Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Será que alguém podia explicar como calculamos as sapatas em m3?
    obrigado
    null
  2.  # 2

    Quadro de sapatas
  3.  # 3

    Quadro de sapatas
    • SrR
    • 28 março 2024 editado

     # 4

    Base x altura - Ferro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoãoTavares
  4.  # 5

    Colocado por: SrRBase x altura - Ferro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoãoTavares



    Foi o que pensei, mas entretanto pedi um orçamento para o seguinte quadro de sapatas e o orçamento é de €483.96 x 24.66m3! Não sei como chegaram a esse valor
      Screenshot_20240328-130723_DWG FastView.jpg
  5.  # 6

    Para as minhas encomendas de betão fiz da seguinte forma:

    1. calculei o volume total dos elementos a encher (sejam sapatas, pilares, lages, etc)
    2. em obra medi e confirmei as medidas face ao projeto
    3. sobre o total arredondei para cima até ao limite de +1m3
    4. não fiz qualquer desconto ao aço

    No final as contas batiam quase sempre certo... sem grandes excessos ou desperdícios e numa devolvi betão à central.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoãoTavares
    • Josam
    • 28 março 2024 editado

     # 7

    Para execução de sapatas, mesmo que tenha IVA, o preço do m3 de betão é surreal.
    Parece-me.
    Ou então há algum equívoco na explicação do seu caso.
    O volume de betão não é esse, 1/3 chegava (sem fazer contas exatas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoãoTavares
  6.  # 8

    Colocado por: JosamPara execução de sapatas, mesmo que tenha IVA, o preço do m3 de betão é surreal.
    Parece-me.
    Ou então há algum equívoco na explicação do seu caso.
    O volume de betão não é esse, 1/3 chegava (sem fazer contas exatas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoãoTavares


    O valor é sem iva, mas inclui mão de obra, confragem, ferro e obviamente betão! Só que pelas minha contas tenho a volta de 7 m3 de saptas
  7.  # 9

    Colocado por: SrR- Ferro
    nunca descontamos o ferro, não é isso que faz a diferença e é melhor sobrar um bocadito do que faltar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 10

    Colocado por: rpmmsantossem grandes excessos ou desperdícios e numa devolvi betão à central.
    se bem pensado os excessos vai servindo para betão de limpeza e ou apoios de cofragem, passagens…
  9.  # 11

    Cuidado.
    Se está a gerir a empreitada, trabalho a trabalho, aconselho a contratar um técnico para fazer essa gestão.
    É que assim, pelo que descreve, vai ter muitos problemas e em vez de poupar, vai gastar mais.
    Não sei como estão agora os preços do betão e ferro, mas não devem estar superiores aos de há um ano e meio atrás.
    A mão de obra pode estar mais cara, mas no global, diria que não deveria pagar esse trabalho a preços muito diferentes.
    Corrijam-me se estiver desatualizado.
    Em conclusão, parece-me que esse preço está completamente fora do aceitável, mesmo incluindo todos os trabalhos.
    Se apresentassem esse preço, até para uma laje de escada, torcia o nariz, quanto mais para sapatas...
    Não se esqueça de colocar 10 cm betão de limpeza (pode ser um betão feito em obra).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoãoTavares
  10.  # 12

    Colocado por: JosamCuidado.
    Se está a gerir a empreitada, trabalho a trabalho, aconselho a contratar um técnico para fazer essa gestão.
    É que assim, pelo que descreve, vai ter muitos problemas e em vez de poupar, vai gastar mais.
    Não sei como estão agora os preços do betão e ferro, mas não devem estar superiores aos de há um ano e meio atrás.
    A mão de obra pode estar mais cara, mas no global, diria que não deveria pagar esse trabalho a preços muito diferentes.
    Corrijam-me se estiver desatualizado.
    Em conclusão, parece-me que esse preço está completamente fora do aceitável, mesmo incluindo todos os trabalhos.
    Se apresentassem esse preço, até para uma laje de escada, torcia o nariz, quanto mais para sapatas...
    Não se esqueça de colocar 10 cm betão de limpeza (pode ser um betão feito em obra).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoãoTavares


    Obrigado pelo seu comentário. Não estou a gerir a empreitada, estou numa fase de recolher orçamento para da início a construção da minha moradia, como é uma construção simples optei por não fazer mapa de quantidades, e este foi o primeiro orçamento que recebi e estranhei a volumetria das sapatas, o restante parece estar dentro das dimensões certas.
    • Sophie
    • 28 março 2024 editado

     # 13

    A casa só tem 8 sapatas? Cada tipo de sapata pode ter vários elementos iguais, 3 un de sapata P8, ets
  11.  # 14

    Não me acredito que a casa só tenha 6m3 de Betão, é um T0 ? Não tem vigas fundação na periferia?

    Isso que tem aí no limite custa 2500€+iba
  12.  # 15

    Ainda há engenheiros que dimensionam estruturas com betão C25/30 (coisa que já não existe há muito tempo), e depois o pessoal fica admirado com a diferença de preços entre honorários de vários projetistas.
  13.  # 16

    C25/30 existe !! É o 1o betão com classe exposição..
  14.  # 17

    Colocado por: RicardoPortoC25/30 existe

    Sim existe, o que eu queria dizer é que não é assim que se designa o betão.
  15.  # 18

    Colocado por: SophieA casa só tem 8 sapatas? Cada tipo de sapata pode ter vários elementos iguais, 3 un de sapata P8, ets


    São 9 sapatas (Pilhar pp são duas),depois os pilares
    P1,P2 e P3 estão embutidas num muro ďe betão armado!
  16.  # 19

    Colocado por: RicardoPortoNão me acredito que a casa só tenha 6m3 de Betão, é um T0 ? Não tem vigas fundação na periferia?

    Isso que tem aí no limite custa 2500€+iba


    A Dimensão das sapatas é por volta disso, depois tem uns 13m3 de vigas de fundação ( neste valor está incluído a fundação do muro de betão armado),mais pilhares, laje etc.

    O meu problema é que não encontro os 24.66m3 de sapatas que constam no orçamento. Pensei que estivesse a calcular algo mal, mas acho que não. Para a semana devo reunir com o empreiteiro e pedir esclarecimentos
  17.  # 20

    Colocado por: Pickaxe
    Sim existe, o que eu queria dizer é que não é assim que se designa o betão.


    Pode desenvolver?
 
0.0210 seg. NEW