Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    La está, depende dos objetivos de cada um…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
    • SrR
    • 13 abril 2024

     # 2

    Isso com radiante ficava uma categoria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  2.  # 3

    Colocado por: SrRIsso com radiante ficava uma categoria
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rcd2023


    Sim, admito que fosse a solução mais eficaz (e também mais elegante) mas com tanta coisa onde gastar guito tenho de me controlar 🤣. A minha ideia actual é nesta altura fazer só a pré-instalação apenas da rede para aquecimento e fotovoltaico (e um BC apenas para AQS) e quando abrirem novamente candidaturas do PAES aí sim instalar a BC para aquecimento, os radiadores e o fotovoltaico, aproveitando o subsídio que caridosamente o Estado me concede.

    Só não sei que BC para AQS devo instalar, pois idealmente deveria ser uma que venha a ser compatível com aquela que eu futuramente venha a comprar para o aquecimento.

    Já me recomendaram 2 BC para AQS:

    - uma marca Daikin, modelo ECH20, que entretanto me disseram ser um modelo descontinuado.

    - outra marca Nuri, que nunca tinha ouvido falar, mas me disseram ser uma marca de uma boa empresa portuguesa uma taxa no mercado há muitos anos.

    Enfim! 🙄
  3.  # 4

    Pode fazer uma pre instalação de PRH…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  4.  # 5

    Colocado por: DR1982Pode fazer uma pre instalação de PRH…
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rcd2023


    Verdade, mas com orçamentos que tenho para aquecimento central já de si tão elevados, não quero estar ainda mais a onerar esta parte do custo total.
  5.  # 6

    Uma coisa que me preocupa (entre outras 500 como bem sabem os confrades quando se fazem obras) é acabar por ficar com uma casa com tão bom isolamento térmico que passa a ter o risco de ter má ventilação.

    O projecto não prevê VMC, sendo que neste ponto apenas contempla:

    - 3 ventiladores
    - hote cozinha
    - condutas
    - chaminé

    Estou também a ser aconselhado a ter ventilação natural, o que poderá passar por instalar uma clarabóia no telhado (o sótão é não habitado) com abertura eléctrica.

    Que acham?

    Obrigado!
  6.  # 7

    Nem que seja uma vmc simples, nem que tenha que por grelhas nas caixilharias, mas meta vmc!
    Ventilaçao natural, nos dias que correm e com as casas que construímos há muito que deixou de ser viável...
    Apenas para conhecimento, a ventilaçao mecanica, por exemplo em frança é obrigatória desde os anos 1980..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  7.  # 8

    Obrigado marcocar.

    Significa que a opção pela ventilação natural (clarabóia) não é suficiente?

    Como o projecto não prevê VMC e eu nem sabia o que isso era antes de ter lido aqui no forum não sei se será exequível estar a considerá-lo nesta fase... estou tramado... não sei mt bem o que fazer.

    Abraço.
  8.  # 9

    tem que falar com o projetista da termica ele de certeza que lhe vai dar uma solução que pode passar por fazer algumas grelhas na fachada de forma adequada para poder cumprir com os requisitos da ventilação.
  9.  # 10

    Conto fazê-lo, sim.

    Uma vez mais obrigado.
  10.  # 11

    Sendo uma casa antiga, acredito que os caixilhos anteriores permitissem alguma circulação de ar.

    Se entretanto mudou ou pretende mudar para janelas de batente, vai acabar por fechar a casa nela própria. Onde anteriormente não havia bolores nem cheiros, vai haver amanhã. Essas casas de paredes grossas (em pedra) precisam muito de ser ventiladas.

    Mesmo que não tenha projecto de VMC na globalidade, pode por extratores nas WC e noutros locais húmidos, e admissão com grelhas nas restantes divisões.
    Tem ai muito volume interior, e mesmo eu que sou um adepto de ventilação natural, visto essas áreas e a globalidade da casa, seria algo a considerar. Criar correntes de ar apenas com ventilação natural nesses corredores e divisões tipo labirinto vai ser um bico de obra.

    Acho uma pena forrar essas paredes interiores grossas com pladur. Honestamente nem percebo tal necessidade, visto que parecia tudo direitinho. Vai desperdiçar parte de uma bateria térmica, bastante útil para uma "climatização passiva", principalmente no verão.
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, rcd2023
  11.  # 12

    Colocado por: NostradamusSendo uma casa antiga, acredito que os caixilhos anteriores permitissem alguma circulação de ar.

    Se entretanto mudou ou pretende mudar para janelas de batente, vai acabar por fechar a casa nela própria. Onde anteriormente não havia bolores nem cheiros, vai haver amanhã. Essas casas de paredes grossas (em pedra) precisam muito de ser ventiladas.

    Mesmo que não tenha projecto de VMC na globalidade, pode por extratores nas WC e noutros locais húmidos, e admissão com grelhas nas restantes divisões.
    Tem ai muito volume interior, e mesmo eu que sou um adepto de ventilação natural, visto essas áreas e a globalidade da casa, seria algo a considerar. Criar correntes de ar apenas com ventilação natural nesses corredores e divisões tipo labirinto vai ser um bico de obra.

    Acho uma pena forrar essas paredes interiores grossas com pladur. Honestamente nem percebo tal necessidade, visto que parecia tudo direitinho. Vai desperdiçar parte de uma bateria térmica, bastante útil para uma "climatização passiva", principalmente no verão.
    Concordam com este comentário:treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize,rcd2023


    Caro Nostradamus,

    Obrigado pelos comentários muito úteis e de valor acrescentado!

    O projecto de execução não previa Pladur, nem tectos falsos (só um ou dois) nem soalho,que previa ser restaurado.

    No fundo foi quase uma exigência do empreiteiro... por um lado, julgo eu, para não ter trabalho com as redes etc e por outro lado para provavelmente ganhar algum.

    Como eu queria este empreiteiro (por motivos que não me convém expôr), levei com isso.

    Enfim, como já disse aqui, DO sofre: num sector em que já de si o seu poder negocial é baixo, um enquadramento de grande desbalanceamento entre oferta e procura só agrava a situação.

    Bem, podia ser pior - p. exemplo um tratamento médico. Se há sector com menos accountability que a construção civil é a medicina. 🤣🤣
  12.  # 13

    Nostradamus, li melhor o seu post acima pelo que aqui vão alguns comentários:

    Colocado por: NostradamusSe entretanto mudou ou pretende mudar para janelas de batente, vai acabar por fechar a casa nela própria. Onde anteriormente não havia bolores nem cheiros, vai haver amanhã. Essas casas de paredes grossas (em pedra) precisam muito de ser ventiladas.

    Este basicamente é o meu pânico. Extratores nas WC já tenho (e, claro,chaminé na cozinha) mas já estou a seguir o seu conselho de mesmo sem projecto de VMC, meter admissão com grelhas nas restantes divisões - só tenho de ver como fica isso no exterior, penso que dos lados e atrás não tem qq problema.

    Colocado por: NostradamusAcho uma pena forrar essas paredes interiores grossas com pladur. Honestamente nem percebo tal necessidade, visto que parecia tudo direitinho. Vai desperdiçar parte de uma bateria térmica, bastante útil para uma "climatização passiva", principalmente no verão.

    Quando li da primeira vez achei que não recomendava pladur em lado nenhum, mas agora percebo que se refere às paredes interiores. Efectivamente vê-se na foto mas foi precipitação do empreiteiro e logo na mesma altura mandei tirar (não que entendesse que poderia perder o efeito de "bateria térmica" como diz, mas porque estragaria por completo o efeito das colunas nervuradas e do mármore no parapeito.

    Obrigado!
  13.  # 14

    Colocado por: rcd2023O telhado está assim:


    Se for a tempo: peça para colar/vedar/fechar as sobreposições da tela com uma fita (p. ex. https://www.obras360.pt/0420100003st-fita-adesiva-divotape-para-filme-divoroll-sistema-tectum-pro-cobertura-inclinada-lusa-marselha).

    Optava também por colocar um contra-ripado e inserir umas aberturas/interrupções entre o ripado para permitir uma melhor ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  14.  # 15

    Colocado por: OliveiroS/N

    Se for a tempo: peça para colar/vedar/fechar as sobreposições da tela com uma fita (p. ex.https://www.obras360.pt/0420100003st-fita-adesiva-divotape-para-filme-divoroll-sistema-tectum-pro-cobertura-inclinada-lusa-marselha).

    Optava também por colocar um contra-ripado e inserir umas aberturas/interrupções entre o ripado para permitir uma melhor ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rcd2023



    Obrigado pelas dicas, vou ver com quem me está a tratar disso.
  15.  # 16

    Ainda as caixilharias... Neste momento a minha decisão caiu na SoSoares LT 67 folha oculta, dobradiças ocultas e warm edges.

    Acontece que tenho duas cotações muito díspares em termos de preço, o que me leva a concluir que não serão exactamente iguais. Estou a analisar isso. Em termos de vidro são diferentes, de facto.

    Alguém me pode ajudar a dizer se o primeiro serve ou é muito pior do que o segundo?


    1º orçamento:
    Vidro duplo
    SGG Planitherm 6+16+5 Planilux

    2º orçamento:
    Vidro duplo
    Guardian SNX60 HT 6 mm Temperado + Cx16 TGI + Laminado 4.4.1 mm incolor

    O que aconselham, por favor?

    Obrigado!
 
0.0247 seg. NEW