Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    O contexto:
    Comprei uma casa de 1970 que estava em óptimas condições. Está extremamente bem cuidada e totalmente habitável, no entanto tem demasiadas divisões e apenas uma casa de banho. O plano é alterar todas as divisões internas e já tenho o desenho do que quero. Começando a ver com empreiteiros, existe uma opinião unânime:

    A placa está apenas segura pelas paredes internas, sendo que se as tirar cai. Para além disso parece não ter vigas. Então têm-me sido dadas sugestões totalmente diferentes da parte de cada empreiteiro sobre o que fazer. Decidi criar este tópico para ver opiniões de mais gente que seja da área para me ajudar a perceber o que é melhor. Não precisam de me aconselhar em relação às opiniões que já tive, e podem simplesmente aconselhar coisas novas.


    Opinião 1:
    Mandar abaixo e fazer nova

    Opinião 2:
    A placa mesmo sendo assim está em óptimas condições, então é levantar as paredes novas, ficando elas a suportar o peso, e apenas depois mandar as velhas abaixo.

    Opinião 3:
    Não vale a pena deitar o velho e bom abaixo para fazer novo, mas vale a pena reforçar. Como no desenho das novas divisões tenho um sítio excelente para um pilar central. É fazer o pilar central, e reforçar com ferro e betão acima da placa actual - admito que não percebi bem como esta funciona.

    Honestamente não me agrada a opinião 2 e não fiquei convencido em relação a esse empreiteiro.

    Se tivessem uma casa com 85 metros quadrados nas condições que indico, que aconselhariam para este caso?
  2.  # 2

    para mim é dificil opinar não "vendo" realmente do que se trata
    em todo o caso isso de fazer novas paredes para suportar a laje existente é uma pessima ideia, quanto muito é fazer um vigamento adicional em viga metálica para suportar a laje existente.
    a fazer nova laje tem soluções que não precisam de grande estrutura e de forma aligeirada tipo laje colaborante entre outras.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  3.  # 3

    Tem que obter um parecer técnico por alguém credenciado para tal, neste caso um engenheiro de estruturas.
    Concordam com este comentário: marco1, diouf_matos, marize
    • Sujo
    • 25 março 2024

     # 4

    Não tem um desenho? Se tiver os amarelos e vermelhos ainda melhor :).
    Eu comprei uma casa antiga também e remodelei. Não reforcei a lage porque removi apenas 2 paredes que eram de tábuas de madeira e tabique. A parede central que era em granito e ajudava a suportar as vigas não mexi, mas cada casa é um caso.
  4.  # 5

    Se puder, e se a casa não tiver valor arquitectónico (e mais outros "ses" que possam colocar), mande abaixo e faça de novo.

    Materiais mais modernos, disposição mais lógica, menos problemas futuros, mais resistência, etc etc...

    Claro que com as vantagens vêm outras desvantagens, mas eu não colocaria essa hipótese de lado tão cedo (havendo possibilidade para isso, claro).
  5.  # 6

    a resposta mais fácil é se quer uma coisa bem feita deite abaixo e faça de raiz.. senao é um manto de retalhosde segurança duvidos.. nao se esqueça que portugal é um pais com sismos.. embora normalmente pequenos.. basta um maior que vos apanhe a dormir..
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 7

    Colocado por: canico88casa de 1970 que estava em óptimas condições. Está extremamente bem cuidada e totalmente habitável

    Será que justifica deitar tudo abaixo?
  7.  # 8

    Colocado por: zedasilvaSerá que justifica deitar tudo abaixo?
    creio que ninguem pode saber sem que haja uma visita feito por um técnico. Pela descrição está tudo apoiado em paredes portantes .. o DO quer mandar algumas abaixo para remodelar.. sei lá.
    Concordam com este comentário: zedasilva, jorgemlflorencio
  8.  # 9

    O DO refere que já tem um desenho para as alterações.
    Se este desenho foi feito por um técnico responsável certamente que a análise estrutural do edifício já foi feita.
    Está análise é fundamental para se perceber qual a melhor opção para as obras que se pretendem.
    Infelizmente muitas vezes os DO tomam decisões baseadas apenas nos "achismos" ou em 2 ou 3 larachas recolhidas á mesa do café ou num fórum qualquer.
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilvaou num fórum qualquer.
    hahah
  10.  # 11

    Colocado por: zedasilvaa análise estrutural do edifício já foi feita

    por lei agora nos projetos de remodelação, É OBRIGATÓRIO
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • Sujo
    • 25 março 2024

     # 12

    quem faz essa análise estrutural?
  11.  # 13

    Colocado por: Sujoquem faz essa análise estrutural?

    Por norma por um engenheiro de estruturas
    Agora com a nova lei, há obras em que o responsável máximo é o Diretor técnico, sendo que para algumas obras o DT não tem que ter formação em estruturas
  12.  # 14

    Colocado por: marco1
    por lei agora nos projetos de remodelação, É OBRIGATÓRIO
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Sabe-me dizer que lei é essa?

    Como eu queria fazer tudo como manda a lei, contactei a CM, tive uma reunião com um arquitecto da mesma, e foi-me indicado que não precisava de qualquer análise e/ou licença. Isto porque não queria alterar qualquer parede externa e/ou telhado. Tenho até um documento que me autoriza a mexer na casa por dentro à vontade.
  13.  # 15

    Colocado por: canico88
    Sabe-me dizer que lei é essa?

    Lei n.º 10/2024, de 8 de janeiro
    A informação que lhe deram já foi com base nesta lei?
  14.  # 16

    Colocado por: zedasilvaA informação que lhe deram já foi com base nesta lei?


    Colocado por: canico88Tenho até um documento que me autoriza a mexer na casa por dentro à vontade.


    ele deve ter já feito uma comunicação de obras isentas antes da entrada em vigor da nova lei.
  15.  # 17

    Colocado por: antonylemosele deve ter já feito uma comunicação de obras isentas antes da entrada em vigor da nova lei.

    Acredito que sim mas provavelmente não esclareceu bem o que pretendia.
    Qualquer técnico perceberia que numa casa dos anos 70 ao deitar abaixo todas as paredes interiores estaria certamente a interferir com a estrutura. Ora pela anterior lei este tipo de intervenção necessitaria de licenciamento.
  16.  # 18

    sim a obrigatoriedade já vem de trás pois neste caso vai mexer na estrutura
  17.  # 19

    Colocado por: jorgemlflorencioSe puder, e se a casa não tiver valor arquitectónico (e mais outros "ses" que possam colocar), mande abaixo e faça de novo.

    Materiais mais modernos, disposição mais lógica, menos problemas futuros, mais resistência, etc etc...

    Claro que com as vantagens vêm outras desvantagens, mas eu não colocaria essa hipótese de lado tão cedo (havendo possibilidade para isso, claro).



    Se o fizesse teria que ser de forma ilegal. Isto porque pelo que na CM me disseram, se mexer em qualquer parede externa terei que respeitar as regras actuais do urbanismo. Isto obrigar-me ia a puxar toda a casa uns metros para trás pois está demasiado próxima da extrema. Para além disso metade da casa (cozinha, e sala) tem apenas 10 anos tendo sido tudo feito pouco antes do antigo proprietário falecer, e seria um desperdício não aproveitar aquela zona.
  18.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Acredito que sim mas provavelmente não esclareceu bem o que pretendia.
    Qualquer técnico perceberia que numa casa dos anos 70 ao deitar abaixo todas as paredes interiores estaria certamente a interferir com a estrutura. Ora pela anterior lei este tipo de intervenção necessitaria de licenciamento.


    Levei o projecto novo e expliquei ao arquiteto da CM exactamente o que pretendia. Não pretendo fazer nada ilegal. O arquiteto da CM disse-me que mesmo querendo alterar todas as divisões internas, desde que não mexesse na fachada, paredes externas (com a excepção de colocação de capoto), e telhado, que estaria à vontade não precisando de qualquer licença ou autorização. Até me explicou que realmente existiam novas leis, mas que elas apenas facilitavam a realização de obras, estando eu à vontade para fazer o pretendido.
 
0.0256 seg. NEW