Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Se alguém conseguir ajudar a esclarecer.
    Estou a tentar comprar um imóvel com uma divisão na CPU de utilização independente, do R/C e 1º Andar.
    Em termos de financiamento, apenas vai ser avaliado uma das áreas independentes e terei de dividir as duas divisões de utilização independente em 1 habitação permanente e a outra como secundária, pagando igualmente 2 vezes o IMT?
    Pode ser financiado e tudo registado uma habitação única?

    Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos,
    Marcos.
    • size
    • 25 março 2024

     # 2

    Não.
    Apenas seria possível se tais divisões constituíssem frações autónomas em propriedade horizontal.
  2.  # 3

    A estratégia aqui será pagar mais pela Habitação Própria Permanente e escriturar um valor simbólico pela "habitação secundária".
    Para ter acesso ao máximo de valor através do Crédito Bancário se precisar e ter o benefício fiscal do IMT.
    E rezar para a Câmara Municipal não exercer o direito de preferência.
  3.  # 4

    Colocado por: sizeNão.
    Apenas seria possível se tais divisões constituíssem frações autónomas em propriedade horizontal.


    Desculpe.
    Mesmo assim só uma delas poderia ser adquirida como Habitação Própria Permanente.
    Não?
  4.  # 5

    Se o prédio ou moradia está em Propriedade Total, mesmo assim não sei como o Banco considera... Pois o que vai comprar como HPP é uma percentagem do existente e não o R/CH ou o 1o andar...
  5.  # 6

    Se for um casal a adquirir.
    Pode a esposa comprar o R/CH como HPP e o marido o 1o andar como HPP?

    No futuro há hipótese de fundir os dois artigos? Constituíndo uma só habitação?
  6.  # 7

    Obrigado pelas vossas respostas.
    Informação do Banco (Santander) :
    Ou faço a escritura da propriedade como total mas como habitação secundaria ou registo uma parte como habitação permanente e a outra como secundaria!

    Que problemas ou custos extra posso ter com isto?
    Sei que simulando até consigo reduzir os custos com o IMT, que outros custos posso ter que não estou a ver?
    é possível depois alterar isto quando for proprietário?

    Muito obrigado.
  7.  # 8

    O imovel está dividido na realidade ou apenas está registado assim?
    Tive um caso identico, em que o imovel estava registado nas finanças como Prédio em Prop. Total com Andares ou Div. Susc. de Utiliz. Independente, no entanto nada estava dividido, apenas tinha sido mal registado nas finanças.
    Na avaliação avisaram logo que não havia escritura até estar corrigido pelo vendedor. Foi feito atualização nas finanças, Modelo 1 e ficou tudo resolvido.
  8.  # 9

    Está dividido, tipo uma moradia bi familiar, uma entrada para R/C e outra para o 1º Andar, com contadores independentes e tudo.
  9.  # 10

    Eu só queria fazer uma compra da propriedade total como habitação permanente, queria perceber se é algum preciosismo do Santander ou se vou ter a mesma resposta dos outros bancos.
  10.  # 11

    É a mesma resposta de todos.
    Concordam com este comentário: malmeida00
  11.  # 12

    Colocado por: PalhavaA estratégia aqui será pagar mais pela Habitação Própria Permanente e escriturar um valor simbólico pela "habitação secundária".
    Para ter acesso ao máximo de valor através do Crédito Bancário se precisar e ter o benefício fiscal do IMT.
    E rezar para a Câmara Municipal não exercer o direito de preferência.


    👍
  12.  # 13

    O problema são os juros mais altos para comprar habitação secundária.
  13.  # 14

    Ok, esclarecido, a imobiliaria diz que não faz sentido e que tem feito vendas de imoveis em condições semelhantes e isso não aconteceu.
    Vou dividir o valor e ver o dá nas avaliações.
    Obrigado pela ajuda.
    Em relação a tirar isto das cadernetas futuramente, a utilização independente, é um processo muito complicado?
  14.  # 15

    Salvo melhor opinião, só consegue juntar após ter as duas "fracções" pagas.
    Terá de submeter um projecto de alterações na Câmara.
    Só depois de aprovado é que pode ir à Conservatória e Finanças para ficar averbado.
    Há pessoas que mantêm os dois pisos separados nos papéis destinando uma fracção para cada filho, no caso de serem 2.
  15.  # 16

    Colocado por: malmeida00Está dividido, tipo uma moradia bi familiar, uma entrada para R/C e outra para o 1º Andar, com contadores independentes e tudo.

    Neste caso nunca iria conseguir comprar dois imoveis com apenas um CH para HPP, porque HPP apenas pode ser uma das frações do prédio.
    Se tiverem rendimentos e taxa de esforço para isso, podem fazer como já sugeriram, cada um compra uma fração para HPP, isto se não forem casados, se forem casados não sei se isso é possível.
 
0.0156 seg. NEW