
    No exterior deve ser sempre primeira opção o uso de tintas 100% acrilicas pois têm uma maior resistência. Das tintas para exterior que existem, numa parede nova, aconselho uma destas opções:
    Plásticas: Tintas à base de água para pintura de rebocos em bom estado (sem fissuração) pois deixa uma pelicula fina que não disfarça imperfeições.

    Areado fino: Deixo esta opção porque é bastante usual verem-se rebocos novos com microfissuras. Como os solos ainda não estão estabilizados, é normal ocorrer microfissuração nos primeiros anos. Esta tinta permite corrigir este problema aliado.

    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  8.  # 8

    Muito obrigada a todos, vou estudar atentamente o tratado do Fernando (que muito agradeço) e depois dou novas sobre o que decidir.
  9.  # 9

    Colocado por: PauloCorreia
    Eles é que deviam ir dar uma volta, porque não serão pintores, mas pintoras


    Quer uma excelente tinta para exteriores: Nováqua da CIN
    Primários é os que estão na ficha técnica
    Desculpe, tenho alguns anos de trabalho como pintora de interiores, clientes que recomendam os meus serviços, trabalhos que respaldam o meu bom nome e não percebi o que o forista PauloCorreia quis dizer com tal afirmação...
    Atenciosamente,
  10.  # 10

    Colocado por: Raquel_CarmonaDesculpe, tenho alguns anos de trabalho como pintora de interiores, clientes que recomendam os meus serviços, trabalhos que respaldam o meu bom nome e não percebi o que o forista PauloCorreia quis dizer com tal afirmação...
    Atenciosamente,


    É uma forma depreciativa que temos para designar profissionais que se gabam de serem algo e nem aprendizes são. É também muito usado com os carpinteiros/carpinteiras.

    Concerteza que o seu bom nome está bem protegido pelo seu trabalho, porque é o nosso nome que nos protege e não a nossa profissão. Dessa forma, o seu bom nome estará tão protegido quanto maior for a qualidade do seu trabalho e como afirma que ele é bom, não se deve preocupar com isso.

    É que eu sou empreiteiro, sabe, e se me fosse a chatear de cada vez que oiço falar desses aldrabões dos empreiteiros, já teria mudado de profissão.
    • A.M
    • 25 janeiro 2011

     # 11

    Boas,tendo no meu contrato (CPCV), a utilização de tintas da marca "CIN" por parte do empreiteiro, e verifiquei que o empreiteiro utilizou tinta da marca "Europa"!!

    Se alguém aqui no fórum, me sabe dizer qual delas é mais cara?E mais importante a diferença por litro?Como pago os extras, também tem de descontar as poupanças!!
  11.  # 12

    Colocado por: A.Mme sabe dizer qual delas é mais cara?E

    A Europa não conheço, mas mais cara que a cin deve ser difícil

    Colocado por: A.ME mais importante a diferença por litro?

    Uma lata de 15lt dá mais ou menos para 40m2 mas depende das tintas usadas. peça a tabela de preços das Tinta europa e veja a diferença de preço (A da Cin eu tenho)
    Sem saber que tinta usou e que tinta estava prevista é dificil

    Colocado por: A.MComo pago os extras, também tem de descontar as poupanças!!

    Claro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.M
  12.  # 13

    Colocado por: A.MBoas,tendo no meu contrato (CPCV), a utilização de tintas da marca "CIN" por parte do empreiteiro, e verifiquei que o empreiteiro utilizou tinta da marca "Europa"!!

    Se alguém aqui no fórum, me sabe dizer qual delas é mais cara?E mais importante a diferença por litro?Como pago os extras, também tem de descontar as poupanças!!


    Só por curiosidade. Reparei nesta fábrica de tintas ao passar no IP4 na zona de Vila Real!

    Nunca pintei uma parede (vou ver se aprendo o suficiente para pintar pelo menos os muros lá de casa...)

    Aproveito para questionar os especialistas sobre outras tintas nacionais, nomeadamente custo/qualidade. Neuce, titan,potro, arco-iris, 2000, isoltintas, dankal, dissoltin,tsl, siclave, etc...
  13.  # 14

    Aproveito para questionar os especialistas sobre outras tintas nacionais, nomeadamente custo/qualidade. Neuce, titan,potro, arco-iris, 2000, isoltintas, dankal, dissoltin,tsl, siclave, etc...
    se for para caiar muros serve
  14.  # 15

    Colocado por: PauloCorreia
    É uma forma depreciativa que temos para designar profissionais que se gabam de serem algo e nem aprendizes são. É também muito usado com os carpinteiros/carpinteiras.
    Concerteza que o seu bom nome está bem protegido pelo seu trabalho, porque é o nosso nome que nos protege e não a nossa profissão. Dessa forma, o seu bom nome estará tão protegido quanto maior for a qualidade do seu trabalho e como afirma que ele é bom, não se deve preocupar com isso.
    É que eu sou empreiteiro, sabe, e se me fosse a chatear de cada vez que oiço falar desses aldrabões dos empreiteiros, já teria mudado de profissão.

    Não sabia sr. empreiteiro, mas que é uma forma depreciativa eu já tinha percebido (e nem sei porque me dou ao trabalho de refilar com estas pérolas do mundo masculino...), e por isso questionei, como estamos no século XXI, e embora o mundo da construção civil seja maioritariamente masculino, e este panorama já tem vindo a ser alterado com a presença do género feminino cada vez mais activo (sobretudo na área de estuques e pintura), pensei que fosse lenda serem ainda tão machistas. Mas pronto... estamos aqui para aprender...uma vez esclarecida... obrigada!
  15.  # 16

    Reavivo o tópico para perguntar se tinta plástica é o mesmo que tinta acrílica.
  16.  # 17

    Colocado por: NortenhoReavivo o tópico para perguntar se tinta plástica é o mesmo que tinta acrílica.
    entenda por plástica toda a tinta que formam um filme único depois de seca ...
  17.  # 18

    Que tinha (ou tintas) recomendariam para aplicar num tecto em gesso projetado ("seral") e em paredes de acabamento areado?
  18.  # 19

    Colocado por: NortenhoQue tinha (ou tintas) recomendariam para aplicar num tecto em gesso projetado ("seral") e em paredes de acabamento areado?
    directamente latex ou silicato barato .
 
0.0226 seg. NEW