Iniciar sessão ou registar-se
    • dc
    • 28 março 2024

     # 1

    Pretendo construir um barracão de cerca de 8x4 para colocar lenha, bicicletas, ferramentas.
    A ideia será levar telha sanduíche e posteriormente painéis fotovoltaicos por cima.
    Falei com dois senhores para fazerem o mesmo que me indicaram que poderia fazer o mesmo sem pilares e somente com blocos de fechal (espero estar a dizer bem) devido a nao ser muito grande e o peso da telha e eventuais painéis nao ser muito elevado.
    O que acham desta proposta?

    Obrigado
  1.  # 2

    Faz uma coisa em condições, no mínimo, vias de fundação, pilares nas esquinas e 1 a centro de cada lado, e vias de amarração......penso eu de quê...
  2.  # 3

    Colocado por: dcO que acham desta proposta?
    Já alguém lhe vem dizer para fazer de acordo com o projeto.


    Quando ao barracão, depende muito do tipo de solo. O ideal é fazer como indica o Gouveia 911, com fundações, pilares e viga de amarração. Dito isto, em terreno bem firme (rocha basicamente), conheço quem tenha um barracão sem pilares semelhante a esse que pretende fazer há mais de 30 anos e está lá firme e irto.

    Depois também depende se quer fazer duas águas ou apenas uma. Sendo duas águas tem um cume, e terá de levar idealmente uma asna, pelo que nesse caso recomenda-se mesmo que leve pilares.
  3.  # 4

    Pode usar vigas H em vez de fazer pilares e até fazer as paredes também em sandwich.

    Se calhar era o que eu faria, mais rápido, mais simples e se um dia por algum motivo quiser retirar do local ou mudar de local será bem mais fácil.
    • dc
    • 29 março 2024

     # 5

    Claro que não tenho projecto pois só quero algo simples e sem gastar muito dinheiro. Se bem que dizer isso aqui é quase crime 🙂

    O telhado será só uma água.
    O meu terreno não é rochoso como falaram anteriormente.
    Vou tentar falar com os senhores para ver se fazem pilares mas quando falei nisso disseram que não valia a pena, que ia gastar mais dinheiro e tempo.
    • dc
    • 29 março 2024

     # 6

    E que já fizeram vários a muitos anos e continuam impecáveis
  4.  # 7

    Dc

    qual crime, a questão dos projetos deve-se ao facto de isso quase de certeza ter de ser licenciado.
    • dc
    • 30 março 2024

     # 8

    Colocado por: marco1Dc

    qual crime, a questão dos projetos deve-se ao facto de isso quase de certeza ter de ser licenciado.

    Mesmo sendo obrigatório só licencio se a câmara me chatear. Acho um exagero a burocracia e os respectivos custos que em Portugal quase tudo obriga.
    Ter projecto para uma casa faz sentido para um barracão parece-me um exagero
    Concordam com este comentário: marize
  5.  # 9

    Vai ter chatices…
    Há 30 anos quando os fiscais tinham de andar na rua e ver as coisas tudo passava. Agora sentam-se no computador com o Google Maps e acalcular áreas. Mandam ofícios e depois você diz que tem um problema.
    Sugiro que tente fazer a coisa de forma legal. Se acha que a papelada lega e muita espere para ver quando se tratat de um assunto ilegal. Não facilite.
  6.  # 10

    Colocado por: NielsBohrSugiro que tente fazer a coisa de forma legal. Se acha que a papelada lega e muita espere para ver quando se tratat de um assunto ilegal. Não facilite.
    Concordo que o user deve fazer tudo legal, até porque não controla os vizinhos que podem denunciar a construção.

    Contudo não deixa de ser engraçado que entre projetos e licenças se gaste praticamente o mesmo que o custo do barracão em si, duplicando deste modo o valor do mesmo.
  7.  # 11

    Concordo.
    Ando a braços com lutas de papeladas, taxas e taxinhas, e tenho tudo legal!
    E muito frustrante… mas tambem sei que agora as obras ilegais sao minas para as financas e camaras.
  8.  # 12

    Colocado por: dcMesmo sendo obrigatório só licencio se a câmara me chatear.

    Ah ok... vou ali construir a minha casa, e se a câmara descobrir e me chatear logo trato das legalidades. Desculpe a ironia, mas bolas, isso também já é esticar a corda. Até porque depois não é só uma questão de licenciar, pode pagar uma coima e no limite tem de mandar a construção abaixo.
    Recomendo a seguir a legalidade.
  9.  # 13

    Colocado por: NielsBohrAndo a braços com lutas de papeladas, taxas e taxinhas, e tenho tudo legal!
    Tem ideia de quanto ja pagou entre taxas, taxinhas, projetos e mais o diabo a 4 para fazer o barracão/anexo (se for disso que se esta a falar).

    Depois aparte disto ainda tem de ser um empreiteiro devidamente licenciado a fazer a obra, terá de ter diretor técnico e diretor de segurança, etc etc

    No fim conclui-se que mais vale estar quieto e não fazer anexo nenhum.
    Concordam com este comentário: marize
    • Faja
    • 30 março 2024

     # 14

    Aqui na ilha as taxas que paguei foram.a volta de 120€, 60 quando levantei a licenca de contrucao e 30 de cada vez que pedi mais tempo.
  10.  # 15

    Colocado por: dc
    Mesmo sendo obrigatório só licencio se a câmara me chatear. Acho um exagero a burocracia e os respectivos custos que em Portugal quase tudo obriga.
    Ter projecto para uma casa faz sentido para um barracão parece-me um exagero
    Concordam com este comentário:marize

    pois isso é a sua opinião, eu cá não gosto de ver nascer barracões a torto e a direito por ai fora, existem planos de ordenamento com regras urbanisticas , indices de ocupação, afastamentos etc....precisamente para que isso não aconteça.
    Concordam com este comentário: Dias12, Pedro Barradas, jorgemlflorencio
  11.  # 16

    Se as exigências a nível de segurança contra furtos não forem muitas e se “encaixar” na envolvente, talvez um abrigo deste tipo fosse viável a nível de custos.
    Não sei se estes abrigos carecem de licenciamento, os entendidos aqui no fórum talvez nos possam elucidar sobre isso:
      IMG_2178.jpeg
  12.  # 17

    Colocado por: dcPretendo construir um barracão de cerca de 8x4 para colocar lenha, bicicletas, ferramentas.
    A ideia será levar telha sanduíche e posteriormente painéis fotovoltaicos por cima.
    Falei com dois senhores para fazerem o mesmo que me indicaram que poderia fazer o mesmo sem pilares e somente com blocos de fechal (espero estar a dizer bem) devido a nao ser muito grande e o peso da telha e eventuais painéis nao ser muito elevado.
    O que acham desta proposta?

    Obrigado

    Independentemente das licenças obrigatórias, eu se fizesse uma obra dessas não descurava as fundações (vala com uns 40*40 cm com enrocamento e betão) e depois bloco de cimento 50*20*20 cm cruzado nos cantos e um lintel no topo com uns 10-15 cm de altura. Pode aproveitar para embutir a estrutura que vai suportar o sandwich (tubo de 8*4*0,2 cm), etc...
    Concordam com este comentário: nbastos, HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  13.  # 18

    Claro que necessita de licenciamento, só as construções de pequeno impacto urbanístico, máximo 10m2 para anexos e 20m2 para estufas é que não necessitam. Não se esqueça que a própria impermeabilização do solo tem regras.
  14.  # 19

    Colocado por: FTavaresClaro que necessita de licenciamento, só as construções de pequeno impacto urbanístico, máximo 10m2 para anexos e 20m2 para estufas é que não necessitam. Não se esqueça que a própria impermeabilização do solo tem regras.


    Isso dos 10m2 está em alguma legislação? É só construir e já está? Necessitava de fazer um arrumo para lenha na zona do pinhal interior, mas por causa dos incêndios queria fazer algo robusto, mas 10 m2 chegam...
  15.  # 20

    Colocado por: RUIOLI

    Isso dos 10m2 está em alguma legislação? É só construir e já está? Necessitava de fazer um arrumo para lenha na zona do pinhal interior, mas por causa dos incêndios queria fazer algo robusto, mas 10 m2 chegam...


    Tem de perguntar à câmara municipal. Algumas consideram obras de escassa relevância até x metros quadrados.
 
0.0213 seg. NEW