Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, alguém sabe indicar se existe alguma distância considerada segura, caso se trate de uma casa grande do vizinho com telha toda em fibrocimento (velho). Distância entre casas é de 38 metros. Sei que tudo depende do vento e outras condições, mas mesmo assim gostaria de saber..junto foto da situação em questão.
      Знімок екрана 2024-03-28 133411.png
  2.  # 2

    Olá Yana, exatamente do que tem receio?

    O amianto continua a existir em várias edificações públicas e acredita-se que o maior risco é quando as mesmas são manuseadas e se partem.
  3.  # 3

    Penso não haver propriamente distancia segura, até porque se o vento estiver na sua direção não há muito a fazer, o que interessa saber é o estado de degradação ou não das placas, se estiverem degradadas ou partidas é que começa a ser perigoso pois as fibras vão-se soltando e são levadas com o vento...

    Também tenho um anexo junto onde vivo que tem as tais placas e já com alguma degradação, mas os proprietários não estão virados para as trocar...
    Concordam com este comentário: Yana.17
  4.  # 4

    Colocado por: marizeOlá Yana, exatamente do que tem receio?

    O amianto continua a existir em várias edificações públicas e acredita-se que o maior risco é quando as mesmas são manuseadas e se partem.


    Olá Marize, neste caso, a telha parece ser já bastante antiga e até tem partes com musgo e humidades..ou seja, o risco de haver particulas é alto..daí a minha preocupação. Por outro lado, dizem que ao ar livre o perigo não é alto, mas não sei se é bem assim..
  5.  # 5

    Como é que você sabe que tem amianto?

    Podem ser simples telhas/placas em fibrocimento sem qualquer toxicidade.
    Concordam com este comentário: marize, Vítor Magalhães
  6.  # 6

    Colocado por: NostradamusComo é que você sabe que tem amianto?

    Podem ser simples telhas/placas em fibrocimento sem qualquer toxicidade.


    Sei que em Portugal existem muito telhas dessas..desde escolas à habitações...e ao observar pareceu me ser de amianto.
  7.  # 7

    Colocado por: Yana.17e ao observar pareceu me ser de amianto.


    Você olho nu não consegue ver se uma placa de fibrocimento tem amianto ou não. O aspecto por fora ondulado e rugoso é igual numa com e sem amianto.

    Até a sua canalização pode ser em amianto, e toma banho todos os dias e cozinha com essa água. Aqueles tanques de água que ainda se veem no topo dos edifícios também são de amianto.

    Desde que você não ande a esgravatar no telhado do vizinho, não vai lhe causar problemas. Pode viver descansada na sua casa.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

    Não sei se é bem assim, até porque não há estudos que sejam 100% concretos no tema, mas várias suspeitas que podem ser relacionadas, lembro de ver há tempos um da PJ, mas há muitos...

    Parte de uma notícia sobre multiplos casos de cancro acima do normal em agentes da PJ Braga:

    "De acordo com informações recolhidas pelo JN, os vários casos de cancro registados em investigadores que diariamente trabalhavam nas instalações da PJ de Braga causou alarme entre os polícias. A ASFIC decidiu recorrer à Provedoria de Justiça para alertar sobre estas desconfianças. Acredita existir relação entre os casos de doença e o amianto presente em vários edifícios devolutos existentes à volta do departamento."
    • jg231
    • 28 março 2024 editado

     # 9

    Colocado por: Nostradamus

    Aqueles tanques de água que ainda se veem no topo dos edifícios também são de amianto.


    Não me diga isso, que está complicado para arranjar outra casa...

    edit: afinal é depósito de inox já...
  9.  # 10

    Colocado por: XtrilhoNão sei se é bem assim, até porque não há estudos que sejam 100% concretos no tema, mas várias suspeitas que podem ser relacionadas, lembro de ver há tempos um da PJ, mas há muitos...

    Parte de uma notícia sobre multiplos casos de cancro acima do normal em agentes da PJ Braga:

    "De acordo com informações recolhidas pelo JN, os vários casos de cancro registados em investigadores que diariamente trabalhavam nas instalações da PJ de Braga causou alarme entre os polícias. A ASFIC decidiu recorrer à Provedoria de Justiça para alertar sobre estas desconfianças. Acredita existir relação entre os casos de doença e o amianto presente em vários edifícios devolutos existentes à volta do departamento."


    Agora fez-me rir. Então acha que a PJ é uma entidade que produz estudos sobre o efeito do amianto nas pessoas e animais?
  10.  # 11

    Os da PJ foram os queixosos/afetados... acho que se percebe o que está escrito.
    Concordam com este comentário: marize
  11.  # 12

    Esqueça, não faz mal nenhum
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 13

    Colocado por: XtrilhoOs da PJ foram os queixosos/afetados... acho que se percebe o que está escrito.
    Concordam com este comentário:marize


    Percebi. Acho que percebi. Infelizmente os tribunais não ditam ciência.
    Outro bom exemplo é o glifosato, famoso porque um tribunal americano(acho) ditou que era cancerígeno. A ciência diz que não é mais do que outros. Mas o click-bait espalhou tanto que agora é verdade na mente das pessoas.
  13.  # 14

    Eu muito honestamente quero não acreditar que há certas modas que são criadas para dar jeito a determinadas empresas que nascem.
  14.  # 15

    Colocado por: marizeEu muito honestamente quero não acreditar que há certas modas que são criadas para dar jeito a determinadas empresas que nascem.

    A questão do Amianto é uma delas.
    Houve em tempos alguém que se lembrou que era um excelente oportunidade de negócio.
    Assim durante algum tempo só empresas certificadas poderiam fazer a remoção. Chegou se á conclusão que não dava assim tanto lucro.
    Hoje qualquer empresa pode fazer a remoção
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, marize
  15.  # 16

    E há os administradores de condomínio que ouviram dizer não sabem onde que é proibido e têm de trocar os telhados todos dos prédios que administrar...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 17

    Colocado por: RicardoPortoE há os administradores de condomínio que ouviram dizer não sabem onde que é proibido e têm de trocar os telhados todos dos prédios que administrar...
    Concordam com este comentário:zedasilva

    Não sabem é informar os condomínios que o prédio necessita de ter Medidas de autoproteção (MAP)
    Que se houver um incêndio, as seguradoras podem desresponsabilizar se porque este requisito não foi cumprido
    Concordam com este comentário: marize
  17.  # 18

    Sem dúvida!!!
    Há uns anos atrás estava eu munida de luvas e máscara para ajudar a carregar umas ruínas de um telheiro por trás de um prédio onde residi, e estava o funcionário da CM sem qualquer tipo de protecção a atirar as placas para cima da carrinha.

    Quando eu lhe disse para ele ter atenção às partículas, bla bla bla, ele diz-me "se isto fizesse mal, nós todos estávamos f****, ao que as pessoas deitam isto fora e nós é que temos de lidar com elas, a menina não faz ideia do que temos no armazém 😳"

    Colocado por: zedasilva
    A questão do Amianto é uma delas.
  18.  # 19

    Da pouca inalação que possa existir aquando da remoção o nosso corpo reage muito bem. Já quando cortamos precisamos de ter cuidado. O problema sério é quando temos câmaras isoladas com amianto, isso sim é perigoso.
    Lembro-me quando tinha umas placas de amianto para soldar, não existe melhor isolamento do que esse
    Concordam com este comentário: marize
  19.  # 20

    Colocado por: LrLisboa

    Percebi. Acho que percebi. Infelizmente os tribunais não ditam ciência.
    Outro bom exemplo é o glifosato, famoso porque um tribunal americano(acho) ditou que era cancerígeno. A ciência diz que não é mais do que outros. Mas o click-bait espalhou tanto que agora é verdade na mente das pessoas.


    O glifosato não é cancerígeno 😅 ouve-se cada uma
 
0.0211 seg. NEW