Colocado por: AJS1974Eu comprei uns sonoff matter para controlar as luzes da sala. Foi meia hora para os conseguir meter dentro das caixas dos interruptores e meio minuto para os associar à Alexa.
Não foi preciso criar nem configurar servidor nenhum.
Mas no meu caso a ideia nem foi criar automatismos mas sim controlar as luzes com comandos de voz.
Colocado por: reator22mas ainda há poucas
Soluções e ainda são caras..
Colocado por: pfovTenho tudo zigbee ( iluminação, estores, tomadas) e estou satisfeito. Também não fui para matter porque há cerca de 1 ano ainda não havia muitos produtos.
Comprei muito material na loja aminhacasadigital
Colocado por: mafs4960Nesta fase pretendo criar automação de alguns dispositivos como as brisas solares, iluminação, etc, etc...
Uma vez que não pretendo nada profissional e provavelmente irei utilizar a APP Smart Life, que protocolo/gateway recomendam? Matter ou Zigbee?
vantagens?
https://moeshouse.com/products/tuya-zigbee-matter-thread-gateway-smart-home-bridge-matter-hub?variant=47548663923003
ou
https://moeshouse.com/products/moes-gateway-mhub-ms?variant=39876630347857
Colocado por: pedrodmsousaBoas.
Talvez não seja o tópico correto, mas creio que poderão ajudar.
O meu apto em fase final de construção tem já previsto ligação elétrica e respetivo comutador para estores (blackout) elétricos em todas as divisões.
No entanto os blackouts só podem ter 350cm e eu tenho vão da sala com 387cm. Logo teria que subdividir o blackout em 2.
Seria possível ligar os 2 motores à mesma cablagem e ficarem a operacionar apenas com 1 comutador sendo que abrem e fecham os dois ao mesmo tempo??
Ou será que com Shelly ou algo semelhante consigo colocá-los a funcionar de forma independente?
Colocado por: pguilherme
Se alimentar 2 motores com o mesmo circuito, poderá acontecer é ocasionalmente ficarem dessincronizados, imagino.
Mas desde que os motores cortem a alimentação quando chegar ao fim do trajecto (tudo aberto ou tudo fechado), é fácil voltar a alinha-los.
Colocado por: pguilherme Na sala vai colocar blackouts, cortinas ou ambos?
Colocado por: pedrodmsousaVou colocar ambos. Cortina e Blackouts.
Tenho sanca com 25cm para isso.
Colocado por: pfovzemismart zigbee hub