Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostos são gosto, novas modas, sei lá!
    Essas das cozinhas estarem integrada na sala que supostamente é a zona mais nobre da casa, dá que pensar!
    Percebo em habitações onde as áreas são muito limitadas à que aproveitar ao máximo todo o espaço, optimizado, ou juntando áreas, mas em moradias novas com boas áreas não faz qualquer sentido!
    Em habitações de férias, de estudantes, em alojamento locais ou em aparthotéis, percebe-se a lógica de optimizar o espaço, além das cozinhas neste casos tem um finalidade secundária, agora na minha casa, nem pensar!
    Estar numa zona de trabalho e onde passa todo o ruído porque não há um parede e porta para a sala de estar, faz sentido? Para mim, nenhum!
    Por outro lado, a limpeza da cozinha tem que estar sempre impecável, visto que quem entra ou esta na sala repara logo que alguem se esqueceu ou não teve tempo de arrumar a cozinha, quantas vezes a loiça dos pequenos-almoços fica por arrumar no nosso dia-a-dia?
    Os cheiros a fritos, ou outros cozinhados mesmo com uma boa exaustão passam sempre para a sala e para o resto da casa.
    Ver um filme e ouvir o bater da colher de pau, a picadora, o varinha magica ou a batedeira, o arrumar dos tachos, e quando a sogra ou os nossos pais se lembram de fazer o jantar e se esquecem de ligar o exautora, enfim, considero mais desvantagem do que vantagens.
    Prefiro ter uma cozinha com espaço para uma pequena mesa de refeição para 4/5 pessoas e na sala ter uma mesa de abrir, depois de aberta dá para 8 pessoas, fechada dá para 4/6 de modo a estorvar o menos possível no dia-a-dia.
    Assim, sem openspace tenho mais sala para descanso e para lazer.
    O que preferem? Em moradias que tem áreas generosas comparando com apartamentos fará sentido em estarem integradas ambas as zonas?
    Concordam com este comentário: Dias12, rcd2023, Filipe21
    • TzRi
    • 25 março 2024

     # 2

    Tal como disse no outro tópico:
    Isso tem a ver, sem dúvida, com a maneira com que cada um vive a sua casa.
    Posso dizer que no atual apartamento que temos, mal o compramos fizemos obras para tornar a cozinha open space com a sala, e fechamos a porta que esta tinha para o hall de entrada de forma a ter mais arrumos, e entramos para a cozinha pela sala. Zero arrependimentos! Quem está na cozinha convive com quem está na sala, conseguimos ver a miúda da cozinha enquanto ela brinca na sala, e a família está mais "próxima". Estamos a projectar a casa nova (a reabilitação de uma moradia) e é um must-have, já não imagino a vida de outra forma!

    E agora apenas para me meter consigo:
    Se calhar em vez de ver um filme enquanto estão a "bater com a colher de pau", pode ir dar uma mãozinha à cozinha e até ajudar com algum "arrumar dos tachos"... ;)
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Susi, Vítor Magalhães, Ruikode, diouf_matos, imo
  2.  # 3

    Já deste lado, andamos com a mesma dúvida é sem ter 100% de certeza, vamos optar por separar a cozinha da sala.

    A questão dos cheiros (há sempre apesar de se colocar um exaustor XPTO), o barulho da cozinha, das máquinas de lavar, e a desarrumação após o jantar, foram os motivos da decisão.

    Optamos assim, gostos são gostos.
  3.  # 4

    Em frança tinha openspace de 80m2, cozinha,sala,salão e sala de jogos das 3crianças.
    Uma desiçao logo a partida foi que na casa nova seria cozinha separada!
    O barulho a cozinhar, exaustor, máquina de lavar, as crianças a brincarem, era demasiados barulhos para quqndo queria simplesmente ver um pouco de TV,não se ouvia nada, ou então só com volume a fundo!
    Funciona muito bem quqndo é só casal ou com 1 filho, e que não se faça muita comida de tacho! Daí para frente são mais as desvantagens, depende das vivências de cada um, mas tomar essa decisão por ser moda não é boa ideia,pensei em como vivem e nos vossos planos futuros
  4.  # 5

    Colocado por: rpmmsantosA questão dos cheiros (há sempre apesar de se colocar um exaustor XPTO), o barulho da cozinha, das máquinas de lavar, e a desarrumação após o jantar,


    Colocado por: marcocarO barulho a cozinhar, exaustor, máquina de lavar, as crianças a brincarem


    vivi 30 anos em casas com divisões separadas e por pisos. quando era novo os meus pais quase que só me via na hora de jantar. recentemente tenho a minha casa térrea e com open space em forma de L e estou muito satisfeito. para mim constrangimentos são as barreiras. trabalho mais de 200h por mês e para mim não faz sentido não aproveitar o tempo com a família em casa (somos 3). foi mesmo para isso que contruí a casa.

    depois não tenho cheiros nem barulhos na sala (exaustor com motor exterior), a MLL é quase impercetível (Siemens SN65ZX07CE), ninguém anda às pancadas aos tachos e basicamente cozinhamos TODOS OS DIAS.

    agora claro que se existe um exaustor que nem deixa conversar as pessoas, os cheiros/fumos/vapores espalha-se pela casa, ou simplesmente gostamos de estar isolados, precisamos de barreiras.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, desofiapedro, diouf_matos
      WhatsApp Image 2024-03-25 at 08.56.42.jpeg
  5.  # 6

    Vantagem: nenhuma

    Desvantagem: nenhuma

    Conclusão: depende das vivências de cada um. É que nem pintar a parede de amarelo ou azul, são gostos e vivências. Para mim não quero, para o meu vizinho quero o que o faça feliz.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Peper87, Ruikode
  6.  # 7

    Sobre o tópico, e conforme já referido, depende das vivências de cada um.
    Para começar eu sou apologista de uma mistura de cozinha com sala, não necessariamente um openspace mas sim uma cozinha mais social onde se possa cozinhar e estar com amigos e familiares, isto porque invariavelmente quando alguém lá vai a casa passa-se mais tempo na cozinha do que em outro lugar. Aliás, a cultura aqui pela zona é um pouco em que a sala só se abre a porta ao compasso e acaba por ser um pouco um relicário lá de casa.
    A única desvantagem que aponto para uma cozinha mais generosa é mesmo no inverno em termos de aquecimento, de resto nada contra.

    As maquinas (lavar e secar roupa) estão em local próprio. A maquina de lavar loiça para já não existe nem se pondera. Portanto o único barulho será mesmo o de um exaustor caso seja mais barulhento, quanto a tachos ou colheres a bater, só são incomodativos caso não estejamos a participar na confecção 🙃
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 8

    Movi algumas mensagens para este tópico por estarem completamente desenquadradas desta discussão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  8.  # 9

    Tive casa com cozinha aberta para a sala e nem era um openspace total. Na medida que apenas faltava parede na zona da sala de jantar.

    Quando remodelei a minha atual casa foi: não estou interessado em openspace.

    A razão principal: barulhos, seja frigorífico, seja máquina de lavar, seja exaustor,... por muito pouco barulho que façam, fazem barulho e eu sou sensível a isso admito, à noite uma pessoa quer estar descansada na sala, cheguei a trocar um frigorífico novo que tinha comprado, por um menos mau. Já não conseguia ouvir aquilo quando disparava e estava ver um filme. Colocar a máquina de lavar loiça a lavar quando ia ver qq coisa mais relevante na tv, não dava, uma pessoa investe num sistema de som não é para ter o barulho de fundo da água a lavar.

    Outra questão que falam é jantares e tal, os convidados estão todos juntos ok, mas depois é horrível ficar com aquilo tudo desarumado, imagino quem faça fritos... já em alguns restaurantes é o que é.

    Também não percebo a questão de estar-se sempre a ter de ver os filhos?! Eu tenho duas criança pequenas, só mesmo se forem muito pequenas e que tenho de estar sempre a vê-las, mas ai a questão de também andarem livremente pela zona da cozinha, só afectou o meu filho, nunca me pareceu boa ideia.


    Nota: senão tiver lavandaria e tiver de tratar a roupa na cozinha/sala então seria mesmo para esquecer na minha opnião.
  9.  # 10

    Colocado por: TzRi
    E agora apenas para me meter consigo:
    Se calhar em vez de ver um filme enquanto estão a "bater com a colher de pau", pode ir dar uma mãozinha à cozinha e até ajudar com algum "arrumar dos tachos"... ;)
    Concordam com este comentário:desofiapedro,Susi,Vítor Magalhães,Ruikode,diouf_matos,imo


    Bem cá em casa o cozinhar é a vez, como arrumar lavar e arrumar a loiça.
    Normalmente gosto de estar a cozinhar sozinho sem interferências nem dicas, principalmente delas, já para as refeições claro preso muito o convívios e gosto que a família esteja reunida nessa ocasião.
    As refeições normalmente são todas na cozinha, é mais pratico, já no fim-de-semana ou quando temos visitas passamos as refeições para a sala.
  10.  # 11

    Colocado por: FTavares

    Bem cá em casa o cozinhar é a vez, como arrumar lavar e arrumar a loiça.
    Normalmente gosto de estar a cozinhar sozinho sem interferências nem dicas, principalmente delas, já para as refeições claro preso muito o convívios e gosto que a família esteja reunida nessa ocasião.
    As refeições normalmente são todas na cozinha, é mais pratico, já no fim-de-semana ou quando temos visitas passamos as refeições passam para a sala.
  11.  # 12

    Aqui na minha moradia, a cozinha é openspace com a sala e aliás é das primeiras coisas que se ve quando se entra. É uma cozinha neutra sem grandes brilhos, mas focada para fazer a ligação com o exterior e o interior.
    Para o dia a dia é perfeito pois da perfeitamente para estar trabalhar nela e ter contacto com quem esta na sala.
    Relativamente à limpeza sim, fazemos um esforço por manter sempre limpo e regra geral nao custa assim tanto e esta como nova. Os barulhos dos equipamentos sao imperceptíveis, principalmente à distancia que a sala está. O exaustor, de encastar no teto foi escolhido adequadamente para a placa e passa muito despercebido. Mantendo uma pequena abertura na janela da cozinha quando o mesmo está ligado garante que nao chega cheiros à sala, para cozinhados mais cheirosos. No dia a dia basta estar no minimo que é suficiente.
    Gostamos de receber pessoas e de interagir com as mesmas enquanto se finaliza um prato ou se prepara umas bebidas.
    É tudo uma questao muito pessoal e de preferências.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  12.  # 13

    O "pessoal" vê cozinhas open space na televisão, redes sociais e demais ocupações em que se desperdiça o tempo livre e acha o máximo.

    Na minha opinião, nenhum sentido faz, mas cada um sabe de si!

    Não é só os cheiros e vapores da confecção da cozinha... Uma cozinha ou se tem em estado absolutamente impecável de limpeza ou inevitavelmente acumulará odores. Acha que todas as pessoas que acham piada ao conceito têm a disciplina mental - ou empregada de jeito - que permita isso? Estatisticamente improvável.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  13.  # 14

    Este assunto é muito pessoal/familiar, cada qual sabe de si. Já foram enumeradas vantagens e desvantagens.

    Eu irei ter portas de correr, a abertura das mesmas (serão duas, em cada ponta da cozinha) fará uma transição entre a sala e cozinha muito fluída.
    Eu gosto do open-space na casa dos outros ou em revistas.
    • fhff
    • 28 março 2024

     # 15

    A minha cozinha é uma "zona de guerra!:-)
    Nem pensar em openspace. Cheiros, barulhos, roupas (MLR), desarrumação (pontual). Chegar a casa e dar com isto tudo na sala...não obrigado.
    Exaustor, ventilador forno, compressor frigorífico, tachos, talheres, água a correr. Vejo a sala de estar como um refúgio disto tudo.
    Cada um sabe de si, claro. A minha visão não é melhor do que a de alguém que gosta de openspaces.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, desofiapedro, rpmmsantos, dmatos
    • paulos
    • 28 março 2024 editado

     # 16

    Colocado por: fhffA minha cozinha é uma "zona de guerra!:-)
    Nem pensar em openspace. Cheiros, barulhos, roupas (MLR), desarrumação (pontual). Chegar a casa e dar com isto tudo na sala...não obrigado.
    Exaustor, ventilador forno, compressor frigorífico, tachos, talheres, água a correr. Vejo a sala de estar como um refúgio disto tudo.
    Cada um sabe de si, claro. A minha visão não é melhor do que a de alguém que gosta de openspaces.


    Cheiros, se cheira em open space vai cheirar em "closed space" se não tiver as portas constantemente fechadas e mesmo assim... no meu apartamento quando grelhava salmão fechava, exaustor no máximo e mesmo assim cheirava.

    Barulhos, depende de quem está na cozinha, eu pouco ou nada de barulho faço já na minha sogra por exemplo parece que estamos numa pedreira a partir pedra.

    MLR, no apartamento tinha na cozinha, uma BEKO e nem dava por ela, tirando quando está a centrifugar mas isso são 2min e mesmo assim nada que incomode muito.

    Desarrumação pontual, é verdade mas mais uma vez depende de quem está na cozinha, quando sou eu à medida que se vai cozinhando vou arrumando nos intervalos, assim está tudo impecavel e ao fim das refeições perde-se muuuito menos tempo. Já na minha sogra por exemplo, aquilo parece um pantano, suja tudo e claro no fim perde montes de tempo a limpar.

    Exaustor, se for um em condições com uma tubagem como deve de ser, não fará grande ruído a não ser em modo intensivo que já se fazem ouvir bem.

    Ventilador do forno, a serio? que forno tem para que se ouça isso? O meu ouve-se um ruído de fundo quando se está perto dele mas a 5m não ouço absolutamente nada e ouvidos bons tenho eu!

    Compressor do frigorifico, mais do mesmo, tenho um Siemens com 17 anos de instalação livre e nunca o ouço a trabalhar!

    TAchos, talheres mais uma vez depende de quem temos na cozinha, eu tenho algum cuidado com isso até porque como ouço muito bem, barulhos mais estridentes incomodam-me.

    Água a correr, isso até é relaxante, imagine que está numa cascata :)

    Isto depende muito da vivência de cada um e de alguns fatores em particular portanto cada um é que saberá o que melhor se adequa a si próprio.
  14.  # 17

    Tenho openspace, em termos de barulho o único que me chateava era ao estar na sala depois de jantar ouvir a máquina de lavar loiça, resultado, programar a máquina para lavar à noite, aquilo até tem lá um botão à mão para começar a lavar só passado 3h :)
  15.  # 18

    Em moradias acho que não faz grande sentido se tiver áreas generosas. As vantagens do openspace, numa moradia embutem-se facilmente numa cozinha... É o entretenimento e zona de estar e conviver? É facil de se integrar isso numa cozinha mais espaçosa sem estar a abdicar do acolhimento de uma zona de lazer.

    Sem ser na casa dos meus pais sempre vivi em apartamentos. Já vivi em um com openspace, e actualmente sou proprietário de um apartamento em que tinha essa oportunidade se quisesse, mas não o fiz. O openspace só faz sentido a meu ver quando o espaço é limitado e tem duas divisões pequenas.

    Podem trazer as vantagens da integração de espaços, mas as desvantagens são muito maiores a meu ver. As cozinhas e os banhos são áreas de maior humidade relativa, o que só por si pode trazer varios problemas incluindo para a saúde se os proprietarios não tiverem especial atenção a esse tipo de coisas. Além disso, os cheiros também passariam a estar presentes na sala. Especialmente hoje em dia, que os robos de cozinha já nem costumam andar debaixo dos exaustores. Muito menos se ligam exaustores com as airfryers. Os barulhos das máquinas de lavar. Ao ter um espaço maior também implicaria mais exigência para a climatização do espaço de lazer uma vez que normalmente a climatização da cozinha se pode negligenciar e poupar uns trocos. A meu ver a única vantagem é se o espaço for reduzido e também se quiser trazer luz natural a todos os espaços.

    De resto dificilmente voltaria a ter um openspace se fosse uma opção.
    Concordam com este comentário: rcd2023
  16.  # 19

    Pelo que se tem falado e muitos já disseram, são opiniões muito pessoais neste caso . Eu tenho openspace por opção e aqui em casa estamos muito felizes com a escolha? Barulhos da MLL? Tenho uma e não é topo de gama nem nada parecido, é uma whirlpool e mal se ouve. Por vezes até olho para ver se tem a luzinha de projeção acesa para ter a certeza que está a lavar. O frigorífico igual. A única coisa que faz mais barulho é a máquina do café a moer o café logo de manhã. Mas isso é fechar a porta dos quartos. Manter arrumada já é hábito da casa..
 
0.0243 seg. NEW