Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Primeiro de tudo, como o nome indica, no que toca ao conhecimento sobre construção, sou um zero à esquerda.
    Provavelmente o que escrever vai soar a barbaridade e/ou total ignorância, mas ficarei muito agradecido se puderem dar a vossa opinião experiente e sincera, assim como outras sugestões.

    Eu e a minha namorada queremos construir uma casa térrea. Estamos neste momento na etapa zero, temos uma ideia da casa que queremos, não mais do que 170m2, num terreno nosso, nos arredores de Barcelos.
    Há um milhão de opiniões e blogs a dizer coisas diferentes. O nosso objectivo é fazer uma casa segura, estável, com muita eficiência energética, e à nossa medida. Queremos que a construção seja rápida tanto quanto possível, e que não ultrapasse os 1000€ m2.

    Para tal, andamos a averiguar os diferentes métodos de construção, desde LSF, ICF, alvenaria estrutural, tradicional, etc.
    O LSF e o ICF tinha-nos suscitado algum interesse pela rapidez de execução, e possivelmente custos. No entanto, bem sei que para tal é preciso ter profissionais experientes no assunto. A onda de fraudes/más execuções nesse tipo de projetos assustou-nos um pouco, confesso. É um investimento de uma vida, e não o queremos fazer de ânimo leve.
    Encontrar profissionais experientes, com orçamentos justos, e que podemos confiar tem sido complicado.

    Como estamos na etapa zero, temos procurado por escritórios de arquitetura com experiencia LSF/ICF que trabalhem em equipa com engenheiros de estruturas, e com alguma sorte, construtores experientes em LSF/ICF.

    Vão surgir muitas dúvidas ao longo deste processo, e contava muito com a vossa experiência para me irem ajudando a decidir e construir a nossa casa. Sentimo-nos um pouco bloqueados e avassalados, por isso, as vossas dicas vão ser bem vindas.

    Obrigado pelo vosso tempo
    Concordam com este comentário: B7goncalves
  2.  # 2

    Honestamente, para um projecto contido (ou mesmo que não o fosse), eu iria para construção tradicional. Métodos exóticos devem ser executados por empresas especializadas, e essas costumam "cobrar caro" (e infelizmente não é garantido que o caro seja bom).

    Contacte um gabinete de arquitectura (contacte vários para ter opções de escolha). Eles poderão aconselhá-lo do início ao fim, e saberão também orientá-lo nessas dúvidas mais gerais.

    Depois, na fase de obra contrate um "fiscal", para controlar o andamento (e qualidade!) dos trabalhos. Se é mesmo um zero à esquerda, não imagina a quantidade de coisas em que podemos ser enganados...

    Para já, creio que tomou a boa decisão de vir até ao fórum. Pode ser até que um dos nossos membros o possa ajudar.
  3.  # 3

    Colocado por: ZeroàesquerdaO LSF e o ICF tinha-nos suscitado algum interesse pela rapidez de execução, e possivelmente custos
    sinceramente se estam a pensar ter menores custos com esses sistemas, esqueçam pois feitos como deveriam ser ficam ao mesmo preço que os demais, podem ser mais rápidos de instalar se o projeto o permitir e prever, e os executantes tenham muita experiência caso contrario ficará sempre remendo sobre remendo muitas vezes mal amanhados.
  4.  # 4

    Apenas uma pequena nota, extra-construção civil: Convém estar bem ciente do que se está a fazer quando se diz "Eu e a minha namorada queremos construir uma casa".
    Concordam com este comentário: Ciccardi, ForcePT, marize
  5.  # 5

    Colocado por: rcd2023Apenas uma pequena nota, extra-construção civil: Convém estar bem ciente do que se está a fazer quando se diz "Eu e a minha namorada queremos construir uma casa".
    Concordam com este comentário:Ciccardi


    Concordo plenamente!
    Quando se está numa relação estável e feliz ignora-se sempre o facto de que a vida dá muitas reviravoltas inesperadas.
    Não quero de forma alguma semear aqui maus presságios e oxalá um dia festejem juntos as vossas bodas de Jequitibá !

    Contudo o comentário do rcd2023 faz todo o sentido.
    Construam a casa precavendo os interesses de cada um com documentação legal clara e que não deixe margem para dúvidas no futuro.

    Já sou uma carroça com muitos quilómetros e já vi muitos litígios que pareciam inconcebíveis.

    Certamente que nenhum dos dois se sente à vontade para abordar o tema porque teme que o outro (a) interprete isso como uma falta de confiança, falar franca e abertamente sobre o assunto é a melhor solução.

    A melhor forma de resolver problemas é evitar que eles apareçam.
  6.  # 6

    Colocado por: CiccardiCertamente que nenhum dos dois se sente à vontade para abordar o tema porque teme que o outro (a) interprete isso como uma falta de confiança, falar franca e abertamente sobre o assunto é a melhor solução.



    Bom dia, e desde já agradeço os vossos comentários,

    Quanto a isso, e felizmente, temos muita abertura para falar de tudo, incluindo esse tema. Não é um cenário sequer remotamente plausivel, mas ainda assim, estaremos preparados para tal. Obrigado pela vossa sugestão.



    Colocado por: jorgemlflorencioContacte um gabinete de arquitectura (contacte vários para ter opções de escolha). Eles poderão aconselhá-lo do início ao fim, e saberão também orientá-lo nessas dúvidas mais gerais.

    Depois, na fase de obra contrate um "fiscal", para controlar o andamento (e qualidade!) dos trabalhos. Se é mesmo um zero à esquerda, não imagina a quantidade de coisas em que podemos ser enganados...


    Obrigado Jorge, sabe-me indicar algum fiscal de confiança e qualidade para esta zona de Barcelos?
  7.  # 7

    Colocado por: Zeroàesquerdaalgum fiscal de confiança e qualidade para esta zona de Barcelos?

    Neste momento não necessita propriamente de serviços de fiscalização mas sim de assessoria técnica.
    Este serviços devem ser disponibilizados por uma empresa ou técnico com experiência em gestão de obra mas igualmente em fiscalização.
    Por norma este tipo de assessoria comtempla serviços de ajuda na seleção e contratação da equipa de projeto, coordenação e otimização dos projetos e gestão da empreitada
  8.  # 8

    Just my two cents, quem fez o meu projecto, assim como o do DR e aí da sua zona. Também na sua zona existem pelo menos 2 empresas de LSF que têm obras feitas em LSF, o nome de uma delas Luxsteel. Quando lá atrás, no início desta aventura ponderei o LSF era uma das empresas que ia contactar, depois passei para o tradicional e o LSF ficou pelo caminho. 😁
  9.  # 9

    Boas.

    Vou dar alguns conselhos. Também ando a construir casa:
    Escolha um arquiteto em quem confia e que saiba muito bem, desde o início, as limitações orçamentais que enuncia. Não tenha receio em exigir alterações aos projetos que forem sendo apresentados. Uma boa casa nasce com um bom projeto.
    O arquiteto deve apostar em soluções de construção simples. Isto vai fazer com que a casa seja mais barata de fazer na fase de pedreiro. Não é pelo facto de ser simples que a casa não fica bonita e funcional.
    Planeie muito bem os compartimentos e as áreas de cada um que quer ter na casa. Fale com o seu arquiteto.
    Antes de submeter os projetos à câmara, informe-se das taxas para depois não ter surpresas.
    Verifique se, no sítio onde vai construir, já existem os ramais de águas, eletricidade e comunicação. Se a EDP tiver de fazer um ramal de propósito para si, vai custar-lhe caro.
    Procure fazer a casa por especialidades em vez de entregar o projeto chave na mão. Aí vai precisar de muita paciência, pedir e analisar muitos orçamentos, falar com especialistas, etc, mas poderá poupar muito dinheiro.
    Garanta que contrata um bom pedreiro e que este executa o projeto tal e qual como ele é descrito na especialidade respetiva. Tenha um bom fiscal de obra a acompanhar toda a construção. Este deve ser uma pessoa em quem confie e que se desloque à obra com frequência.
    Tenha em mente a seguinte fórmula: Custo casa = 33% custo pedreiro + 33% custo trolha + 33% resto (mais coisa menos coisa)
    Para manter o orçamento em baixo poderá ter de optar por acabamentos mais baratos. Não pode querer "sol na eira e chuva no nabal"

    E acima de tudo. Estude, leia, procure informação. Aqui no fórum tem muito que ler e aprender.
    Concordam com este comentário: Ciccardi, snob, Rui_Mendes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Matisofi
  10.  # 10

    Colocado por: harsousa

    Vou dar alguns conselhos. Também ando a construir casa:
    Concordam com este comentário:Ciccardi
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Matisofi


    Muito obrigado pelo seu comentário. Concordo consigo, uma casa bonita não precisa de ser muito elaborada e "complicada". Na verdade queremos fazer uma casa muito simples, e muito funcional. Passamos bastante tempo a pensar na "planta" amadora, ou seja, nas áreas que queremos, na funcionalidade da casa, as divisões e disposição, e está pronto a ser entregue a um arquitecto.

    Se conhecer/conhecerem nesta zona pedreiros/arquitectos/fiscais de obra que recomendem, agradeço. Toda a ajuda é bem vinda.

    Obrigado
    Concordam com este comentário: harsousa
  11.  # 11

    Colocado por: ZeroàesquerdaSe conhecer/conhecerem nesta zona pedreiros/arquitectos/fiscais de obra que recomendem, agradeço. Toda a ajuda é bem vinda.
    pode clicar no meu nome que tem lá o meu contacto. Sou arquitecto trabalho no Minho
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 12

    Colocado por: ZeroàesquerdaSe conhecer/conhecerem nesta zona pedreiros/arquitectos/fiscais de obra

    Para consultoria técnica, pode enviar-nos um email

    https://exatus-eng.pt/consultoria-tecnica/
    Concordam com este comentário: marize
    • HFSF
    • 26 março 2024

     # 13

    Hey,

    Terminei a minha moradia este ano também em Barcelos.
    1000€ m2 é bastante difícil na zona, é preciso bons projetos e dificilmente consegue chave na mão.

    Eu iria aos vários gabinetes de arquitetura nesta fase sem ainda me preocupar com fiscais, empreiteiros e outras especialidades. Por muito que pareça que não conhece ninguém, ao começar a falar com umas especialidades/amigos/conterraneos vai rapidamente encontrar recomendações.

    Se precisar de ajuda apite.

    Boa sorte!
  13.  # 14

    Boa noite, caso pretenda contato de gabinete de arquitetura em Barcelos diga que eu estou a construir e estou bastante satisfeito tanto com o gabinete de arquitetura como de especialidades.
  14.  # 15

    Colocado por: FresiasJust my two cents, quem fez o meu projecto, assim como o do DR e aí da sua zona.


    Obrigado pela sugestão S!
    Sim, é a nossa zona (BRG-BCL), mas confesso que LSF nos dá algum receio, depende muito de todos os intervenientes.
    Deu jeito para obras no centro das cidades... ou quando aumentámos um piso a uma construção existente.
    Mas para uma moradia comum, ainda fica um pouco aquém, sobretudo pelo cepticismo ser maior que a eventual vantagem económica (que nem sempre é certa).
  15.  # 16

    Obrigado a todos pelos comentários e sugestões que têm feito, ajudam bastante.

    Colocado por: HFSFHey,

    Terminei a minha moradia este ano também em Barcelos.
    1000€ m2 é bastante difícil na zona, é preciso bons projetos e dificilmente consegue chave na mão.

    Se precisar de ajuda apite.


    Olá HFSF, obrigado pelo seu comentário.
    A construção correu como planeado? Foi em alvenaria tradicional? Contratou as especialidades separadamente?

    Depois de ver os comentários que têm sido feitos, começo a perceber que talvez chave na mão não é de todo ideal.




    Colocado por: B7goncalvesBoa noite, caso pretenda contato de gabinete de arquitetura em Barcelos diga que eu estou a construir e estou bastante satisfeito tanto com o gabinete de arquitetura como de especialidades.


    Agradecia bastante se me pudesse passar esse contato.
    Está a construir em alvenaria tradicional?
  16.  # 17

    Boa noite, deixe me o seu email
  17.  # 18

    Colocado por: B7goncalvesBoa noite, deixe me o seu email



    Colocado por: HFSFSe precisar de ajuda apite.



    Obrigado, o meu email é [email protected]
  18.  # 19

    Colocado por: ZeroàesquerdaObrigado a todos pelos comentários e sugestões que têm feito, ajudam bastante.



    Olá HFSF, obrigado pelo seu comentário.
    A construção correu como planeado? Foi em alvenaria tradicional? Contratou as especialidades separadamente?

    Depois de ver os comentários que têm sido feitos, começo a perceber que talvez chave na mão não é de todo ideal.






    Agradecia bastante se me pudesse passar esse contato.
    Está a construir em alvenaria tradicional?


    Defina como pleaneado :)

    Bem, os projetos foram maioritariamente cumpridos, não houve desvios brutais orçamentais e conseguimos terminar em 12 meses.
    Agora se foi tranquilo? Não! :)

    Sim foi tradicional e contratei as especialidades separadamente sempre alinhado com o empreiteiro.
 
0.0247 seg. NEW