Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Pickaxenenhum construtor a vai colocar, acham mesmo que ele ia retirar a casa do mercado durante mais de um ano, para depois lhe pedirem o dinheiro de volta


    Pois, mas se a casa não está pronta (a escriturar) não está no mercado, por muito que os construtores achem que o um ovo no dito da galinha já da para fazer omoletes. Enquanto a casa não estiver pronta a ser escriturada, não está realmente no mercado.

    Claro que se podem negociar intençoes, mas ai terá que ser com flexibilidade de parte a parte. Senão tanto o construtor arrisca a tirar a casa do "mercado" durante 1 ano, como o comprador arrisca a dar um sinal e no final de 1 ano recebe-o de volta e fica sem a casa.
  2.  # 2

    Colocado por: hangasPois, mas se a casa não está pronta (a escriturar) não está no mercado

    Ok, não está no mercado.....está à venda :-))
  3.  # 3

    Colocado por: Pickaxe
    As cláusulas de cedência de posição obrigam ao pagamento do IMT relativo ao valor do sinal.


    Não tinha conhecimento, pensei que seria só mais valias. De qualquer modo seria inferior a perder o sinal (e com alguma sorte com valor superior ao que deu).
  4.  # 4

    Colocado por: Pickaxe
    Não adianta garantir um documento que deixou de existir


    Deixou de existir a obrigação de o apresentar na escritura, não o documento em si, que os bancos continuam a exigir.
  5.  # 5

    Colocado por: rui.fernDeixou de existir a obrigação de o apresentar na escritura, não o documento em si, que os bancos continuam a exigir.

    Vou repetir: a autorização de utilização já não existe, os bancos só a exigem para as casas concluídas antes de 04/03/2024, para as que serão concluídas a partir desta data, os bancos bem as podem exigir, mas nunca as terão.
  6.  # 6

    Ora bem, fiz negócio com o meu apartamento em construção em Setembro de 2021. Coloquei a cláusula em relação ao crédito habitação, o construtor aceitou sem qualquer problema... Foi escriturado em Setembro de 2023,como imagina começou uma guerra desde essa altura, os juros subiram em flecha, a minha esposa trocou de emprego para um com salário mais baixo... Felizmente fizemos um negócio à medida das nossas possibilidades, salvaguardando que o crédito podia subir e os rendimentos descerem e mesmo assim conseguiríamos manter a casa e continuar a viver com alguma folga... Isto para dizer que a vida dá muitas voltas, há que salvaguardar as situações e neste caso, para mim a cláusula do crédito seria imprescindível
  7.  # 7

    Atualizaão: Reuni hoje com o constutor e ele concordou em adicionar a cláusula. Segui com o negócio (mas caso contrário não o teria feito).

    Obrigado a todos! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 27 março 2024

     # 8

    Ainda bem que está resolvido.

    Discussão hipotética: não há também a hipótese de comprar já a casa, mesmo estando em construção?

    Eu quando construí, assinei o empréstimo antes de começar a construção e o banco ia libertando tranches à medida que a casa foi sendo construída.

    Não será possível fazer o mesmo num caso destes?
  8.  # 9

    Colocado por: euAinda bem que está resolvido.

    Discussão hipotética: não há também a hipótese de comprar já a casa, mesmo estando em construção?

    Eu quando construí, assinei o empréstimo antes de começar a construção e o banco ia libertando tranches à medida que a casa foi sendo construída.

    Não será possível fazer o mesmo num caso destes?


    Não.

    Porque aquilo que o "eu" fez, foi um crédito à construção e não um crédito habitação .

    Para reinvestir mais valias de uma habitação própria para aplicar na moradia, segundo relatos de outras discussões...a Autoridade Tributária só aceita se for adquirida uma moradia já construída.
  9.  # 10

    Colocado por: eunão há também a hipótese de comprar já a casa, mesmo estando em construção?


    O Banco não aceita que o imóvel não tenha licença de habitação.

    Mas e se fosse a pronto?
    Seria possível escriturar com a nova legislação?Que não exige licença de habitação para escriturar?

    https://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2024/01/17/61073-comprar-casa-sem-apresentar-licenca-tudo-que-muda-no-simplex%3famp

    O pior era se o construtor não cumprisse!
 
0.0154 seg. NEW