Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas gente,

    preciso de uma opinião de alguém mais habituado a ver problemas de infiltrações.

    O meu WC estava(ou esta) com uns problemas no estuque do teto.

    A tinta estava a saltar do estuque, tinha salitre, criava bolores por causa dos banhos etc etc. Isto na zona por cima da minha zona de banho, que fica obviamente também por baixo da do vizinho de cima. Conforme fui raspando a tinta solta estes últimos anos, com o estuque mais desprotegido a coisa teve a tendência a piorar (claro), e decidi esta semana meter mãos à obra. Removi todo o estuque podre/mole ou com sinais de salitre, desinfetei as superficies, meti novo estuque, lixei bem lixado e depois dos retoques finais estava pronto a pintar. Tenho usado desumidificador na divisão para ajudar a secar as massas. Para minha surpresa um dos cantos tem sido mais "teimoso" a secar, mas eventualmente secava...

    Só que ontem à noite, o que estava sequinho, hoje de manhã já tinha manchas de massa humida novamente... O meu vizinho de cima já me tinha falado que tinha tido um problema do chuveiro dele passar humidade pro meu, mas na altura meteram no seguro e resolveu...

    A minha questão é a seguinte. A mancha de humidade aparece-me mesmo no canto do teto que faz o ângulo com a parede externa do predio. O predio é de parede dupla. Apesar de não ser uma mancha grande pelo menos nestas últimas horas, tem alguns pontos dessa humidade espalhados por uma área de prai 30cm2. Olhando para o exterior do edificio a verdade é que é perceptivel uma rachadela no reboco... Mas sendo o prédio de parede dupla, é possível que esteja a provocar uma infiltração ainda por cima para o teto? Ou o mais certo é ser novamente um problema de infiltração do vizinho de cima?
    • size
    • 28 março 2024

     # 2

    Colocado por: angelicous
    Pode uma racha no reboco de parede dupla implicar infiltrações num teto?


    Pode.
    A existir essa racha na fachada exterior, possibilita a infiltração de água para a caixa de ar, que se alojará e alastrará na placa, atingindo o tecto da Wc que refere.
    Interessará, verificar pelo exterior, se existe ou não a suposta racha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: angelicous
  2.  # 3

    Colocado por: size

    Pode.
    A existir essa racha na fachada exterior, possibilita a infiltração de água para a caixa de ar, que se alojará e alastrará na placa, atingindo o tecto da Wc que refere.
    Interessará, verificar pelo exterior, se existe ou não a suposta racha.


    Existir existe, ela é bem visível e até de alguma extensão.

    Na situação que refere, e era o que eu estava a pensar também, calculo que isso se aplica apenas se a racha estiver em linha com a parede do vizinho de cima certo? Porque se a racha estiver por baixo da viga superior do meu piso, o problema de acumular na caixa de ar, então passaria a ser do meu vizinho de baixo... certo?

    Existe alguma coisa que possa fazer para testar se o problema vem da rachadela no reboco exterior? Estava a pensar que o mais óbvio seria esperar por dias de sol e ver se as manchas continuam presentes ou regressam. Mas se tiverem uma sugestão de teste mais rapida agradecia
 
0.0088 seg. NEW