Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Estou numa situação algo complicado e se alguem pudesse ajudar ficava agradecido.
    Então é o seguinte
    Vivo numa casa alugada que é ao lado de outra casa que era do mesmo senhorio, mas o senhorio vendeu a casa do lado.
    Tenho um poço do lado da casa em que vivo que servia as duas casas.
    Agora pelo que o senhorio diz, quando vendeu fez a cedência de agua através do poço que esta do meu lado.
    A situação é que este poço já não tem muita água e como vão reconstruir a casa que foi vendida na altura do Verão, provavelmente ficarei sem água alguns dias.
    Por tanto as minhas questões são as seguintes.

    O senhorio pode fazer essa cedência sem me consultar?

    Caso falte a água, e tenha que pedir para ser reabastecido, quem paga?

    O novo dono da habitação caso tenha algum problema com o motor dele, tera que entrar no meu terreno para fazer a reparação? Obrigando a eu estar por casa nesse dia, uma vez que não vou ceder a minha chave de casa a um desconhecido.
  2.  # 2

    Colocado por: Pedro Robertoque servia as duas casas
    .. que serve as duas casas.

    Colocado por: Pedro RobertoO senhorio pode fazer essa cedência sem me consultar?
    pode. essa água não é sua. é dele.

    Colocado por: Pedro RobertoCaso falte a água, e tenha que pedir para ser reabastecido, quem paga?
    reabestecido do quê?, ninguem

    Colocado por: Pedro RobertoO novo dono da habitação caso tenha algum problema com o motor dele, tera que entrar no meu terreno para fazer a reparação?
    sim

    Colocado por: Pedro RobertoObrigando a eu estar por casa nesse dia, uma vez que não vou ceder a minha chave de casa a um desconhecido.
    imagino que o poço nao esteja dentro da sua casa. apenas tem de dar acesso ao poço que já nos disse estar AO LADO da casa. é uma questão de combinar um dia/hora que dê para os dois, tal como faria qq pessoa civilizada
    Concordam com este comentário: Ciccardi
  3.  # 3

    Sr Antony Lemos

    Como referi o poço tem pouca água, imagine que chego a casa um dia e não tenho água, que secou o poço, (uma vez que vão utilizar bastante água para a reconstrução, que será feita em pleno Verão), não referi mas não passa água da companhia, sendo o poço a única maneira de ter água, secalhar terei que chamar o camião dos bombeiros para reabastecer o poço certo? E eles cobram um valor, quem paga esse valor??

    Peço desculpa se me expliquei mal, mas sim o poço esta dentro do terreno que estou a habitar, inclusive dentro de um espaço que utilizo como arrecadação, uma vez que sempre me foi cedido para tal usar essa arrecadação.
    • size
    • 24 março 2024

     # 4

    Não se pode opor ao ónus que existe na partilha da água do poço.

    É muito natural que no verão surja a escassez de água no poço, ou até ficar seco...

    Terá que apresentar esse problema ao senhorio no sentido de conseguir uma alternativa, caso seja possível, senão, terá que rescindir o contrato e procurar outra casa com abastecimento de água da rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Roberto
  4.  # 5

    Surgiu uma outra questão que se poderem também ajudar eu agradeço.
    Caso eu chegue a um acordo com a senhoria e consiga comprar o terreno onde estou, tenho que mesmo assim ceder a água?
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro Robertotenho que mesmo assim ceder a água?

    Depende do que constar nos documentos de ambas as propriedades.
    Isso é um caso bicudo. Como é que divide a água de um poço? Só colocando um contador para cada proprietário e assim haver equilibrio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Roberto
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro RobertoComo referi o poço tem pouca água, imagine que chego a casa um dia e não tenho água, que secou o poço,
    a quantidade de água é irrelevante.

    Colocado por: Pedro Robertosecalhar terei que chamar o camião dos bombeiros para reabastecer o poço certo? E eles cobram um valor, quem paga esse valor??
    quem paga a água é quem chamou.. nesse caso você.

    Colocado por: Pedro RobertoCaso eu chegue a um acordo com a senhoria e consiga comprar o terreno onde estou, tenho que mesmo assim ceder a água?
    obviamente. a água será sempre dos dois. o que terá de fazer é comprar a água também ao vizinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Roberto
  7.  # 8

    Colocado por: sognimIsso é um caso bicudo
    de bicudo nao tem nada.. é bastante simples e linear visto que a venda incluiu a água do poço..
    Colocado por: Pedro RobertoAgora pelo que o senhorio diz, quando vendeu fez a cedência de agua através do poço que esta do meu lado.
  8.  # 9

    Quando digo bicudo, é como é que se divide a água de um poço? que pelo visto terá de servir as duas casas, pois não existe água da rede, tem tudo para dar conflitos.
    Então o senhorio arrenda a propriedade (pressupõe-se que total) inclusivé com a água proveniente do poço e recebe renda por tal e depois vai ceder a água ao proprietário da outra casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Roberto
  9.  # 10

    não sei se estou a ver bem mas utilizar água de um poço para consumo regular de uma habitação não é legal á partida.
  10.  # 11

    Sr Marco so uso para tomar banho, cozinhar e regar o jardim.
    E acredito que seja ilegal, mas senão passa aqui água da companhia, não há outra solução
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro RobertoSr Marco so uso para tomar banho, cozinhar e regar o jardim.

    tambem queria usar para mais o quê?
    isso é uma situação deveras irregular, o seu senhorio realmente...tem contrato legal disso?
  12.  # 13

    Colocado por: marco1
    tambem queria usar para mais o quê?
    isso é uma situação deveras irregular, o seu senhorio realmente...tem contrato legal disso?


    Então boa parte destes não podem arrendar...

    "Portugal Continental tem 861 mil casas que não estão ligadas à rede pública de água".



    Rede pública
    Concordam com este comentário: Pedro Roberto
  13.  # 14

    e ?
    estão regulares?
  14.  # 15

    Sim tenho contrato declarado nas finanças
    Não é regular, mas o que faço, faço como antigamente e vou buscar agua aos fontanarios?
  15.  # 16

    bem... se lhe faltar a água durante o verão, tb vai faltar para a obra do vizinho. Não é grande consolo, mas o vizinho provavelmente vai ter que pensar num plano B para fazer a obra.

    já é raro estas situações, mas ainda existem. a agua da rede não passa proximo, mas o senhorio como tem a casa servida pelo poço, nunca ligou a casa à rede, ou agua da rede passa longe?

    se a casa não tem água da rede, então nem vale a pena pensar em saneamento. Muito provavelmente a casa tem fossa septica. A casa que irá ser construida a mesma coisa e fossas septicas e poços tudo mistura não é boa ideia.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Roberto
  16.  # 17

    O que recomendo é que no verão, arranje um vazilhame que mantenha cheio de água, para a situação em que o poço fique sem água. Em principio ao fim de algumas horas haverá água novamente.

    Gerir uma obra com pouco águatb n vai ser fácil, mas imagino que eles terão também vazilhames que vão abastecendo para salvaguardar os momentos em que o poço fica vazio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Roberto
  17.  # 18

    pauloagsantos

    A água da rede não passa mesmo aqui.
    E sim eu tenho a fossa septica perto do poço ( que estejam separados por no máximo 5 metros um do outro)
  18.  # 19

    HAL_9000

    pois já pensei nisso e secalhar vai ter que ser a solução mais fácil
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro Roberto( que estejam separados por no máximo 5 metros um do outro)
    portantyo tem a água do poço contaminada.

    Colocado por: Pedro Robertopois já pensei nisso e secalhar vai ter que ser a solução mais fácil
    depois de ler tudo e saber a que distancia tem a fossa do poço aproveito para sugerir que aproveite antes a água da chuva, o poço apenas serve para rega de horta e apanhar uma diarreia ou cholera
    Concordam com este comentário: Pedro Roberto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Roberto
 
0.0214 seg. NEW