Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Pode a assembleia de condominos deliberar por maioria a contratação de um seguro multirriscos para as partes comuns do imovel e obrigar todos os condominos a efetuar o pagamento do premio?

    Obrigado
    • size
    • 20 março 2024 editado

     # 2

    Nin...
    Qual o interesse de um seguro MULTIRRISCOS exclusivo para as áreas comuns do prédio ?
    Haverá alguma Seguradora interessada ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendufo
  2.  # 3

    Alguns exemplos de partes comuns num edifício:

    Terreno onde está construído o edifício.
    Alicerces, paredes-mestras, pilares e colunas.
    Caixas de elevador, escadas, corredores, sótão ou águas furtadas.
    Telhado e terraço de cobertura.
    Entradas de uso comum.
    Instalações gerais de água, eletricidade, gás, ar condicionado e comunicações.

    Estas instalações comuns gerais de água incluem:
    Prumadas de esgotos das cozinhas
    Prumadas de esgotos das casas de banho
    Canalização de águas limpas até ao contador (olho de boi)

    As instalações de água são as que com o tempo, dão mais problemas e são Seguradas por quem tem o Seguro Comum do Prédio.

    Se não houver Seguro Comum cada fracção tem de fazer prova de que tem seguro próprio.

    Mas muitas vezes há o Seguro Geral do Prédio e cada fracção tem também a sua apólice individual.

    No meu prédio, não há Seguro Geral, cada fracção tem o seu Seguro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendufo
  3.  # 4

  4.  # 5

    Colocado por: sizeNin...
    Qual o interesse de um seguro MULTIRRISCOS exclusivo para as áreas comuns do prédio ?
    Haverá alguma Seguradora interessada ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rendufo


    O meu dilema é mesmo esse, se a minha fração já tem seguro multirriscos que cobre a minha permilagem caso haja danos nas partes comuns, porque é que eu tenho que acatar a decisão da assembleia e pagar outro com as mesmas coberturas....
    Compreendo que seja mais simples existir apenas uma apólice para gerir os sinistros nas partes comuns e simplifica o processo de sinistro, mas, cancelar a apolice indexada a um credito habitação, irá provavelmente alterar as condições do emprestimo e carece de concordancia da entidade bancaria...
    Daí estar à procura de "Legislação" que sustente a impugnação daquela decisão, ou pelo menos que seja alterada e quem quiser contratar o seguro é que paga por ele
  5.  # 6

    Colocado por: Rendufominha fração já tem seguro multirriscos que cobre a minha permilagem caso haja danos nas partes comuns


    Do conhecimento que tenho esses seguros multi riscos (recheio) não abrangem as partes comuns. Ao contrário do seguro de paredes.
    Não sei se negociando dá para incluir.

    Se for o caso (multi riscos abrange) sempre pode retirar essa parcela do seu seguro na próxima renovação e passar a ter seguro do condomínio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendufo
    • size
    • 20 março 2024

     # 7

    Colocado por: Rendufo

    O meu dilema é mesmo esse, se a minha fração já tem seguro multirriscos que cobre a minha permilagem caso haja danos nas partes comuns, porque é que eu tenho que acatar a decisão da assembleia e pagar outro com as mesmas coberturas....
    Compreendo que seja mais simples existir apenas uma apólice para gerir os sinistros nas partes comuns e simplifica o processo de sinistro, mas, cancelar a apolice indexada a um credito habitação, irá provavelmente alterar as condições do emprestimo e carece de concordancia da entidade bancaria...
    Daí estar à procura de "Legislação" que sustente a impugnação daquela decisão, ou pelo menos que seja alterada e quem quiser contratar o seguro é que paga por ele


    Tendo esse seguro de MULTIRRISCOS afecto ao empréstimo bancário, não pode ser obrigado a aderir a outro seguro com a mesma cobertura.
    Apresente ao administrador prova do seu seguro, exigindo a desvinculação do suposto seguro que pretendam levar a efeito.

    Porquê um seguro Multirriscos, apenas para as áreas comuns, quando a lei exige, sim, um seguro obrigatório de incêndio para as próprias frações, que na pratica abrange as áreas comuns
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendufo
 
0.0129 seg. NEW