Iniciar sessão ou registar-se
    • mmgreg
    • 21 março 2024 editado

     # 1

    Boa tarde.

    Estou interessada numa casa, situada em REN, que tem uma piscina.

    O agente imobiliário enviou-me um carta da Câmara da zona que foi enviada ao proprietário, a dizer que a piscina estava ilegal e que devia solicitar o seu licenciamento após a entrada em vigor do novo PDM.

    Pelo que percebi, as construções em REN implicam autorização do CCDR, neste caso LVT. Assim sendo, não acham estranho que a câmara diga para pedir o licenciamento após a entrada do novo PDM quando aparentemente licenciar uma piscina em REN é impossível? Estive a ver o novo PDM e não verifiquei nenhuma alteração na área que permitisse a sua legalização.

    Qual é a vossa opinião sobre o conteúdo da carta da Câmara? Obrigada,

    M.

    PS- editado após o comentário do Anthony.
  1.  # 2

    Colocado por: mmgregcarta da Câmara da zona que foi enviada ao proprietário
    Quem deve solicitar a legalização é o atual proprietário.. que vai você fazer se tentar legalizar e lhe disserem que nao é possível de ser feito?


    Colocado por: mmgregnão acham estranho que
    eles estão a passar lhe a batata quente para si. depois quem vai gastar tempo e trabalho e possivelmente a demolição será vc.


    Colocado por: mmgregQual é a vossa opinião?
    a minha opiniao é que vai comprar uma dor de cabeça
  2.  # 3

    Concordo consigo, mas não compreendo o porquê de uma Câmara embargar uma piscina e pedir para licenciar depois do PDM. Acho estranho. É essa a minha questão.

    Agradeço o comentário. Temo-nos livrado de dores de cabeça e esta também deverá ser evitada.
  3.  # 4

    Colocado por: mmgregmas não compreendo o porquê de uma Câmara embargar uma piscina e pedir para licenciar depois do PDM
    é uma resposta automática.. mas trocado por miudos a CM está a passar a batata quente a si. tem de fazer uma comunicação à REN/CCDR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  4.  # 5

    É possivel legalizar uma piscina em REN...
    Mas depende... de todos os predicados ( regulamento do pdm e enquadramento nas plantas de ordenamento) para o concelho em causa e também para o tipo de REN.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  5.  # 6

    Só vendo a carta, que é estranha.

    É possível fazer uma piscina em REN, carece de projeto e pareceres.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  6.  # 7

    Colocado por: callinasSó vendo a carta, que é estranha.
    não é assim tão estranho quanto isso. sendo REN a CM nao se prenuncia .. passa a bola para a CCDR que dará um parecer definitivo sobre a legalidade da situação.

    mas tudo isso dá trabalho e deve ser tratado ANTES da venda/compra.
    a minha regra 1 nisto é nao comprar nada que não esteja devidamente regularizado
  7.  # 8

    Colocado por: antonylemosnão é assim tão estranho quanto isso. sendo REN a CM nao se prenuncia .. passa a bola para a CCDR que dará um parecer definitivo sobre a legalidade da situação.

    mas tudo isso dá trabalho e deve ser tratado ANTES da venda/compra.
    a minha regra 1 nisto é nao comprar nada que não esteja devidamente regularizado


    Poupe-se às dores de cabeça. O actual proprietário que trate e compre depois de tudo tratado.
    Deverá ainda certificar-se que o edificado (casa) tem correspondência com o projecto aprovado pela CM
  8.  # 9

    Bom dia.

    Liguei para a Câmara e andei a confrontar o velho com o novo PDM e a piscina assim como o terreno vão deixar de estar em REN.

    Liguei para a Câmara e disseram-me parar pedir os mapas do terreno do futuro PDM para confirmar.

    O PDM vai entrar em vigor no Verão.
  9.  # 10

    Colocado por: antonylemosnão é assim tão estranho quanto isso. sendo REN a CM nao se prenuncia .. passa a bola para a CCDR que dará um parecer definitivo sobre a legalidade da situação.

    mas tudo isso dá trabalho e deve ser tratado ANTES da venda/compra.
    a minha regra 1 nisto é nao comprar nada que não esteja devidamente regularizado

    Disse que é estranho, pois diz a câmara para legalizar depois de sair o PDM. Não é normal essa resposta, pois se obra esta ilegal, o requerente tem de repor a legalidade de imediato.Alem disso é possível construir piscina de apoio ao edifício principal, em REN, tem de se instruir o processo devidamente.


    Mas agora pensando melhor, só se já se sabe que aquela zona não vai estar em REN, mas pelo que se tem visto, a REN vai aumentar nos próximos PDM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  10.  # 11

    Colocado por: mmgregBom dia.

    Liguei para a Câmara e andei a confrontar o velho com o novo PDM e a piscina assim como o terreno vão deixar de estar em REN

    O PDM vai entrar em vigor no Verão.

    Está aqui a resposta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  11.  # 12

    Entretanto fomos ver a casa pessoalmente. Não estava a conseguir compreender o porque de o proprietário não aguardar mais um tempo para licenciar e vender mais caro.

    Ora, vendo a piscina, acho que ela está avariada e que é necessário abrir. Tenho dificuldade em usar os termos técnico mas a piscina tem, na sua superfície, uma zona que abateu e onde é terra. O lado que está "normal" tem uma estrutura em betão como que a segurar ou suster a zona da terra, pois o terreno é inclinado.

    Disseram-me que a bomba está avariada e que por isso não está ligada. Disseram o valor de uma bomba nova, supostamente acessível. Ora, se é acessível, mais sentido faz que arranjem antes de vender. Mas mesmo nas fotos em que a casa está pintadinha e bonita, a água da piscina está verde.

    Ou seja, fico na dúvida se esta piscina alguma vez funcionou sequer.
  12.  # 13

    Uma bomba são 150 euros se tanto.

    Não reparam porque não faz sentido investir em equipamento, quando que compra poderá por a sua vontade. Desde tratamento UV a salino, izoni, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  13.  # 14

    Colocado por: callinasUma bomba são 150 euros se tanto.
    .. sim.. e as obras à piscina? pela descrição a coisa não me parece lá muito estável

    Colocado por: mmgregna sua superfície, uma zona que abateu e onde é terra. O lado que está "normal" tem uma estrutura em betão como que a segurar ou suster a zona da terra, pois o terreno é inclinado.
    Concordam com este comentário: mmgreg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  14.  # 15

    Colocado por: callinasUma bomba são 150 euros se tanto.

    Não reparam porque não faz sentido investir em equipamento, quando que compra poderá por a sua vontade. Desde tratamento UV a salino, izoni, etc


    Então pior ainda. Por 150 euros, como vendedora, eu compraria a bomba para ter uma piscina a funcionar e com àgua límpida.

    A casa está fechada há uns anos e comparando as fotos de quando estava pintadinha com aspecto novo com as de agora, vemos que a piscina já estava assim há uns bons anos.

    Como as praias fluviais na zona não são muito interessantes, a piscina torna-se essencial. Decidimos não avançar.
 
0.0187 seg. NEW