Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nesta fase pretendo criar automação de alguns dispositivos como as brisas solares, iluminação, etc, etc...
    Uma vez que não pretendo nada profissional e provavelmente irei utilizar a APP Smart Life, que protocolo/gateway recomendam? Matter ou Zigbee?

    vantagens?

    https://moeshouse.com/products/tuya-zigbee-matter-thread-gateway-smart-home-bridge-matter-hub?variant=47548663923003
    ou
    https://moeshouse.com/products/moes-gateway-mhub-ms?variant=39876630347857
  2.  # 2

    Este é um tema que gostava de ver mais discutido aqui no fórum.

    Eu estou quase a mudar-me para uma moradia nova e tenho ao longo dos dois anos passados a testar várias soluções para depois automatizar algumas coisas. Gosto de tecnologia mas também acho que não podemos perder mais tempo a automatizar do que aquele que nos poupa a automatização. Outra coisa é que tudo tem de continuar a funcionar de forma tradicional.

    Eu sou utilizador Apple e por isso tenho vindo a ver a melhor solução e barata de ter tudo na app home. Contudo acho que algumas coisas que vou dizer também se aplicam aos utilizadores android.

    De facto o mais fácil, barato e simples é comprar produtos compatíveis com Tuya/smart life app. Tenho vários e funcionam bem.

    Depois para quem quiser automatizar terá de escolher uma das duas plataformas:

    Criar um servidor com Home Assistant (utilizadores Apple e android) ou um Servidor com homebrige (utilizadores Apple).

    Alguns aparelhos wifi não terá problema, principalmente se tiverem perto do router e se forem alimentos diretamente a corrente.

    Tudo que for a pilhas é melhor zigbee. Aqui, o melhor é instalar no home assistant ou no homebridge o mqqt2zigbee e assim não ter de de comprar um hub para cada marca diferente.

    Para quem quiser simplificar ao máximo, produtos tuya Wi-Fi e usar a app.

    Outra solução interessante são os produtos da Shelly! Tem muitas soluções e uma aplicado boa. Mas depois terá de ser tudo deles. Os preços não são maus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960, Ciccardi
  3.  # 3

    Eu comprei uns sonoff matter para controlar as luzes da sala. Foi meia hora para os conseguir meter dentro das caixas dos interruptores e meio minuto para os associar à Alexa.
    Não foi preciso criar nem configurar servidor nenhum.
    Mas no meu caso a ideia nem foi criar automatismos mas sim controlar as luzes com comandos de voz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960
  4.  # 4

    Colocado por: AJS1974Eu comprei uns sonoff matter para controlar as luzes da sala. Foi meia hora para os conseguir meter dentro das caixas dos interruptores e meio minuto para os associar à Alexa.
    Não foi preciso criar nem configurar servidor nenhum.
    Mas no meu caso a ideia nem foi criar automatismos mas sim controlar as luzes com comandos de voz.


    Matter é uma boa solução, mas ainda há poucas
    Soluções e ainda são caras..
  5.  # 5

    Colocado por: reator22mas ainda há poucas
    Soluções e ainda são caras..


    uma das opções que mostrei da Moes será boa opção?

    Eu por acaso estou a ponderar avançar com Multi-mode Gateway porque tenho alguns dispositivos Bluetooth e acho que vou comprar tudo Zigbee para não ter perdas de sinal pela casa.
    • pfov
    • 27 março 2024

     # 6

    Tenho tudo zigbee ( iluminação, estores, tomadas) e estou satisfeito. Também não fui para matter porque há cerca de 1 ano ainda não havia muitos produtos.

    Comprei muito material na loja aminhacasadigital
  6.  # 7

    Colocado por: pfovTenho tudo zigbee ( iluminação, estores, tomadas) e estou satisfeito. Também não fui para matter porque há cerca de 1 ano ainda não havia muitos produtos.

    Comprei muito material na loja aminhacasadigital


    Está a usar quê (hub) para ler esses aparelhos zigbee?
    • pfov
    • 27 março 2024

     # 8

    zemismart zigbee hub
    • Tjda
    • 28 março 2024

     # 9

    O ideal é teres um Hub que suporte vários protocolos. É uma area que está verde de mais para te focares em 1 protocolo.

    Cá em casa tenho Zigbee, Zwave, Matter, Wi-Fi e até BLT. Destes todos, o mais estável até é o zwave.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960
    • JRMO
    • 29 março 2024

     # 10

    Colocado por: mafs4960Nesta fase pretendo criar automação de alguns dispositivos como as brisas solares, iluminação, etc, etc...
    Uma vez que não pretendo nada profissional e provavelmente irei utilizar a APP Smart Life, que protocolo/gateway recomendam? Matter ou Zigbee?

    vantagens?

    https://moeshouse.com/products/tuya-zigbee-matter-thread-gateway-smart-home-bridge-matter-hub?variant=47548663923003
    ou
    https://moeshouse.com/products/moes-gateway-mhub-ms?variant=39876630347857


    Boa noite, queria reforçar que Matter não é alternativa ao ZigBee. Matter pode funcionar sobre Wi-Fi ou sobre Thread (na mesma frequência que o ZigBee, mas funciona de forma muito diferente).

    Matter tem a vantagem de integração com os diferentes ecossistemas (Apple, Google, etc. No Home Assistant o suporte ainda é bastante fraco, sobretudo com Thread).

    Também irei construir em breve e será tudo com ZigBee, à partida, se entretanto as soluções com Matter/Thread não se tornarem mais acessíveis. Wi-Fi para mim está fora de questão, por questão de alcance (se não fizer mesh) e consumo de energia (sobretudo nos dispositivos a pilhas). A experiência que tenho com ZigBee é muito boa (Home Assistant com o addon ZigBee2MQTT, com o dongle SonOff).
  7.  # 11

    Por enquanto Zigbee é a melhor solução preço/rendimento.
    Tenho estores, sensores, luzes, portões e rega tudo em zigbee. Inicialmente tinha os estores com shelly 2.5, mas alguns estores em certas zonas que nao tinham o comportamento apropriado e mudei para zigbee, sem problemas.

    Esta tudo a funcionar em HA, com a conbee II
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960
  8.  # 12

    Boas.

    Talvez não seja o tópico correto, mas creio que poderão ajudar.

    O meu apto em fase final de construção tem já previsto ligação elétrica e respetivo comutador para estores (blackout) elétricos em todas as divisões.
    No entanto os blackouts só podem ter 350cm e eu tenho vão da sala com 387cm. Logo teria que subdividir o blackout em 2.

    Seria possível ligar os 2 motores à mesma cablagem e ficarem a operacionar apenas com 1 comutador sendo que abrem e fecham os dois ao mesmo tempo??

    Ou será que com Shelly ou algo semelhante consigo colocá-los a funcionar de forma independente?
  9.  # 13

    Se alimentar 2 motores com o mesmo circuito, poderá acontecer é ocasionalmente ficarem dessincronizados, imagino.
    Mas desde que os motores cortem a alimentação quando chegar ao fim do trajecto (tudo aberto ou tudo fechado), é fácil voltar a alinha-los.

    Na sala vai colocar blackouts, cortinas ou ambos?
  10.  # 14

    Tendo Home Assistant, é menos importante ser Zigbee, wifi, matter ou outros. Assumindo que não há preocupação de ter aparelhos ligados à cloud da Tuya, da Sonoff, etc., o Home Assistant tem integrações para quase tudo, ainda que possa não ser logo num primeiro momento. Querendo as coisas a funcionar localmente, o que tem sido mais fácil para mim é o Zigbee (porque posso comprar aparelhos de várias marcas e usar um hub de marca diferente) e os Shelly (porque integram, usando o firmware standard, directamente com o home assistant sem terem que estar ligados à cloud deles). Como já referiram aqui, o Zigbee também é uma das melhores soluções para aparelhos a pilhas (e.g., termómetros).
  11.  # 15

    Colocado por: pedrodmsousaBoas.

    Talvez não seja o tópico correto, mas creio que poderão ajudar.

    O meu apto em fase final de construção tem já previsto ligação elétrica e respetivo comutador para estores (blackout) elétricos em todas as divisões.
    No entanto os blackouts só podem ter 350cm e eu tenho vão da sala com 387cm. Logo teria que subdividir o blackout em 2.

    Seria possível ligar os 2 motores à mesma cablagem e ficarem a operacionar apenas com 1 comutador sendo que abrem e fecham os dois ao mesmo tempo??

    Ou será que com Shelly ou algo semelhante consigo colocá-los a funcionar de forma independente?


    No home assistant dá para criar grupos, por exemplo, dois aparelhos que são controlados em conjunto. Eu uso isso com duas lâmpadas que tenho na sala, para controlar a luminosidade de forma sincronizada. Não sei se também funcionaria com os estores, mas não vejo porque não. Apesar de criar o grupo, continua a dar para controlar os aparelhos individualmente.
    Na app da shelly também dá para criar grupos, mas nunca usei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrodmsousa
  12.  # 16

    Colocado por: pguilherme

    Se alimentar 2 motores com o mesmo circuito, poderá acontecer é ocasionalmente ficarem dessincronizados, imagino.
    Mas desde que os motores cortem a alimentação quando chegar ao fim do trajecto (tudo aberto ou tudo fechado), é fácil voltar a alinha-los.


    Duvido que consiga passar mais fios através da tubagem existentes. Pois a dessincronização era um problema que temia.

    Colocado por: pguilherme Na sala vai colocar blackouts, cortinas ou ambos?


    Vou colocar ambos. Cortina e Blackouts.

    Tenho sanca com 25cm para isso.
 
0.0207 seg. NEW