Iniciar sessão ou registar-se
    • fhff
    • 26 março 2024

     # 1

    Bom dia a todos.
    Estou em vias de tomar a decisão de avançar para a compra de uma moradia com 115 anos. A moradia está no seu estado original, com excepção de um acrescento que fizeram nas traseiras para acomodar uma casa-de-banho, sem pés nem cabeça.
    A moradia tem aspectos de época interessantes que gostaria de manter e valorizar (fachada com banda de azulejos de época, portas interiores com bandeiras em vidro,etc.).
    Numa visita, fiquei um pouco assustado com a dimensão das obras necessárias. A estrutura do telhado (madeira) está podre e bichada, e já está segura por arames (escorado por postes de madeira recentemente colocados), soalhos, rodapés também não estão bem. A casa tem uma cave, não isolada. No tecto da cave correm 2 vigas de ferro apoiadas nas paredes e em duas colunas que me parecem ter sido colocadas à posteriori... As vigas de ferro já tiveram melhores dias. Ao longo dessas vigas, correm também umas vigas de madeira, podres. Sobre as vigas está suportado o pavimento do r/c, em madeira, e não sei se mais algum elemento estrutural (paredes ?). Fiquei bastante receoso das questões estruturais. A cave actua como uma grande caixa de ar e não há isolamento para o piso de cima (soalho). Inclusivamente há entradas de ar na cave e saídas para água (da chuva presumo) que entra no interior.
    A "cozinha" não existe (é uma mínuscula copa com lavatório e nicho para fogão). Isto é, todo o interior seria para mexer, alterar tipologia e dimensão das divisões. Não há ligação a ramal de água (abastecimento por poço) nem a saneamento. É fácil pedir ligação, pois a casa está junto a estrada nacional.

    Vou-me meter num sarilho? Quanto me poderá ficar uma obra de remodelação desta envergadura (200 m2 área bruta)? Gostaria de ter uma ideia de EUR/m2 gerais para saber se avanço ou não. Acaba por não ser uma compra barata. Estão a pedir 170.000 EUR pela casa e terreno adjacente (lote com 800 m2).
    Qualquer ajuda ou dica seria bem vinda.
    Muito obrigado.
  1.  # 2

    São:
    _ 200m2 de demolições
    _ 200m2 de construção nova
    _ Trabalhos de estabilização e impermeabilização das paredes exteriores
    _ infraestruturas e taxas de ramais e ligações
    _ Arranjos exteriores
    _ Muros

    Sem muitas flores eu diria que gasta 300K
    No final vende-a com facilidade por 600K?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fhff
    • fhff
    • 26 março 2024 editado

     # 3

    Colocado por: zedasilvaSão:
    _ 200m2 de demolições
    _ 200m2 de construção nova
    _ Trabalhos de estabilização e impermeabilização das paredes exteriores
    _ infraestruturas e taxas de ramais e ligações
    _ Arranjos exteriores
    _ Muros

    Sem muitas flores eu diria que gasta 300K
    No final vende-a com facilidade por 600K?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fhff


    Obrigado. Nesta zona, não acredito que venda por 600k. A ideia não seria vender. Seria para nova HPP do meu agregado familiar.
 
0.0088 seg. NEW