Iniciar sessão ou registar-se
    • rcsb
    • 24 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Olá!

    Tenho um pedido de crédito a decorrer num banco, no valor de 110.000 €, sendo que o valor da escritura é 120.000€ e o valor previsto para avaliação é 145.000€. O valor da pertação é +- 300€
    o meu vencimento é de 500€ e o do meu namorado é de 650€. Eu não estou efectiva, mas ele está.

    Neste momento pediram-me fiadores devido ao montante e ao facto de eu não estar efectiva.

    Há a possibilidade de serem os meus pais fiadores, mas o meu pai não tem rendimentos declarados e a minha mãe só ganha 500€. Eles têm umas poupanças no valor de +- 14.000€ no mesmo balcão onde pedi o empréstimo, embora estejam a pagar 190€ da prestação da casa noutro banco.

    A questão que coloco é: Será que eles servem como fiadores ou terei de procurar outra alternativa?

    Obrigado
    •  
      FD
    • 24 fevereiro 2010

     # 2

    Colocado por: rcsbSerá que eles servem como fiadores ou terei de procurar outra alternativa?

    Só o banco poderá dizer isso. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcsb
  1.  # 3

    Pelo que tenho visto nos últimos tempos, os seus pais é que deveriam estar a pensar seriamente: será que a minha filha merece que sejamos seus fiadores?
    • rcsb
    • 24 fevereiro 2010

     # 4

    Penso que nesse caso não tenho problema. Os meus pais confiam em mim. Nunca lhes dei motivos para desconfiarem de mim...
  2.  # 5

    O problema poderá não Você, rcsb...

    Pintemos um cenário negro.

    Suponha que você e o seu NAMORADO se desentendem e você sai de casa.
    Apesar disso, OS SEUS PAIS continuarão como fiadores...

    Lembre-se que os seus pais serão fiadores do empréstimo até ao fim do prazo do contrato.

    Já agora, 300euros/mês para um empréstimo de 110.000,00euros? Quer dizer que optaram por um prazo de 50 anos?
    É UM ERRO.
    Deviam aproveitar agora que a taxa de juro está bastante baixa para pagar o máximo de capital possível.
    Isto é, deviam apertar o prazo para o mínimo possível-

    E quando as taxas subirem poderão pedir ao banco para aumentar o prazo - aliviando o valor da prestação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcsb
  3.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Já agora, 300euros/mês para um empréstimo de 110.000,00euros? Quer dizer que optaram por um prazo de 50 anos?
    É UM ERRO.
    Deviam aproveitar agora que a taxa de juro está bastante baixa para pagar o máximo de capital possível.
    Isto é, deviam apertar o prazo para o mínimo possível-


    Certíssimo!


    Colocado por: rcsbHá a possibilidade de serem os meus pais fiadores, mas o meu pai não tem rendimentos declarados e a minha mãe só ganha 500€. Eles têm umas poupanças no valor de +- 14.000€ no mesmo balcão onde pedi o empréstimo, embora estejam a pagar 190€ da prestação da casa noutro banco.


    Tenho dúvidas que seja possível eles serem fiadores de uma prestação de 300 eur, tendo um rendimento líquido de estável de 310 eur (500-190)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcsb
  4.  # 7

    muito cuidado com créditos, a mim nao
    • rcsb
    • 26 fevereiro 2010

     # 8

    Obrigado por todos os comnetários!

    Estou a pensar em pedir uma declaração à entidade patornal onde conste que me encontro efectiva (o que não é verdade) e assim evitaria colocar os meus pais como fiadores.

    O que acham?
  5.  # 9

    Dúvido que a entidade patronal emita tal declaração.
    • rcsb
    • 26 fevereiro 2010

     # 10

    Porquê?

    Que conseuqencias pode trazer para a empresa se a declaração pode mencionar que é apenas para efeitos bancários?
  6.  # 11

    Colocado por: rcsbQue conseuqencias pode trazer para a empresa se a declaração pode mencionar que é apenas para efeitos bancários?


    Assim de repente, tanto você como a entidade patronal estariam a cometer um crime de falsificação de documento. Tirando isso, nenhum problema.
  7.  # 12

    .. A empresa estaria a prestar falsas declarações.
  8.  # 13

    Colocado por: rcsbPorquê?

    Que conseuqencias pode trazer para a empresa se a declaração pode mencionar que é apenas para efeitos bancários?


    Mentira tem perna curta e iam ambos sofrer as consequências.
  9.  # 14

    “Constituindo a falsificação de documentos uma falsificação da declaração incorporada no documento cumpre distinguir as diversas formas que o acto de falsificação pode assumir: falsificação material e ideológica. Enquanto na falsificação material o documento não é genuíno, na falsificação ideológica o documento é inverídico: tanto é inverídico o documento que foi objecto de uma falsificação intelectual como no caso de falsidade em documento. Na falsificação intelectual o documento é falsificado na sua substância, na falsi-ficação material o documento é falsificado na sua essência material.”.
    Ora a falsificação intelectual é justamente aquela que vem prevista no artº 256º nº 1 b) CP, a qual se verifica quando se faz constar de documento verdadeiro um facto falso, desde que este facto seja como é evidente juridicamente relevante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcsb
    • rcsb
    • 26 fevereiro 2010

     # 15

    Pois, então não será boa ideia.

    Vou ter mesmo de arranjar fiadores e não sei se os meus pais vão poder sê-lo, uma vez que o meu pai não tem rendimentos declarados.

    Não queria mesmo pedir a pessoas mais afastadas. Se fosse eu tb pensaria 2 vezes antes de ser faiadora de alguém.

    Enfim, não sei o que fazer....
  10.  # 16

    Não compre, alugue, é mais prudente. Segundo o que diz, não me parece que tenham a vida suficientemente estável para se comprometerem com uma dívida e seria mais prudente não meter os seus pais nesse negócio, eles já têm problemas suficientes com o crédito deles.
  11.  # 17

    Colocado por: MatildeNão compre, alugue, é mais prudente. Segundo o que diz, não me parece que tenham a vida suficientemente estável para se comprometerem com uma dívida e seria mais prudente não meter os seus pais nesse negócio, eles já têm problemas suficientes com o crédito deles.


    Eu diria o mesmo.
    A paciência é uma virtude.
  12.  # 18

    Digo mais: não alugue, arrende!
    O mais racional é arrendar, mesmo que a renda seja um bocado mais elevada. Tem sempre a vantagem de não ficar presa a uma casa. Se os vizinhos chatearem, se arranjar emprego a 300kms de dist., se começar a entrar água pelo tecto, em pouco tempo arranja outra casa e manda o senhorio às urtigas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaD
  13.  # 19

    Os seus País serem fiadores é uma vantagem, mas neste caso não parece viável, a não ser num banco onde seja muito conhecido e tenha lá uma boa poupança, se não forem os País, é quase impossível, terão de ter um rendimento mesmo muito bom, isto dependendo se têm empréstimos e o nº do agregado, somando o seu empréstimo, imaginemos que os seus fiadores têm 2 filhos e ambos trabalham e não têm créditos, os rendimentos mínimos dos seus fiadores teriam de ser cerca de 2000.00€ líquidos declarados, agora imagine que como a maioria de nós tem um empréstimo é só somar.

    Mais se não está efectiva irá ter um spread mais elevado, aliado aos baixos rendimentos o banco até lhe pode emprestar mas vai sair muito caro, faça as contas e pondere alugar, até ter uma situação mais favorável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcsb
    • rcsb
    • 28 fevereiro 2010

     # 20

    Obrigado pelo seu comentário Asilvamachado.

    Hoje em dia se vamos esperarar ficar efectivos, ou ter melhores rendimentos, só quando tivermos no minimo uns 40 anos é que poderemos comprar um coisa nossa.
 
0.0218 seg. NEW