Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Hoje uma arquiteta falou-me que pedir a licença de habitação numa construção nova está mais simplificado. Assim por alto, basta um termo de responsabilidade e pode-se pedir, sendo que assumem que temos tudo em ordem, claro há fiscalizações.

    Alguém sabe de alguma coisa? Tentei encontrar mais detalhes mas sem sucesso!
  2.  # 2

    Lei 10/2024.
    boa sorte.
  3.  # 3

    Finalmente
    Concordam com este comentário: alexpr
  4.  # 4

    Basta ler o decreto-Lei n.º 10/2024, de 8 de janeiro. Está lá tudo.
  5.  # 5

    Colocado por: nunogouveiaBasta ler o decreto-Lei n.º 10/2024, de 8 de janeiro. Está lá tudo.


    Dei uma leitura rápida, mas só vi simplificação no processo de obtenção de licença de construção! Para obter a licença de habitação não consegui obter nenhuma informação clara!
  6.  # 6

    Colocado por: reator22Dei uma leitura rápida
    pois terá de ler melhor
  7.  # 7

    está na portaria 71A/2024
    Concordam com este comentário: diouf_matos
      Screenshot-2024-03-20_15.04.24.png
  8.  # 8

    A única simplificação que existe é que antes era necessário entregar toda a documentação na câmara e esta verificava se estava tudo OK antes de emitir a Autorização de Utilização.
    Neste momento a documentação é exatamente a mesma mas a responsabilidade de a verificar é do técnico que emite o termo de responsabilidade.
    Se antes este termo custava 250€ porque o técnico não tinha trabalho nenhum, agora não me parece que custe o mesmo.
    Em resumo o processo não é mais simples nem mais barato para o DO
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaA única simplificação que existe é que antes era necessário entregar toda a documentação na câmara e esta verificava se estava tudo OK antes de emitir a Autorização de Utilização.
    Neste momento a documentação é exatamente a mesma mas a responsabilidade de a verificar é do técnico que emite o termo de responsabilidade.
    Se antes este termo custava 250€ porque o técnico não tinha trabalho nenhum, agora não me parece que custe o mesmo.
    Em resumo o processo não é mais simples nem mais barato para o DO


    Parece-me que o DO já não precisa de pedir Certificado Energético, Acústico etc... ou o Diretor de Obra, não confia no trabalho que fez?
  10.  # 10

    Colocado por: diouf_matosParece-me que o DO já não precisa de pedir Certificado Energético, Acústico etc...

    Claro que precisa.
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Claro que precisa.


    Para que finalidade?
  12.  # 12

    Colocado por: diouf_matosPara que finalidade?

    Para comprovar ao DO ou a futuros compradores que o construído correspondem ao projetado
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvaA única simplificação que existe é que antes era necessário entregar toda a documentação na câmara e esta verificava se estava tudo OK antes de emitir a Autorização de Utilização.
    Neste momento a documentação é exatamente a mesma mas a responsabilidade de a verificar é do técnico que emite o termo de responsabilidade.
    Se antes este termo custava 250€ porque o técnico não tinha trabalho nenhum, agora não me parece que custe o mesmo.
    Em resumo o processo não é mais simples nem mais barato para o DO


    A questão que para mim é mais relevante, é que ja não há alvará de utilização (segundo o arquiteto) pelo que a última tranche do banco fica despendente do que? Conseguiremos pedir a última tranche com mais brevidade?
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    Para comprovar ao DO ou a futuros compradores que o construído correspondem ao projetado


    Quem poupa na Fiscalização, não vai querer gastar dinheiro nisso 😂
    • trap3d
    • 20 março 2024 editado

     # 15

    Colocado por: reator22

    A questão que para mim é mais relevante, é que ja não há alvará de utilização (segundo o arquiteto) pelo que a última tranche do banco fica despendente do que? Conseguiremos pedir a última tranche com mais brevidade?


    Também gostava de saber, porque o avaliador do banco falou a mesma treta…🤔
  15.  # 16

    Penso que essa questão só se aplica aos novos processos
 
0.0163 seg. NEW