Iniciar sessão ou registar-se
    • marize
    • 25 março 2024 editado

     # 1

    🌿PEDIDO DE OPINIÃO - sebes vivas

    Esse caminho onde estamos é particular e acompanha ao longo da propriedade, todo esse muro baixinho, que não nos garante privacidade.
    Esse patamar onde risquei a rosa, é onde trabalhamos ao ar livre.

    Precisamos de criar sebes vivas, que dêem privacidade e beleza.
    Encontrei aqui no forum várias opiniões das Photinias que inclusivamente gostamos, mas fico na dúvida ao serem podadas do lado interior, para permitir a passagem de veículos (o espaço em alguns pontos é estreito), se os galhos poderão enrijecer a ponto de riscarem ou magoarem quem passa (felizmente somos sempre muito visitados por crianças).
    Alguém com opinião formalizada ou outra sugestão de sebe?
      Screenshot_20240325_180149_Gallery.jpg
      Screenshot_20240325_181033_Chrome.jpg
  1.  # 2

    Tenho Eugénias e Photinias e só ficam com ramos grossos se ficarem sem manutenção durante muito tempo. As minhas Eugénias também têm as folhas vermelhae.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 3

    Independentemente das photinias eu plantava aí rosmaninho e urze roxa ☺️
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    • marize
    • 26 março 2024 editado

     # 4

    Alex, qual das duas sentiu que desenvolveu mais rapidamente?!

    Colocado por: AlexMontenegro



    Vítor,nós temos um rosmaninho até grandinho que secou praticamente todo com a 1a geada do ano passado.. precisamos de alguma coisa mais resistente... entretanto fui espreitar a urze roxa e fiquei apaixonada pela beleza!!! é chata de se dar?!
    Colocado por: Vítor Magalhães
  3.  # 5

    Marize, as Eugénias são claramente mais rápidas. Em cerca de 2 anos fiquei com uma sebe superior a 2 metros. Acho a Photinia algo sensível na minha zona mas poderá estar relacionado com a proximidade ao mar. Também tenho Abélia(s) que dão umas flores brancas muito bonitas e Lantana(s) com um crescimento rápido mas com mais volume e menos altura. E ainda os Metrosideros, rápidos e muito resistentes.

    Tive Cipreste de Leyland, com crescimento mais lento, faz uma sebe bem compacta e cheira a floresta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 6

    Colocado por: marize...entretanto fui espreitar a urze roxa e fiquei apaixonada pela beleza!!! é chata de se dar?!


    Urze roxa é uma espécie quase endémica das serras de Portugal. É uma das minhas preferidas e empresta o "nome" a um dos meus escritores preferidos. 😊
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 7

    Alex | fui espreitar o preço das eugenias e caramba que bitcho caro 😳 há algum sitio onde recomende que as compre a valor simpático?!


    Estes arbustos vão ficar todos virados 100% a sul e no inverno estão virados para o gelo/neve da serra da estrela.

    Precisávamos algo que crescesse rapidinho.
  6.  # 8

    Pode ser de folha caduca?

    A aveleira faz uma sebe muito porreira em zonas com invernos frios.

    Faia idem. Sabugueiro, etc. Até macieiras e marmelos atadas fazem uma bela sebe caduca.

    Essas espécies de eugenias e photinias, acho-as demasiado exóticas para esse ambiente. Desalinha os chakras da propriedade.

    Folha persistente, sugiro o folhado que é sempre uma aposta segura, e é autóctone. Basta plantar e deixar crescer. Actualmente estão em flor. Para uma sebe de média altura, <2 m, a par do loureiro português, estaria no top 5.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Vítor Magalhães
  7.  # 9

    Tenho Eugénias, aquilo cresce rapidamente e não é sensível, que ao tipo de solo, quer a rega, quer ao tipo de poda que possa fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 10

    Nostradamus> caducas não temos interesse, necessitamos de algo que garanta privacidade todo o ano.
    Quanto aos chakras da propriedade, não há que preocupar com esse detalhe 😅 esse patamar é onde vamos trabalhar com fogo e Temazcal e esteticamente agrada-me os pontos vermelhos da Photinea.


    Temos uma "loureira" que ou nos pomos a pau ou vem a povuar a propriedade toda, preferia apostar em outra sebe e como são mesmo muitos metros (em que agora só vamos escolher e plantar na zona mais "visivel"; o ideal é que fosse algo perene e que pudéssemos estacar passados uns meses.


    Gostei muito do "folhado" é esta que ponho em anexo?
      Viburnum tinus ou folhado comum.png
  9.  # 11

    Colocado por: marizeAlex| fui espreitar o preço das eugenias e caramba que bitcho caro 😳 há algum sitio onde recomende que as compre a valor simpático?!


    Estes arbustos vão ficar todos virados 100% a sul e no inverno estão virados para o gelo/neve da serra da estrela.

    Precisávamos algo que crescesse rapidinho.


    Não sei a que preço viu mas comprei-as pequenas, penso ter sido a aproximadamente €12,00/€14,00 cada pé e comprei da folha mais larga pois lança rebentos novos vermelhos e o contraste com o verde fica bonito. Cheguei a ver pés com 1,40m a €75,00 o que me fez desistir logo dessas alturas. Boa terra, bom adubo (uso estrume de cavalo curtido) e rega regular garante resultados rapidamente.

    Comprei em horto na minha zona, Lagoa de Albufeira, perto de Sesimbra mas julgo que os valores serão aproximados em todo o país.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  10.  # 12

    Colocado por: marizeGostei muito do "folhado"é esta que ponho em anexo?


    Sim é essa mesma. Eu ainda encontro espécimes isolados na mata da minha aldeia. Tem tendência a crescer em "bola" se não forem podados. Mas aceitam bem poda em sebe.

    No final da floração a planta começa a adquirir tons de vermelho nas "flores". Mas nada como as photineas

    A grande vantagem é aguentar uma grande coça. Seca, chuva, geada, calor. Super resistente.

    folh

    folh2
  11.  # 13

    Temos disso com fartura, elas vão podwr chegar aqui arregaçar as mangas e dizer "challenge accepted" 😅

    Colocado por: Nostradamus
    A grande vantagem é aguentar uma grande coça. Seca, chuva, geada, calor. Super resistente.


    Qual seria a melhor altura para plantar?!
  12.  # 14

    A photinia também dá flor.
    Nós compramos 100 pés a 5€ cada (não sei precisar o tamanho. Mas na altura foi onde vimos mais barato (à 2 anos).
    Viveiros Cultiflor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  13.  # 15

    Colocado por: marizeQual seria a melhor altura para plantar?!


    Tendo em conta as temperaturas que tem estado, assim como a chuva, independentemente do que escolha, se plantar esta semana (ou no limite na próxima) até pode ser um boa jogada.

    Se tiver na duvida, pode fazer uma sebe mista intercalando folhados e photineas.
    F-P-F-P-F-P
    F-F-P-F-F-P
    P-P-F-P-P
    etc etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  14.  # 16

    Não vamos poder plantar até ao final de Abril por causa das retro :/ a menos que plante em outro ponto e depois as transplante e já se iam acostumando, seria má ideia?
  15.  # 17

    Final de abril já é capaz de ser um bocado arriscado, mas se lhe der bastante agua e adquirir a preços competitivos, porque não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  16.  # 18

    Qualquer planta que esteja em vaso e que ao ser retirada do mesmo, o torrão das raízes se mantenha direito, pode ser plantada em qualquer altura! até pode ser em Agosto com 40º.
    Se a planta se aguenta no vaso (sendo regada), se for colocada na terra, melhor ainda....(sendo regada também nos primeiros meses...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  17.  # 19

    Colocado por: Vítor MagalhãesIndependentemente das photinias eu plantava aí rosmaninho e urze roxa ☺️
    Concordam com este comentário:Nostradamus


    #reinomaravilhoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      Screenshot_2024-03-30-20-36-54-261_com.miui.gallery-edit.jpg
  18.  # 20

    ora bolas, eu confundi rosmaninho com uma coisa que se põe na comida e não me lembro do nome 🙄 #édaidade !

    isso é o que chamamos de lavanda e temos muita 🩷 só não cresce alta o suficiente para proteger das Bistas alheias.

    (olhe aí na foto do Altar da Celebração passada 😉)
      Screenshot_20240331_021017_Gallery.jpg
 
0.0220 seg. NEW