Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Por acaso sabe se a casa está classificada ?
    Um dos comentários atrás mencionou que até deveria ser, considerando.
    Não sei se tentou saber. Eles classificam os edificados sem os proprietários terem conhecimento muitas, se não na maior parte, das vezes. É uma iniciativa que parte das Câmaras.
  2.  # 162

Colocado por: CMartinQue cena.

O que vai por no chão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rcd2023

Vou colocar carvalho vermelho:

Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  3.  # 163

Colocado por: CMartinPor acaso sabe se a casa está classificada ?
    Um dos comentários atrás mencionou que até deveria ser, considerando.
    Não sei se tentou saber. Eles classificam os edificados sem os proprietários terem conhecimento muitas, se não na maior parte, das vezes. É uma iniciativa que parte das Câmaras.

Esta não está classificada 😅
  4.  # 164

Estas carpintarias pela casa, vai manter ?
      P1490555.JPG
      P1490289.JPG
  5.  # 165

Colocado por: CMartinEstas carpintarias pela casa, vai manter ?
      P1490555.JPG
      P1490289.JPG

Colocado por: CMartinEstas carpintarias pela casa, vai manter ?
      P1490555.JPG
      P1490289.JPG

Sim, vou, são várias - não faltam portas nesta casa! e está previsto serem recuperadas. As que manifestamente não puderem ser recuperadas, será feita uma réplica.
  6.  # 166

Colocado por: rcd2023Sim, vou, são várias - não faltam portas nesta casa! e está previsto serem recuperadas. As que manifestamente não puderem ser recuperadas, será feita uma réplica.

Brilhante !
    Adoro o seu tópico rcd. É tão bonito !
  7.  # 167

Colocado por: rcd2023Disse também que não vale a pena meter estores/persianas - "afinal de contas uma casa não é um bunker" - e que o alarme é o mais importante.

Em vez dos estores/persianas caros e grosseirões sugeriu uns estores interiores japoneses deste estilo:

Tem é de escolher um vidro adequado á exposição solar ou não.
    Vidro com propriedades de controlo solar nos vãos a nascente, poente e SUL ( atenção a isso), por oposição aos vãos a Norte. Escolha vidros laminados, para ter maior proteção contra intrusão.

Mas não equaciona os caixilhos em madeira? Tem receio?
    Fiz uma intervenção num palacete do sec. XIX, no centro histórico de Évora, mais de 100 vãos, no qual foi necessário a substituição dos existentes, com novas "replicas", por questões de requisitos acústicos e térmicos, além dos problemas funcionais que muitos deles tinham. A Intervenção já conta 8 anos, são vãos enormes! e estão impecáveis.
    pode ver aqui (imagem de 2023):
    https://maps.app.goo.gl/LgoWSrsMHdQkR5YW7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia, rcd2023
  8.  # 168

Colocado por: Pedro Barradas
    Tem é de escolher um vidro adequado á exposição solar ou não.
    Vidro com propriedades de controlo solar nos vãos a nascente, poente e SUL ( atenção a isso), por oposição aos vãos a Norte. Escolha vidros laminados, para ter maior proteção contra intrusão.

Mas não equaciona os caixilhos em madeira? Tem receio?
    Fiz uma intervenção num palacete do sec. XIX, no centro histórico de Évora, mais de 100 vãos, no qual foi necessário a substituição dos existentes, com novas "replicas", por questões de requisitos acústicos e térmicos, além dos problemas funcionais que muitos deles tinham. A Intervenção já conta 8 anos, são vãos enormes! e estão impecáveis.
    pode ver aqui (imagem de 2023):
    https://maps.app.goo.gl/LgoWSrsMHdQkR5YW7

O Palácio Barahona! Que maravilha. É lindo e está fantástico. Sempre que vou a Évora e dou uma volta pela cidade, tiro fotografias.

Tenho um amigo que chegou a pensar em comprar para manter o arrendamento ao Tribunal da Relação mas depois já não sei porquê, desistiu.

Quanto ao vidro, escolhi "SNX60 HT 6 mm Temperado + Cx16 TGI + Laminado 4.4.1 mm incolor"

Quanto aos caixilhos, como disse, os antigos que lá estão e não têm já possibilidade de recuperação, são de ferro fundido (ver fotos no final do post). Quem fez o projecto achou por bem meter uns caixilhos duma marca qualquer suiça, muito giros, també de ferro fundido, mas com um preço que enfim (c. 200 mil Euros, por amor de Deus!).

Daí que como alternativa me falaram em alumínio. Não sei se madeira seria adequado à casa, mas em todo o caso neste momento o comboio já saiu da estação... e tenho mesmo que resolver isto com o que tenho.

Só falta mesmo tratar do tema das bow windows e das soleiras. Ah, e das portas também... Raios!

Bow windows: dê por onde der, não quero vão plano em cada uma das 3 janelas, mas sim 3 janelas verticais fininhas em cada uma das 3 janelas. Vou ter que arranjar uma solução e até já pensei, no limite fica tudo com aro fixo porque nessas divisões tenho outras portadas ou outras janelas.

Soleiras: no projecto estava zinco (pq a casa em cima tem coberturas planas de zinco), mas empreiteiro e o resto do pessoal dizem que não podem ser zinco por causa do alumínio... Alternativa: alumínio. Entertanto o arquitecto ex-Igespar que me esteve a ajudar disse que não vale a pena meter soleiras nenhumas, prefere deixar sem nada.

Portas exteriores: também estava previsto serem de ferro fundido e vidro como as caixilharias, pelo que vou colocar... alumínio só ainda não sei bem com que estilo... A porta da frente é que como é de madeira e a acho bonita, vou recuperar.

Dilemas!

Fotos dos caixilhos actuais:
  9.  # 169

.
  10.  # 170

Colocado por: rcd2023Vou ter que arranjar uma solução e até já pensei, no limite fica tudo com aro fixo porque nessas divisões tenho outras portadas ou outras janelas.

No limite poderia ser solução, mas não idealmente. O fornecedor de caixilhos está com essa dificuldade ? Por exemplo a Anicolor tem as seguintes dimensões :
    Dimensionamento e manobralidade
    • Dimensões mínimas - máximas de folha: 375 mm - 1700 mm (L); 410 mm - 2700 mm (H);
  11.  # 171

Qual a largura de cada folha das suas janelas laterais, as mais pequenas ?
    Talvez fosse possível, dessas janelas laterais pelo menos a do meio ficar em batente e as duas dos lados fixas, ao invés de todo o conjunto das 3 terem que ser fixas.
    Nem que para isso (que até aparenta já ser o caso existente) a do meio fique mais larga, por exemplo com os 375mm (a tal medida referência de largura mínima do exemplo da Anicolor e as outras 2, se fixas, mais estreitas).
    Afinal, tem uma largura total de janela de 1299mm. Admito que ainda tenha que levar os prumos.
    É dimensionar. Consegue comentar as medidas, e as dos prumos, sabe ?
    Se a janela do meio não tiver os 375, pode-se sempre "roubar" às laterais, as tais que poderiam ficar fixas, cedendo terreno para a do meio ficar em batente, e abrir. Diria eu.
      Screenshot_20240608_165228_Drive~2 (1).jpg
      20240127_163751 (1).jpg
  12.  # 172

Obrigado CMartin, uma querida 😏😁

Deixo aqui os desenhos das janelas. São 2 laterais e uma central. Cada uma tem as 3 divisórias/aros.

Deixo também aqui o respectivo alçado:
  13.  # 173

A sua janela mais pequena tem um vão com uma largura de 1014mm.
    Pelo desenho, parece que realmente está considerada a folha a abrir em batente no meio e as duas laterais fixas.
    Admitindo ainda que os vãos mais estreitos talvez não tenham todos a mesma medida ao mílimetro, supõe-se que andarão ela por ela.
    Um perfil de alumínio terá 38mm. Esta informação da largura do perfil é uma variável e nem todas as marcas têm a mesma medida de perfil.
    Por exemplo a Ryenaers tem um modelo SlimLine 38, com os tais 38mm em alumínio. (Em termo comparativo, penso que o perfil de pvc costuma ter 70mm, os modelos 70).

Se a sua janela tem 1014mm, admitimos, assim por alto, que se dá 400mm de folha para poder abrir.
    No máximo, usamos a medida do perfil do pvc, os 70mm de aro. 400mm-140mm(70mm×2 de aro) dá um envidraçado à vista de 260mm.

Nas laterais mais pequenas, 1014mm-400mm da janela maior = 614mm para as janelas mais pequenas as fixas das laterais 614mm÷2= dá 307mm para cada janela. Se o aro estamos a considerar com 70mm (que terá menos, pois este é o aro de pvc, mas usamos como medida de "pior caso")), × 2 (os dois aros laterais) fica com uma ocupação de aro total de 140mm numa folha de 307mm, o seu vidro fica com uma vista de 160mm. São, 16cm de janela vidro. E 140mm, 14cm, de aro, um pouco apaziguado por serem 70mm em cada extremidade do vidro com 16cm.
    E estas medidas são sem contar com os "prumos" fixos.

Fazendo estas contas,(que não sendo certas, são mais ou menos abrangentes deste exemplo), embora fique com uns fixos bastante estreitos nas laterais, mas aparenta não inutilizar a solução. Parece-me.
    E isto, se não me enganei nas contas. Mas serve de ideia por alto.

Espero que se perceba o que estou a dizer.

Acho que deve argumentar, antes de optar por fixo em todo o vão.
    Mas o projectista também sabe ver isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
      Screenshot 2024-06-15 23.33.08.png
  14.  # 174

Em último caso, no limite, pode equacionar fazer as bow windows necessárias (as que não permitem apenas...) em ferro.
    E todas as outras janelas em alumínio.
    (Em oposição a correr tudo a fixos). Um misto de solução.
    Não é inédito e não se vai notar na estética.
  15.  # 175

Colocado por: rcd2023Portas exteriores: também estava previsto serem de ferro fundido e vidro como as caixilharias, pelo que vou colocar... alumínio só ainda não sei bem com que estilo... A porta da frente é que como é de madeira e a acho bonita, vou recuperar.

Mais uma vez, não pode optar por ferro fundido apenas nestas portas ? Ou são muitas e o orçamento assim fica prejudicado ?
    Se vai manter a porta de madeira na entrada, pode, de novo, optar por um misto de solução, e usar o ferro nas outras portas, ao invés do alumínio.
    Não sei.
  16.  # 176

Colocado por: rcd2023Soleiras: no projecto estava zinco (pq a casa em cima tem coberturas planas de zinco), mas empreiteiro e o resto do pessoal dizem que não podem ser zinco por causa do alumínio...

Existe incompatibilidade do material zinco nas soleiras e alumínio nas janelas. É isso, sabe a razão em concreto ?

Afinal, se geralmente em construção corrente temos as soleiras em pedra e as janelas seja lá em que material for (ferro, madeira, alumínio, pvc...). Porque não se pode admitir o zinco ? Os materiais não se entendem, há corrosão, será qual o problema ?
  17.  # 177

Mas o projectista também sabe ver isto.

¯\_(ツ)_/¯
  18.  # 178

Colocado por: CMartinEm último caso, no limite, pode equacionar fazer as bow windows necessárias (as que não permitem apenas...) em ferro.
    E todas as outras janelas em alumínio.
    (Em oposição a correr tudo a fixos). Um misto de solução.
    Não é inédito e não se vai notar na estética.

Preciso de uma solução chave na mão mais simples, mas de facto tem razão CMartin... vou ver que raio vou fazer às portas com o amigo do amigo ex-Igespar :D

Quase que me apetecia manter as que lá estão, será possível? Para além da porta principal que referi (a de madeira) são 3 outras portas, uma na cozinha, outra na sala de estar e outra numa sala ao lado, que por motivos que ninguém sabe quais são existe desde o início do projecto.

Já me aconselharam a tirá-la, que não serve para nada e mais não sei quê, mas eu não quero, porque gosto do facto de se tratar de uma porta sem grande sentido lógico. Na foto abaixo, temos à direita a foto da porta da sala e à esquerda a foto da tal "porta mais" que dá acesso a uma outra salinha. É de facto estranho. Qual seria a ideia?
  19.  # 179

Colocado por: rcd2023Portas exteriores: também estava previsto serem de ferro fundido

Em Ferro.. "Ferro Fundido" é outra coisa que nada tem nada a ver com caixilhos desses.
  20.  # 180

Colocado por: rcd2023Qual seria a ideia?

Nao sei, nem me parece relevante. Se o vão não faz falta ou pode ter outro uso e/ou solução, deve discutir e decidir com o seu arquiteto.

0.0502 seg. NEW